Declan Rice vai ser o capitão de Inglaterra diante da Bélgica
Toney foi convocado pela primeira vez para a seleção inglesa depois de ter cumprido uma suspensão de oito meses por violação das regras de apostas da federação (FA) e o avançado do Brentford vai jogar pela primeira vez desde a sua estreia, há exatamente um ano.
Com o capitão Harry Kane afastado devido a uma lesão no tornozelo, Toney terá a oportunidade de liderar o ataque e tentar impressionar antes do Euro, depois de Ollie Watkins ter tido dificuldades em causar impacto na frente na derrota por 1-0 com o Brasil na semana passada.
"O Ivan vai estar envolvido no jogo, de certeza", disse Southgate aos jornalistas: "Tenho de dizer que, com tudo o que aconteceu, a ideia ou plano original para a semana é um pouco diferente. Provavelmente estamos a descobrir mais jogadores, mas isso é muito útil. Ver todos esses jogadores contra adversários de alto nível vai ajudar-nos a tomar melhores decisões no futuro."
Com várias outras figuras importantes, como os defesas Kyle Walker e Harry Maguire, também a faltarem ao jogo devido a lesão, Southgate disse que o médio Rice, do Arsenal, iria usar a braçadeira de capitão.
"É a sua 50.ª partida pela seleção. Ele já tem uma grande experiência de liderança numa tenra idade e acho que é uma oportunidade brilhante para alguns dos nossos jogadores mais jovens mostrarem liderança e experimentá-la", disse Southgate: "Alguns dos jogadores do nosso grupo principal não estão connosco, por isso é uma dinâmica diferente, uma grande oportunidade para os outros se destacarem, liderarem e crescerem. Muitos dos jogadores envolvidos na equipa são o futuro e quanto mais experiências puderem ter, melhor para todos."
Rice disse que ficou "absolutamente sem palavras" quando foi informado de que seria o capitão da Inglaterra e lideraria a equipa no Estádio de Wembley.
"Quando ele (Southgate) me disse ontem à noite, apertei-lhe a mão, dei-lhe um abraço e disse: 'Obrigado'", disse Rice: "Devo-lhe muito. Desde que entrei para a equipa, ele fez-me sentir em casa. Sempre me senti muito confortável jogando com ele e ganhei confiança. Na minha 50.ª partida pela seleção, sair na frente dos meus amigos e da minha família é uma honra."