Maguire quer que Southgate continue como selecionador depois das ligações ao Manchester United
O contrato de Southgate com a seleção de Inglaterra expira no final do ano e este ainda não chegou a acordo sobre um novo contrato que o mantenha no cargo até ao Campeonato do Mundo de 2026.
Com o Campeonato da Europa na Alemanha a marcar potencialmente o fim do reinado de Southgate, o Manchester United tem sido apontado como um possível destino para o selecionador inglês.
Uma mudança para Old Trafford colocaria Southgate na rota de Maguire, depois do treinador ter mantido a confiança no central durante os seus problemas passados dentro e fora do campo.
Mas, embora Maguire possa beneficiar do facto de Southgate substituir Erik ten Hag no Manchester United, o defesa de 31 anos insistiu que quer que o seu selecionador permaneça no comando de Inglaterra a longo prazo.
"Sim, sem dúvida", disse Maguire esta quinta-feira, quando lhe perguntaram se queria ver Southgate prolongar a sua passagem pela Inglaterra.
"Não sei o que vai acontecer depois do Euro, não sei se ele sabe o que vai acontecer. Mas sinto que o que ele fez desde que assumiu este cargo até onde estamos agora, demos grandes passos e ele é uma grande parte disso", afirmou o central.
Southgate prepara-se para liderar a Inglaterra no quarto torneio do seu reinado. Esteve dolorosamente perto de conquistar o primeiro grande troféu masculino de Inglaterra desde o Campeonato do Mundo de 1966.
A Inglaterra chegou às meias-finais do Campeonato do Mundo de 2018, perdeu a final do Euro-2020 para a Itália, nos penáltis, e foi derrotada pela França nos quartos de final do Campeonato do Mundo de 2022.
Questionado sobre se qualquer outra coisa além de ganhar o Euro seria considerada um fracasso, desta vez, Maguire disse: "Sinto que, como grupo, estamos prontos para ganhar. Se perguntássemos a cada um dos jogadores do plantel, eles diriam que a expetativa é ganhar o torneio."
"No entanto, compreendemos que se trata de um torneio de futebol e que, se quisermos ganhar o Euro, é provável que tenhamos de ganhar um desempate por penáltis, pelo que temos de estar preparados nesse aspeto", acrescentou.
Durante o seu mandato, Southgate apoiou Maguire mesmo quando este não fazia parte da equipa do Manchester United, tinha sido destituído da capitania e estava a ser alvo da ira dos adeptos ingleses.
Em declarações antes dos jogos amigáveis de Inglaterra, contra o Brasil, no sábado, e a Bélgica, na terça-feira, Maguire disse: "Penso que a fé e a confiança que ele me demonstrou ao longo da minha passagem pela Inglaterra foram brilhantes. Por isso, dá-me muita confiança e crença de que posso dar a volta por cima. Ele deu-me a confiança em mim próprio e tem sido uma grande parte disso e só posso agradecer-lhe pelo apoio."