Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Detenção de Tyreek Hill, jogador dos Dolphins, gera discussão

A detenção de Tyreek Hill
A detenção de Tyreek HillČTK / AP / Uncredited / Profimedia
Na segunda-feira, surgiu um novo vídeo que mostrava agentes da polícia a retirarem à força Tyreek Hill, recetor dos Miami Dolphins, do seu carro e a atirá-lo para o chão durante um aceso controlo de tráfego, antes do jogo de abertura da sua equipa, no domingo.

O Departamento de Polícia de Miami-Dade anunciou que estava a divulgar as imagens disponíveis das câmaras corporais enquanto prosseguia a investigação do incidente.

O advogado de direitos civis, Benjamin Crump, publicou um clip de três minutos e 35 segundos das imagens na rede social X.

O vídeo começa com um agente da polícia a perguntar a Tyreek Hill, através da janela aberta do carro, porque não estava a usar o cinto de segurança. Após uma breve discussão, Hill abre a janela e o agente bate-lhe e ordena-lhe que baixe a janela.

Tyreek Hill baixa parcialmente a janela e o polícia diz-lhe para sair do carro. Outro polícia aproxima-se rapidamente, abre a porta do carro e agarra Hill pela nuca, obrigando-o a deitar-se de bruços no chão e algemando-o com um joelho encostado às costas.

"Acabei de ser operado ao joelho"

Os agentes voltam a pegar em Hill, ainda algemado, e levam-no para o passeio, onde lhe pedem para se sentar. Hill pede-lhes que tenham calma porque "acabou de ser operado ao joelho", enquanto um agente o agarra pelo pescoço por trás e o obriga a sentar-se no passeio.

O Departamento de Polícia de Miami-Dade abriu no domingo uma investigação sobre o caso e um dos agentes envolvidos no incidente foi colocado em funções administrativas enquanto decorre a investigação.

"Fiquei chocado", disse Tyreek Hill à CNN na segunda-feira.

"Foi uma loucura porque tudo aconteceu muito depressa. Não consegui perceber tudo. Sou um pai, sou um marido naquela situação e pensei, hey, devo ser esperto", afirmou.

"Comportamento desprezível"

Os Miami Dolphins responderam ao vídeo com uma declaração no X, descrevendo a ação da polícia como "insana e de partir o coração" e apelando a "uma ação rápida e enérgica contra os agentes culpados de um comportamento tão desprezível".

"Lembra-nos que nem todas as situações como esta acabam em paz... E se eu não fosse o Tyreek Hill? É uma pergunta que se manterá com um impacto retumbante", afirmou a equipa.

Segurança dos oficiais

Hill, cinco vezes All-Pro wide receiver, ainda conseguiu jogar e marcou um touchdown de 80 jardas durante a vitória da equipa por 20-17 sobre os Jacksonville Jaguars. Após o jogo, disse que havia seguido as ordens dos agentes.

Na segunda-feira, antes de circularem as imagens do incidente, um sindicato que representa os agentes de Miami-Dade disse que Hill não cooperou quando foi detido perto do estádio dos Dolphins porque "se colocou a si próprio e aos outros em grande perigo".

Hill foi algemado para a segurança dos agentes, disse Steadman Stahl, presidente da South Florida Police Benevolent Association, em comunicado.

Advogado

"O Sr. Hill, que continuava a não cooperar, recusou-se a sentar-se no chão, pelo que foi levado para o chão. Depois de a situação ter sido resolvida em poucos minutos, o Sr. Hill recebeu duas multas de trânsito e pôde sair".

Stahl disse que o sindicato aguardaria a investigação, mas que, com base nas informações disponíveis, apoiava as ações dos seus agentes. O advogado de Hill, Julius Collins, disse que a declaração do sindicato da polícia não corresponde ao que foi visto no vídeo.

"Acho que o vídeo contradiz tudo o que eles dizem", disse na CNN.

Hill, que terminou o jogo de abertura de domingo com sete receções em 130 jardas, comemorou o seu touchdown colocando as mãos atrás das costas para simular estar algemado.

Hill comemora o seu touchdown encenando a detenção
Hill comemora o seu touchdown encenando a detençãoČTK / AP / Al Diaz / Profimedia