George Finidi, campeão da Europa pelo Ajax, vai treinar a Nigéria de forma interina
A Nigéria defronta o rival da África Ocidental, o Gana, na sexta-feira, 22 de março, no Grand Stade de Marraquexe, em Marrocos, antes de defrontar o Mali, quatro dias depois, no mesmo local.
O contrato de José Peseiro expirou depois de ter conduzido a Nigéria ao segundo lugar na Taça das Nações Africanas de 2023, na Costa do Marfim, e, consequentemente, o cargo de treinador das Super Águias está vago.
O treinador anunciou a sua saída no Twitter, depois de ter estado mais de 22 meses ao serviço da Nigéria. "Concluímos o nosso contrato com a NFF. Foi um orgulho e uma honra treinar as Super Águias. Foram 22 meses de imensa dedicação, sacrifício, entusiasmo e enorme entusiasmo. Sentimo-nos realizados", escreveu.
"Queremos exprimir a nossa gratidão a Amaju Pinnick (o presidente que nos contratou), ao presidente Ibrahim Gusau, ao secretário-geral Mohammed Sanusi, ao secretário Dayo Enebi, à NFF, a todo o pessoal e, sobretudo, a todos os jogadores, que foi um grande prazer treinar. Rapazes, estamos gratos. Foi um privilégio fazer parte desta família. Sentiremos a vossa falta, mas estaremos sempre ao vosso lado, onde quer que estejam. Um grande abraço para todos vós".
Finidi conseguirá levar a Nigéria à vitória?
Na temporada passada, Finidi levou o Enyimba da Nigéria a conquistar o nono título da primeira divisão local (NPFL) numa final emocionante.
Os Elefantes do Povo garantiram o título ao empatarem 1-1 com o Rivers United no último jogo da repescagem do Super Six no Estádio Mobalaji Johnson, em Lagos.
Apesar de dividir pontos com o Rivers United, a equipa de Finidi conquistou o troféu graças a uma melhor diferença de golos, depois de as três equipas terem terminado a eliminatória empatadas com nove pontos.
Com essa vitória, o Enyimba continuou a dominar o futebol nigeriano e consolidou a sua posição como o clube mais bem-sucedido da NPFL.
Finidi, ex-jogador da seleção nigeriana e profundo conhecedor dos pontos fortes e fracos da equipa, pode fornecer orientações valiosas durante este período de transição sem um técnico permanente.
A sua experiência pode ser benéfica para avaliar os jovens jogadores e integrá-los na estrutura da seleção nacional. Antigo vencedor da Liga dos Campeões ao serviço do Ajax, o ex-Betis tem experiência com a atual equipa das Super Águias.