NFL: Mahomes, quarterback dos Chiefs, ganha o prémio de MVP do Super Bowl pela terceira vez
Recorde as principais incidências da partida
O tricampeão do Super Bowl e duas vezes MVP da liga conduziu a sua equipa ao longo do campo no prolongamento, correu para converter no quarto down e culminou a vitória com um passe para touchdown de três jardas para Mecole Hardman.
Mahomes não hesitou em dar crédito aos seus companheiros de equipa pelo triunfo em Las Vegas.
"O que passamos e enfrentamos este ano, os rapazes nunca vacilaram. Só tenho de dar a glória a Deus, meu, ele desafiou-nos para nos tornarmos melhores. Estou orgulhoso dos meus rapazes, isto é espetacular, é lendário", disse ele.
Os Chiefs já ganharam três Super Bowls nas últimas cinco temporadas.
"É o início (de uma dinastia), ainda não acabámos. Sei que vamos festejar esta noite, mas temos uma equipa jovem, vamos continuar com isto", reforçou.
Mahomes e o ataque do Kansas City tiveram um mau começo e perdiam por 10-3 ao intervalo contra uma defesa dos 49ers que se aglomerava, mas reagruparam-se na segunda parte numa batalha de ida e volta para levar o jogo para o prolongamento, e quando os 49ers foram forçados a contentarem-se com um golo de campo, abriu a porta para alguma magia de Mahomes.
O tight end Travis Kelce disse que sempre acreditou que Mahomes conseguiria.
"Nunca tive dúvidas. Acho que, nesta altura, não tenho dúvidas, mas sei que estamos em todos os jogos que já joguei com ele, independentemente do resultado ou do tempo que falta. Aquele tipo tem magia no braço direito", disse ele.
Depois de uma temporada que, para os seus padrões, foi abaixo da média, em que ele nunca esteve na conversa de MVP da liga, o jogador de 28 anos encontrou o seu ritmo nos playoffs.
Ele levou os Chiefs a vitórias impressionantes na estrada contra os Buffalo Bills e os Baltimore Ravens para chegar ao Super Bowl, onde, assim como fez no jogo do título há quatro anos, partiu o coração dos 49ers.
Em apenas seis anos como titular na NFL, Mahomes já construiu um currículo digno do Hall of Fame da NFL, e disse que não tem intenção de diminuir o ritmo.
"Vou comemorar esta noite, vou comemorar no desfile e depois vou fazer o que puder para voltar a jogar no ano que vem. Vou tentar a tripla", disse ele.