Euro-2024: Espanha em festim de golos perante Andorra com hat-trick de Oyarzabal (5-0)
Recorde aqui as incidências do encontro
Não era preciso ser um génio para saber que Andorra ia trancar as portas e a Espanha teria de ser paciente. Talvez por isso, De la Fuente tenha dado a titularidade e três bons passadores no miolo, Pedri, Álex Baena e Aleix García, para encontrar as brechas impossíveis. Mas o único que escapou à confusão foi Ayoze Pérez, o estreante num onze repleto de suplentes.
Foi precisamente o avançado que, à passagem dos 24 minutos, conseguiu bater Iker Álvarez com um belo remate na sequência de um canto, após passe de Pau Cubarsí .
Andorra, consciente das suas limitações, continuou protegida para evitar a goleada. Só de vez em quando é que se permitia alguma alegria ofensiva. O único remate de Ricard Fernández no jogo foi defendido por David Raya. Imediatamente a seguir, a Espanha contra-atacou, Pedri fez um passe para Morata e o capitão marcou... mas foi anulado por fora de jogo. Sem VAR, parece que o árbitro acertou. Pouco mais há a dizer sobre os discretos primeiros 45 minutos em Badajoz.
Que golo maravilhoso
De la Fuente introduziu sangue novo ao intervalo com Navas, Cucurella, Le Normand e Oyarzabal. Foi o próprio médio da Real Sociedad, a passe de Ayoze e após uma jogada sensacional que envolveu metade da equipa, que fez o 2-0. Que bela jogada e que boa finalização. Tempos de tiki taka...
A Espanha queria mais. E alguns, sabendo que esta é a última hipótese para reservar um lugar na convocatória final, continuaram a atacar. Fermín fez a sua estreia e, perto da sua cidade natal, na primeira vez que tocou na bola isolou Ferrán Torres, que ofereceu a Oyarzabal o 3-0.
Hat-trick de Oyarzabal
Nos últimos 20 minutos, Andorra sofreu com o desgaste de correr constantemente atrás da bola. O talento apareceu então com mais assiduidade. Foi assim que surgiu o quarto golo, também marcado por Oyarzabal.
E o quinto foi marcado por Ferran Torres, sempre reivindicativo com a camisola roja. A vitória unilateral foi suficiente para sair com uma boa sensação, depois de uma primeira parte discreta contra um adversário que, como se esperava, não causou muitas dificuldades.