NFL: Chiefs enfrentam o Ravens, Lions visita o 49ers nas finais de conferência
Depois de 18 semanas de temporada regular e duas jornadas de playoffs, as quatro melhores equipas da liga estão a apenas uma vitória de garantir a vaga para o Super Bowl em Las Vegas, no dia 11 de fevereiro.
Tudo começa com Jackson, o favorito para ser nomeado MVP da liga, a jogar o melhor futebol da sua carreira, apoiado por um ataque melhorado e uma forte unidade defensiva.
Jackson, o MVP da liga em 2019, nunca esteve numa final do Campeonato da Conferência e sabe que terá de manter o seu nível de jogo para ultrapassar Mahomes.
"Não gosto nada de competir contra ele", disse Jackson, com uma risada quando questionado sobre o facto de enfrentar Mahomes.
"Ele é um grande quarterback, definitivamente um Hall of Famer. Quero dizer, são dois grandes, dois futuros grandes que se enfrentam", explicou.
Mahomes ganhou o seu segundo Super Bowl no ano passado, e o jogo criativo do duas vezes MVP da liga ajudou a carregar uma equipa do Kansas City que pareceu vulnerável durante grande parte da época.
Apesar de um grupo medíocre de recetores, Mahomes e a sólida defesa da equipa conseguiram chegar ao sexto jogo consecutivo do título da AFC com uma impressionante vitória contra Buffalo, no domingo passado.
Mahomes considerou a temporada de 11 vitórias e 6 derrotas do Chiefs, na qual nunca esteve na discussão sobre o prémio de MVP, uma oportunidade de crescer como jogador.
"Tem sido diferente não poder ganhar todos os jogos e ter grandes estatísticas", disse.
"Mas ensinou-me a ganhar de formas diferentes e a ser o melhor quarterback da nossa equipa, não necessariamente o melhor quarterback em termos de estatísticas", acrescentou.
Lions enfrentam Niners na decisão
George H.W. Bush estava na Casa Branca na última vez que os Lions jogaram no jogo do campeonato, há mais de três décadas, e podem esperar receber apoio de todo o país enquanto tentam ganhar o seu primeiro Super Bowl.
Mas não em Santa Clara, onde Jared Goff, natural da Bay Area, e os Lions enfrentarão um mar de adeptos dos Niners, vestidos de vermelho e dourado, que esperam dar mais um passo para acabar com a busca da franquia pelo sexto troféu Vince Lombardi.
Goff, que chegou ao Super Bowl com o Los Angeles Rams em 2019, disse que a sua experiência em outros jogos de playoffs será um trunfo este domingo.
"Os jogos dos playoffs fora de casa são extremamente difíceis de vencer e tive a sorte de ter sucesso neles no passado", disse Goff aos jornalistas.
No seu caminho está uma ofensiva dinâmica do 49ers, com o explosivo running back Christian McCaffrey, os recetores Brandon Aiyuk e George Kittle, e o utilitário Deebo Samuel, que também está supostamente pronto para jogar.
Mas o destino de San Francisco acabará por recair sobre os ombros do quarterback Brock Purdy, que teve dificuldades durante três quartos contra o Green Bay na ronda de divisão, antes de conseguir a vitória no jogo.
Enquanto Goff e Mahomes foram selecionados em primeiro lugar nas suas respetivas escolhas, Purdy foi selecionado em último lugar em 2022, uma designação que vem com a humilhante alcunha de "Sr. Irrelevante".
Mas Purdy tem-se destacado nos 49ers desde que se tornou o titular da equipa na época passada, e diz estar totalmente concentrado na oportunidade que tem em mãos.
"Temos de ser honestos connosco próprios em relação à nossa posição como quarterback e à forma como jogámos", disse Purdy sobre o seu desempenho muito criticado contra os Packers.
"Mas não importa se jogaste bem ou mal, não podes levar nada disso para a próxima semana. É um novo jogo, um novo plano, um novo ambiente. A ficha está limpa", explicou.