Euro-2024: Roménia falha penálti e não sai do nulo com a Bulgária (0-0)
Roménia 0-0 Bulgária
Apesar de não participarem num torneio europeu há mais de duas décadas, a Bulgária tem estado bem nos confrontos directos. A última vitória da Roménia contra os vizinhos do Danúbio foi a 17 de maio de 1989, por 1-0, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1990, em Itália.
O Tricolore de Edi Iordănescu começou o jogo na arena Ghencea com vigor, sendo o duelo com a Bulgária considerado o primeiro teste importante antes do início do Europeu. Aos 3 minutos, Nicolae Stanciu criou a primeira oportunidade para a Roménia, com um remate que o guarda-redes Dyulgerov defendeu para canto, na sequência de uma jogada de Dennis Man no flanco direito.
Depois de uns bons minutos em que ambas as equipas jogaram agradavelmente, mas sem grandes oportunidades de golo, Drăguș saiu bem a uma bola em profundidade enviada por Răzvan Marin. De uma posição bastante difícil, o avançado enviou a bola para a rede de canto exterior. Outra jogada bem construída encontrou Dennis Man, muito ativo no flanco direito do ataque tricolor, na faixa.
Com passes rápidos no meio-campo e bolas lançadas nos flancos para Valentin Mihăilă e Man, os jogadores de Iordănescu não estavam muito inspirados no momento decisivo no terço final. Uma bola bem batida por Răzvan Marin encontrou Denis Drăguș dentro da área. O avançado pegou na bola e tentou finalizar, mas saiu ao lado.
No início do segundo tempo, uma queda de Nicolae Stanciu na caixa levou a um penálti. O recém-promovido avançado do Parma, Dennis Man, assumiu a responsabilidade pela marcação, mas falhou a cobrança, uma vez que o guarda-redes Dyulgerov adivinhou o lado e conseguiu defendê-lo.
Na outra ponta, Niță estava bem posicionado para defender o remate de Kolev de dentro da área, e esta foi a primeira grande oportunidade de golo da seleção búlgara. Os tricolores tiveram um grande susto quando o remate de Radu Drăgușin foi defendido, com o defesa do Tottenham quase a marcar um autogolo.
Durante minutos, os convidados dominaram o jogo e foram muito mais activos no nosso meio-campo. Um erro de Drăgușin, que passou de forma imprudente para Niță, poderia ter aberto o placar para os búlgaros, mas a defesa tricolor conseguiu afastar o perigo. O guarda-redes defendeu depois um remate bastante fraco de Kirilov.
O jogo em Ghencea terminou num empate sem golos, e a seleção nacional vai agora disputar outro jogo amigável contra o Liechtenstein na sexta-feira, 7 de junho, também em Ghencea.