Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tom Brady critica o nível da NFL: "Mediocridade em toda a linha"

O quarterback do New England Patriots, Tom Brady, discursa na Salem State University, em Salem.
O quarterback do New England Patriots, Tom Brady, discursa na Salem State University, em Salem.Reuters
Tom Brady (46 anos) não esconde o que pensa sobre a qualidade da atual NFL, desde o treino ao desenvolvimento dos jovens jogadores.

"Acho que há muita mediocridade na NFL atualmente. Não vejo a excelência que vi no passado", disse Brady no The Stephen A. Smith Show na segunda-feira.

"Não acho que o treino seja tão bom quanto era", disse Brady. "Não acho que o desenvolvimento dos jovens jogadores seja tão bom quanto era. Acho que o planeamento não é tão bom como era".

Brady retirou-se no início deste ano após uma carreira de 23 anos em que ganhou sete Super Bowls com o New England Patriots (2002, 2004, 2005, 2015, 2017, 2019) e os Tampa Bay Buccaneers (2021). Ele também se tornou o líder de todos os tempos da NFL em jardas de passe e passes para touchdown, entre muitos outros recordes.

Brady disse que uma das maiores razões para o declínio da liga são certos efeitos colaterais das recentes mudanças nas regras.

"As regras permitiram que muitos maus hábitos entrassem na execução real do jogo", disse Brady.

Ele apontou as mudanças nas regras que visavam proteger os jogadores de lesões, mas que, segundo ele, resultaram em uma atitude "despreocupada" em campo.

"Os jogadores ofensivos têm de se proteger. Não cabe a um defensor proteger um jogador ofensivo. Um jogador defensivo tem de se proteger a si próprio. Penso que muitas das regras que entraram em vigor permitiram isso - basicamente, podemos jogar despreocupadamente e, depois, se alguém nos bater com força, há uma penalização".

Brady cita Ray Lewis, Rodney Harrison e Ronnie Lott como exemplos de ex-jogadores que seriam desafiados ao jogar sob as regras atuais.

"Todas as pancadas que eles dessem teriam sido penalizadas", disse Brady.

Brady também culpou os desenvolvimentos no nível universitário - e não os próprios atletas - pela NFL ter visto um declínio na pontuação nas últimas quatro temporadas, com as equipas a marcar apenas 43,3 pontos por jogo nesta temporada, abaixo dos 45,9 em 2021.

"Na verdade, acho que os jogadores universitários estavam mais bem preparados quando eu saí do que agora", disse.

"Só porque muitos treinadores mudam de programa, e eu diria que já nem sequer há muitos programas universitários. Há muitas equipas universitárias, mas não programas que desenvolvam jogadores. Por isso, quando chegam à NFL, podem ser atléticos, mas não têm muitas das competências necessárias para serem profissionais".