NFL tem veredito anulado e evita multa de 4,7 mil milhões de dólares
Na sequência de um processo federal, a NFL foi considerada culpada, em 28 de junho, de conluio com vários organismos de radiodifusão para fixar preços elevados para as assinaturas de um dos seus principais programas, o Sunday Ticket.
No entanto, o juiz federal Philip Gutierrez, que ouviu o recurso da NFL, considerou que os argumentos da defesa eram inválidos e anulou a decisão na quinta-feira à noite.
"O Tribunal conclui que a indemnização atribuída pelo júri não se baseou em provas e inferências razoáveis, mas sim em conjecturas ou especulações", explicou o juiz na sua sentença de 16 páginas.
Em particular, o juiz Gutierrez destacou a metodologia utilizada por duas testemunhas chamadas para avaliar os danos durante o julgamento inicial.
Em 2015, os proprietários de um pub de São Francisco, o Mucky Duck, processaram a NFL por causa da gestão do programa"Sunday Ticket", que, mediante uma taxa de subscrição, permite aos espectadores ver todos os jogos que não envolvam a(s) sua(s) equipa(s) local(ais).
Acusaram a liga de utilizar o seu monopólio para fixar tarifas injustificadas, com o acordo da CBS e da Fox, que transmitem os jogos em direto, e da cadeia de televisão por satélite DirecTV, que detinha os direitos do Sunday Ticket na altura.
O processo foi reclassificado como ação colectiva em nome de 2,4 milhões de assinantes e 48.000 estabelecimentos comerciais.
Se o veredito tivesse sido confirmado, a lei federal teria triplicado as indemnizações, elevando o montante devido pela NFL para 14 mil milhões de dólares.