Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sporting vence Athletic Bilbao (3-0) e conquista Troféu 5 Violinos: os destaques dos leões

Mário Rui Ventura, no Estádio José Alvalade
Francisco Trincão fechou o triunfo leonino com o 3-0 aos 83 minutos
Francisco Trincão fechou o triunfo leonino com o 3-0 aos 83 minutosSporting CP
O Sporting venceu este sábado o Athletic Bilbao, por 3-0, conquistando o Troféu Cinco Violinos, que serviu de apresentação oficial aos sócios e adeptos leoninos. Pedro Gonçalves, aos 10 minutos, Marcos Edwards, aos 80', e Francisco Trincão, aos 83', fizeram os golos do triunfo leonino.

Recorde as incidências da partida

A homenagem a Coates

Não se podia começar os destaques desta partida de outra forma. Porque ainda antes do arranque do jogo, com as duas equipas perfiladas dentro do relvado, eis que surgiu Sebastián Coates. Oito anos e meio depois, o central uruguaio despediu-se de Alvalade. Subiu ao relvado com a braçadeira de capitão no braco esquerdo e passou o testemunho a Morten Hjulmand, já depois de ser alvo de homenagem por parte de Frederico Varandas e Hugo Viana. Depois, o discurso perante as emocionadas bancadas do Estádio José Alvalade, acompanhado pelos seus dois filhos. O adeus foi seguido de... um até já. E as lágrimas que o uruguaio evitou foram vistas em vários pontos da casa do leão. E se de emoções falamos, sublinhe-se também o minuto de silêncio (ou de aplausos) a Manuel Fernandes, no primeiro jogo em Alvalade desde o falecimento do antigo capitão.

O novo número 1 e o novo capitão

Ainda com as bancadas meio despidas, decorreu a apresentação, um a um, dos jogadores do Sporting. Destaque logo para o primeiro, Franco Israel, que herda a camisola 1 de Antonio Adán e, claro, para Viktor Gyokeres, o mais aplaudido pelos adeptos, seguido de Hjulmand, o novo capitão e o último a ser apresentado. A ovação da tarde, porém, foi mesmo para Rúben Amorim, o último a entrar, atrás da restante equipa técnica. Ousmane Diomande, a cumprir castigo, depois da expulsão com o Sevilha, não esteve presente. Conheça aqui toda a numeração da equipa do Sporting, versão 2024/2025.

A novidade e a surpresa no onze

Sem Ousmane Diomande, perfilado para suceder a Sebastián Coates no centro do trio de centrais, Rúben Amorim apostou no reforço Debast, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. Surpresa maior à direita, com Geovany Quenda a surgir a titular, na ala direita, com Geny Catamo a fazer as vezes do lesionado Nuno Santos. De resto, os jogadores esperados, os "indiscutíveis", a uma semana da Supertaça diante do FC Porto.

O onze inicial do Sporting no Troféu 5 Violinos
O onze inicial do Sporting no Troféu 5 ViolinosFlashscore

O lugar está caro

Partindo do princípio que Ousmane Diomande, castigado para este jogo, a ver a partida da bancada, será o sucesso de Coates no centro da defesa, está caro, bem caro, o lugar de central pela direita. Eduardo Quaresma voltou a surgir desse lado, este sábado, em Alvalade, mas Zeno Debast, que ocupou a zona central, mostrou que, apesar de ainda agora ter chegado, e de ter apenas 20 anos, veio do Anderlecht (e da seleção da Bélgica) para jogar. Veloz, ágil, tranquilo com a bola, com facilidade a sair a jogar desde trás, Debast é um sério candidato ao onze leonino, sobretudo com St. Juste, uma vez mais, no estaleiro.

As bolas paradas

Sem Sebastián Coates, Gonçalo Inácio foi quase sempre o alvo nos lances de bola parada. Mas há, também, uma nuance em relação ao que já se conhecia nos esquemas táticos do Sporting. Ora Trincão, ora Pedro Gonçalves, dependendo do marcador dos livres e cantos, a surgirem à entrada da área, tanto para receberem a bola atrasada como para uma eventual segunda bola.

Dor de cabeça na esquerda

Nuno Santos não está, nem estará nos tempos mais próximos, Matheus Reis também não joga com o FC Porto. No último teste, Rúben Amorim apostou em Geny Catamo como lateral-esquerdo, trocando ao intervalo para testar a adaptação de Fresneda, lateral-direito de origem, que ainda antes dos 70 minutos passou para a direita, perante a entrada de Matheus Reis, que bisou nas assistências, tanto para Marcus Edwards (80') como para Francisco Trincão (83'). A dúvida permanece para a Supertaça, até olhando para Ricardo Esgaio.