Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil em reconstrução enfrenta teste difícil em Wembley na estreia de Dorival

AFP
Dorival precisou lidar com desfalques por lesão na primeira convocatória
Dorival precisou lidar com desfalques por lesão na primeira convocatóriaRafael Ribeiro / CBF
O Brasil disputa um encontro de preparação contra a Inglaterra em Wembley, este sábado, às 19:00. A catedral do futebol mundial servirá de batismo para o novo técnico, Dorival Júnior, a meio de uma crise de resultados da Seleção.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

A seleção sul-americana, que disputa outro amigável contra a Espanha em Madrid na terça-feira, não está no seu melhor momento para esses dois clássicos.

Depois de perder na final da última Copa América contra a Argentina em solo brasileiro e ser eliminada pela Croácia nos quartos de final do Mundial do Catar 2022, a Seleção tenta reerguer-se.

O Brasil, cujo novo técnico é Dorival Júnior, nomeado em janeiro, o terceiro em pouco mais de um ano, depois de Tite e Fernando Diniz, chega a esta pausa internacional sem vitórias nos últimos quatro jogos.

Novos jogadores e ausências

Depois de vencer no Peru em setembro (0-1), a equipa empatou em casa com a Venezuela (1-1), depois perdeu no Uruguai (2-0), na Colômbia (2-1) e em casa com a Argentina (1-0).

A situação de crise não ajudou a atrair o italiano Carlo Ancelotti, que preferiu continuar como técnico do Real Madrid.

A tarefa, portanto, é difícil para Dorival Júnior, ex-treinador do São Paulo, na estreia no comando técnico do Brasil.

Vini Jr. e Bruno Guimarães já estavam em convocatórias anteriores da Seleção
Vini Jr. e Bruno Guimarães já estavam em convocatórias anteriores da SeleçãoRafael Ribeiro / CBF

A primeira convocatória de 26 jogadores do novo timoneiro, no primeiro grande teste antes da Copa América, em junho, nos Estados Unidos, teve algumas novidades.

O jovem Savinho, 19 anos, do Girona, e o defesa Lucas Beraldo, de 20 anos, do Paris Saint-Germain, foram chamados pela primeira vez para a seleção brasileira, enquanto Lucas Paquetá, ausente desde junho de 2023 por suposto envolvimento em apostas desportivas, regressa.

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore

As coisas não começaram bem para o novo técnico, que sofreu cinco ausências da lista de 26 jogadores. O último a sair foi o defesa Gabriel Magalhães, depois do guarda-redes Ederson, dos capitães Marquinhos e Casemiro e do avançado Gabriel Martinelli.

Para a estreia, também não pode contar com o guarda-redes Alisson e o avançado Neymar, devido a lesões.

Brasil terá dois jogos contra gigantes do futebol mundial nesta pausa internacional
Brasil terá dois jogos contra gigantes do futebol mundial nesta pausa internacionalRafael Ribeiro / CBF

Sem Marquinhos e Gabriel Magalhães, terá uma defesa inédita contra dois fortes adversários. Depois de anunciada a lista, o técnico de 61 anos pediu paciência.

"Quero deixar claro que nenhuma reformulação pode ser feita de forma radical. Precisa ser uma mudança contínua, passo a passo", disse.

"Estamos a tentar fazer uma seleção que volte a representar-nos de uma forma séria, concentrada, focada e que leve em conta o que significa vestir uma camisola como a nossa", completou.

Dorival Júnior vai chegar à Copa América, nos Estados Unidos, em junho, com quatro jogos.

Os testes contra Inglaterra e Espanha serão seguidos de mais dois amigáveis em junho, contra México e Estados Unidos.

Brasil fará apenas quatro jogos antes da Copa América
Brasil fará apenas quatro jogos antes da Copa AméricaRafael Ribeiro / CBF

Testes na Europa

Neste difícil teste em Wembley, a catedral do futebol, conforme descrito por Pelé, que nunca chegou a jogar no estádio londrino, o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, vai fazer um teste antes do Europeu, em junho, na Alemanha.

O inglês, que tem outro amigável na terça-feira contra a Bélgica, também em Wembley, convocou pela primeira vez o defesa central do Everton, Jarrad Brathwaite, o avançado do Newcastle, Anthony Gordon, e o jovem médio do Manchester United, Kobbie Mainoo.

Southgate, que perdeu Bukayo Saka, do Arsenal, por lesão à última da hora, também convocou o defesa Joe Gomez, do Liverpool, pela primeira vez desde novembro de 2020.

Inglaterra e Brasil, num clássico do futebol mundial, vão enfrentar-se pela 27.ª vez, com a Seleção a somar 11 vitórias, quatro derrotas e 11 empates.

Este jogo será também a 12-ª vez que se enfrentam em Londres, onde os sul-americanos não vencem desde 1995, quando ganharam por 1-3, uma das duas vitórias da canarinha em Wembley.

Desde então, houve três empates (2000, 2007 e 2017) e uma vitória inglesa em 2013 (2 a 1).

Confrontos entre Brasil x Inglaterra
Confrontos entre Brasil x InglaterraFlashscore