Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: Tua Tagovailoa, quarterback dos Dolphins, recuperou de concussão e pode voltar a jogar

Klaas-Jan ter Veen/Reuters
Tua Tagovailoa falou com a imprensa na segunda-feira
Tua Tagovailoa falou com a imprensa na segunda-feiraMegan Briggs / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O quarterback dos Dolphins, Tua Tagovailoa, está pronto para regressar após a sua última concussão. Foi retirado da "reserva" depois de ter passado o protocolo da NFL para lesões na cabeça.

Neurologistas e especialistas em lesões na cabeça atuaram como caixas de ressonância para Tagovailoa "tomar esta decisão sem esforço", disse o treinador dos Dolphins, Mike McDaniel, na segunda-feira.

McDaniel disse que vai certificar-se de que Tagovailoa está "bem protegido", mas também admitiu que todas as partes sabem que ele não pode controlar todos os aspetos do jogo.

"Sempre que se tem um colega de equipa com quem se cresce, é um pouco estranho quando ele não está presente. Ele não está lá - não lhe damos ordens. É importante para toda a equipa porque ele tem sido o capitão todos os anos desde que aqui estamos. Tem sido capitão todos os anos desde que cá estou. Não me lembro do número, mas o número de votos para ele como capitão aumenta todos os anos. O que acabei de dizer à equipa: ele também não é o salvador. Há muita coisa que precisa de ser analisada no jogo de um indivíduo. Não é: 'Tua está aqui. Ele vai resolver os problemas'", explicou.

Profissionais

Os Dolphins (2-4) estão 1-3 sem Tagovailoa, incluindo a derrota de domingo passado em Indianapolis. McDaniel disse que ele demonstrou maturidade e crescimento como líder, ao apoiar os colegas de equipa, quando ele próprio não podia estar em campo.

"Ele aprendeu muito com os seus colegas de equipa sobre si próprio e sobre o quanto viaja com eles", disse McDaniel.

McDaniel enfatizou que os profissionais médicos assumiram a liderança na decisão de colocar o quarterback de 26 anos na Semana 8, contra os Arizona Cardinals. Ele perdeu cinco jogos em 2022 por causa de duas concussões.

Tagovailoa foi colocado na reserva em setembro, porque os especialistas médicos aconselharam que ele precisava de "tempo" para se curar, disse McDaniel.

Agora que tem luz verde para regressar, a equipa técnica não fará muitas alterações visíveis em relação à última vez que esteve em campo, a 12 de setembro.

Boné de guardião

"Eu não diria que muita coisa vai mudar do ponto de vista do esquema", disse McDaniel.

"Ele é inteligente. O seu QI futebolístico e perspicácia como quarterback são obviamente importantes para a equipa, por isso ele tem de se proteger, o que também é importante para a equipa", acrescentou.

Os Dolphins não podem exigir que Tagovailoa use um boné de guardião, o capacete de proteção permitido nesta temporada, mas McDaniel disse que a equipa tem trabalhado para tornar "todas as opções disponíveis" conhecidas pelo quarterback.

Reiterou que nenhum treinador ou equipa teve qualquer influência na decisão de Tagovailoa de regressar ao plantel ativo.

"A razão pela qual ele está a voltar agora é que os especialistas médicos consideraram seguro para ele voltar", disse McDaniel.

Tyler Huntley

O quarterback reserva Tyler Huntley (ombro) ainda está a ser avaliado, de acordo com McDaniel, que disse que o jogo em geral não foi bom o suficiente na posição sem Tagovailoa.