Governador de Nova Jérsia apoia ideia de receber jogos da Premier League nos Estados Unidos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Governador de Nova Jérsia apoia ideia de receber jogos da Premier League nos Estados Unidos

Particular entre o Manchester United e Arsenal no MetLife Stadium, em Nova Jérsia
Particular entre o Manchester United e Arsenal no MetLife Stadium, em Nova JérsiaAFP
Enquanto os as equipas da elite do futebol inglês estão em digressão pelos Estados Unidos, o governador de Nova Jérsia, que também está no comité organizador do próximo Mundial-2026, defendeu a ideia de receber jogos da Premier League naquele país.

Phil Murphy acredita que a Premier League poderia retomar o plano de realizar partidas fora de Inglaterra, nos moldes da NFL, que já realiza jogos da temporada regular no exterior.

"Adoraria (a ideia)", disse, após o jogo particular entre Manchester United e Arsenal, no sábado, disputado no MetLife Stadium, estádio do New York Giants e do New York Jets.

Torcedor do United em Houston, Texas
Torcedor do United em Houston, TexasAFP

"Eu sei que os clubes não são muito entusiastas a esse respeito", admitiu, mas acrescentou que "presumiria que o Manchester United e o Arsenal veriam isso como uma boa atitude de marca".

"É mais sobre o que os clubes da Europa querem", afirmou Murphy.

Chelsea x Newcastle no Mercedes-Benz Stadium, Atlanta
Chelsea x Newcastle no Mercedes-Benz Stadium, AtlantaAFP

Projeto polémico

A ideia do "39.º jogo" da Premier League – uma jornada extra que seria disputada no exterior – veio à tona em 2008, através do próprio diretor do campeonato na altura, mas a ideia sofreu uma onda de críticas e acabou por cair por terra.

Nessa altura, adeptos, treinadores, equipas e autoridades britânicas mostraram-se contra a ideia.

Até ligas de outros países, como a Austrália, vetaram o projeto, alegando que essa exportação atrapalharia o desenvolvimento do futebol local.

Troféu da Premier League no Universal Studios em Orlando, Flórida
Troféu da Premier League no Universal Studios em Orlando, FlóridaAFP

"Eu digo o que é um bom modelo: a NFL. Como todos sabem, eles jogam jogos reais na Europa com grande sucesso. Sou torcedor do New England Patriots e eles vão jogar contra o Indianapolis Colts em Frankfurt em novembro", explicou o governador.

Phil Murphy reconheceu que "serão os clubes e seus adeptos" a decidir sobre o assunto.

"Talvez, se houver uma configuração diferente, ou uma Superliga acontecer algum dia. Posso dizer inequivocamente que os adeptos dos EUA adorariam ter um jogo competitivo de verdade em qualquer lugar do país. Se fosse em Nova Iorque ou Nova Jérsia, não conseguiria chegar perto desse jogo", concluiu.

Jogo da Summer Series entre Chelsea e Newcastle em Atlanta
Jogo da Summer Series entre Chelsea e Newcastle em AtlantaAFP

Premier League de Verão

Além de particulares do Arsenal e Manchester United, os Estados Unidos estão a receber, pela primeira vez este ano, uma competição entre seis equipas da Premier League, como parte da pré-temporadas europeia.

Aston Villa, Brentford, Brighton, Chelsea, Fulham e Newcastle terminam este domingo uma digressão que passou por Nova Jérsia, Flórida, Maryland, Pensilvânia e Geórgia.