Os cinco estreantes na convocatória da República Checa, adversário de Portugal no Euro-2024
Vítězslav Jaroš
Guarda-redes, 22 anos
Durante muito tempo esteve um pouco fora de cena, devido à sua passagem por Inglaterra. Era jogador do Liverpool, mas estava emprestado e a oportunidade de jogar pelos Reds nunca chegou. No entanto, nos últimos meses, passou a chamar a atenção da maioria dos adeptos.
Tornou-se o número um da República Checa no Campeonato da Europa de Sub-21, onde disputou todos os jogos. No outono, ficou em Liverpool, no inverno falou-se do interesse do Slavia, de onde partiria para as Ilhas Britânicas. Mas nada foi feito. Acabou por rumar ao Sturm Graz, na Áustria, onde é titular.
Robin Hranac
Defesa, 24 anos
Um dos cometas dos últimos meses. Em Pardubice, tornou-se sinónimo de qualidade. Após o seu regresso de verão ao Viktoria, esperou algum tempo por uma oportunidade, mas assim que a agarrou, não a deixou escapar.
Esta época, disputou 24 jogos no campeonato e marcou três golos. Além disso, o cenário europeu, onde jogou pela primeira vez na Liga Conferência, não foi um problema. Por outras palavras, não se encontram muitos jovens defesas com passaporte checo a jogar de uma forma mais apta e confortável.
Tomas Vlcek
Defesa, 23 anos
Caso semelhante ao de Hranac. Um jogador tribal do Slavia, convidado no Pardubice, ascensão meteórica e agora de volta ao clube de elite. Além disso, é um ano mais novo.
Não fez tantos jogos como Hranac, mas na competição do Slavia, algo assim é de esperar. Até agora, disputou dezasseis jogos no campeonato pelos "Sešivans" e os treinadores confiaram muito nele na Liga Europa. A sua grande vantagem? Pode jogar no meio ou na ala e o seu rendimento não desce em nenhuma das posições. Tem uma grande velocidade, além dos passes de penetração que o caracterizam.
Adam Gabriel
Defesa, 22 anos
O filho do antigo jogador da seleção checa, Petr Gabriel, também tem feito progressos muito interessantes. É rápido, forte e preciso ofensivamente. Qualidades ideais para um lateral-direito moderno. Deixou o Sparta no verão de 2022, como parte de um pacote para Jan Mejdra para o Hradec Kralove e tornou-se um ala interessante.
Foi observado pela equipa dinamarquesa do Midtjylland, que raramente lhe tocou. Gabriel tem treze jogos no campeonato, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Após a pausa de inverno, entrou em forma, contribuindo para três jogos consecutivos sem sofrer golos. Se Vladimír Coufal não for convocado para a Alemanha, abrir-se-á uma grande oportunidade para ele.
Pavel Šulc
Médio, 23 anos
Não há nenhum jogador na liga checa que tenha estado numa fase maior esta época do que o spielmachr de Pilsen. Šulc não está apenas a pedir uma grande transferência, mas também um bilhete para o Euro-2024.
Štempl poderá ser convocado para a seleção nacional, onde foi o melhor marcador do campeonato, com catorze golos, a que se juntou outro na Liga Conferência. Se a sua forma se mantiver, poderá ser o jogador que o futebol checo procurava há muito tempo para o Campeonato da Europa. Ou seja, um médio ofensivo que consegue lidar com situações difíceis e não tem problemas de produtividade.