Feminino: Portugal goleia Coreia do Sul (5-1) e segue motivada para a qualificação para o Euro
Portugal 5-1 Coreia do Sul
Aproveitando a fase de testes, Francisco Neto fez várias alterações em relação à equipa que venceu a República Checa no primeiro particular. Telma Encarnação, Joana Marchão, Diana Gomes e Ana Seiça foram as únicas sobreviventes.
E se podia ter existido alguma estranheza no António Coimbra da Mota devido às muitas mudanças, as internacionais portuguesas deram uam resposta soberba na primeira parte. Aos 18 minutos, Joana Marchão inaugurou o marcador com uma ajuda da guardião coreana que teve uma abordagem completamente disparatada a um remate à figura.
À entrada para os 10 minutos finais a avalanche ofensiva de Portugal deu frutos. Telma Encarnação (38 minutos) aproveitou a transição de Andreia Jacinto e dobrou a vantagem lusa, Andreia Faria (45 minutos) aproveitou o passe da centenária Jéssica Silva, ela que fechou as contas da primeira parte aos 45+2 minutos com um grande golo.
No segundo tempo, a avançada do Benfica bisou (52 minutos), após um belo passe de Joana Marchão. Isolada, Jéssica Silva tirou a guarda-redes do caminho e colocou a bola no fundo das redes.
Foi já em final de festa (Giovana Maia estreou-se como internacional) que a Coreia do Sul retirou parte do sorriso a Francisco Neto. Son Hwa-yeon (80 minutos) aproveitou o mau alívio de Inês Pereira e fez o tento de honra sul-coreano. Talvez o sinal menos bom destes testes, já que Portugal não conseguiu manter a baliza inviolada.
Portugal concentra-se agora na fase de qualificação para o próximo Campeonato da Europa. Arranca em abril e os adversários serão conhecidos a 5 de março.