Super Bowl 2024: A batalha entre Patrick Mahomes e Brock Purdy
Enquanto Mahomes já está a trilhar o caminho para o Hall of Fame, enquanto persegue um terceiro anel da Super Bowl, Purdy deixou o estatuto de underdog e rapidamente apagou a sua alcunha de "Sr. Irrelevante" em menos de dois anos.
Quem é Patrick Mahomes?
Enquanto o Kansas City tenta tornar-se apenas a nona franquia a repetir o estatuto de campeã do Super Bowl, Mahomes estará no centro das atenções ao tentar ser coroado MVP do Super Bowl pela terceira vez.
Mahomes jogou contra a dor de uma lesão no tornozelo no Super Bowl do ano passado, quando a sua equipa estava a perder para os Philadelphia Eagles ao intervalo, acabando por lançar 182 jardas e três touchdowns, enquanto recuperava para conquistar uma vitória dramática por 38-35.
Essa resiliência foi uma das razões pelas quais lhe foi oferecido o maior contrato da história da NFL quando guiou os Chiefs à glória do Super Bowl em 2020.
Embora Mahomes ainda tenha um longo caminho a percorrer para ser mencionado ao lado de Tom Brady, sete vezes campeão da Super Bowl, a conquista de um terceiro título em quatro anos, aos 28 anos, colocá-lo-á na mesma conversa.
Embora os Chiefs tenham sido os terceiros classificados na pós-temporada da AFC, atrás dos Baltimore Ravens e dos Buffalo Bills, destacaram-se nos playoffs, onde Mahomes completou 68% dos seus passes para 718 jardas, com quatro touchdowns e nenhuma intercetação.
"No final do dia, são jogos de playoffs, queremos ganhar. É para isso que se joga", disse Mahomes.
"Independentemente de sermos um favorito ou não, esse fogo teria sido aceso porque esta é a época do ano para a qual trabalhamos".
Quem é Brock Purdy?
Antes de Purdy, nenhum outro jogador na história do desporto podia reivindicar o facto de ter sido a última escolha no Draft da NFL e de ter conduzido o franchise a uma Super Bowl em dois anos.
Seria preciso folhear várias páginas para encontrar o nome de Purdy no draft de 2022, pois ele esperou três dias antes de ser a 262.ª escolha, ganhando o apelido de "Sr. Irrelevante", que é dado ao jogador escolhido com a última escolha geral.
Mas as lesões do primeiro e segundo quarterbacks deram a Purdy a oportunidade de brilhar e ele aceitou-a com alegria e com as duas mãos.
Foi o único quarterback estreante a derrotar uma equipa liderada por Brady numa estreia como titular e terminou a época como finalista para Offensive Rookie of the Year em 2022, mantendo o seu lugar como quarterback titular em 2023.
Purdy não olhou para trás desde então e, apenas no seu segundo ano, bateu o recorde dos 49ers de jardas de passe na época regular (4.280).
O jogador de 24 anos usa o número 13 em honra do antigo quarterback dos Miami Dolphins, Dan Marino, uma vez que o seu pai era um grande fã do Hall of Famer e, claramente, o número está longe de ser azarado para Purdy.
Na pós-temporada, lançou 519 jardas, marcou dois touchdowns e está entre os cinco finalistas para MVP na sua primeira temporada completa como titular.