Barcelona venceu o Vissel Kobe (2-0) no reencontro entre Xavi e Iniesta
A intenção de Xavi com este particular era clara: experimentar novas alternativas. O Barcelona, atual campeão da LaLiga, viajou para o Japão com parte do plantel disponível, mas o onze, como era de se esperar, teve alguns nomes menos sonantes.
Iñaki Peña, por exemplo, foi o guarda-redes titular. O jogador de 24 anos voltou a ser contratado pelo Barça e, em teoria, deverá ser o substituto de Marc André Ter Stegen. Eric García, outro jogador que pouco tem feito na recta final do campeonato, também teve espaço para brilhar (e fê-lo ao marcar um golo de cabeça aos 19 minutos). Kessié, três minutos antes, tinha marcado o primeiro golo após uma excelente jogada de equipa.
O ritmo, sem dúvida, foi imposto pelo Barça. Apesar de Iniesta ter mostrado que continua a ter uma qualidade soberba, o Barça circulou a bola de um lado para o outro do campo e, com paciência, controlou o ritmo do jogo à vontade.
Iniesta, que foi substituído na segunda parte, saiu do relvado sob os aplausos dos adeptos da casa e até de alguns jogadores. Gavi, que o tomou como referência para a sua carreira, foi um dos mais carinhosos.
A digressão a Tóquio tem sido uma espécie de pós-temporada para o Barça. No final desta semana, o clube aguarda a decisão da LaLiga sobre o fair play financeiro. Xavi, na conferência de imprensa da LaLiga, acrescentou que os blaugrana devem conhecer as condições que enfrentarão no mercado de transferências.