Euro-2024: Eriksen brilha, Hjulmand assiste e Dinamarca vence Suécia (2-1)
Recorde as incidências da partida
Com 13 vitórias nos últimos 15 jogos em casa, os dinamarqueses estavam cheios de confiança e marcaram logo nos primeiros 90 segundos. A Suécia não tinha ninguém perto do poste para travar o canto rasteiro de Christian Eriksen e o movimento de Pierre-Emile Højbjerg permitiu-lhe libertar-se para rematar à queima-roupa.
Os anfitriões continuaram a pressionar depois de abrirem o marcador, mas foram surpreendidos quando Alexander Isak teve a sua primeira oportunidade de golo. Inicialmente, foi Jens Cajuste quem ameaçou de longe e o seu remate foi bem bloqueado por Alexander Bah, lateral do Benfica, mas a bola sobrou para o avançado do Newcastle marcar.
A primeira parte continuou a um ritmo feroz e Bah quase restabeleceu a vantagem dinamarquesa logo a seguir, quando rematou na direção da baliza de Robin Olsen, mas o remate saiu por cima.
Ainda antes do intervalo, Eriksen também esteve perto de marcar, com um remate forte à entrada da área, mas o remate foi bem defendido por Olsen. Apesar de uma primeira parte tranquila, Rasmus Hojlund ganhou vida após o intervalo e esteve a centímetros de colocar os anfitriões de novo na frente, ao rematar em arco, depois de um bom trabalho pela esquerda.
A 15 minutos do fim, Eriksen teve uma oportunidade de ouro ao receber a bola após um rápido contra-ataque, mas demorou demasiado tempo a cortar para o seu pé direito e a oportunidade desapareceu.
A ofensiva dinamarquesa prosseguiu com Joakim Mæhle a avançar em força e a cair na área após contacto com Jens Cajuste, mas a revisão do VAR não assinalou falta. Quando parecia que o empate era inevitável, Eriksen apareceu para marcar um belo golo nos últimos instantes da partida, após combinação com Hjulmand.
A Dinamarca ainda esteve em risco de permitir o empate, mas um grande corte de Hjulmand na pequena área, após corrida de 60 metros, roubou o golo a Emil Holm.
Gyökeres, avançado do Sporting, recorde-se, esteve ausente por lesão na seleção da Suécia, que não vai estar no Euro 2024. Já a Dinamarca tem um particular com a Noruega antes da participação na fase final da prova, na qual vai defrontar Eslovénia, Inglaterra e Sérvia.