Feminino: Portugal recupera as boas sensações com triunfo histórico (3-1)
Portugal 3-1 República Checa
Depois do amargo de boca com que terminou 2023 (quatro derrotas consecutivas e a despromoção da Divisão A da Liga das Nações de futebol feminino), Portugal entrou em 2024 com uma vitória robusta sobre a República Checa, curiosamente uma equipa que subiu da Divisão B.
E ainda alguns adeptos no António Coimbra da Mota deviam estar à procura do lugar, quando Ana Capeta inaugurou o marcador. Numa saída rápida Carolina Mendes tentou fazer um passe de rotura para a avançada do Sporting, a bola foi intercetada por Huvarova e, caprichosamente, bateu no pé da portuguesa antes de se encaminhar para o fundo das redes.
Aos cinco minutos, o segundo golo. Carolina Mendes concluiu um belo desenho ofensivo de Portugal e deixou toda a gente em extâse.
A liderar por dois golos, a equipa de Francisco Neto foi tomando conta do jogo, sem nunca criar oportunidades de muito frisson, mas com um domínio total. O 3-0 podia ter chegado logo a abrir o segundo tempo, quando, aos 54 minutos, Joana Marchão e Telma Encarnação conseguiram acertar na barra de forma seguida.
A lateral acabou mesmo por calibrar a mira e aos 75 minutos bateu um livre de forma exímia para o fundo das redes. 3-0 e novo motivo de festa nas bancadas, num jogo em que Maria Alagoa, Nélia Rodrigues e Bia Meio-Metro somaram a primeira internacionalização.
De menos bom só mesmo o golo de Khyrová, que reduziu para a República Checa aos 83 minutos, num belo remate após cruzamento atrasado de Sonnágová. Situação a corrigir para o próximo embate com a Coreia do Sul.