Os seis estreantes da convocatória do Brasil
Metade dos estreantes na lista conquistou a Taça do Brasil com Dorival em 2023, pelo Tricolor: o guarda-redes Rafael, o central Beraldo e o médio-defensivo Pablo Maia. Outro velho conhecido do treinador entre as novidades é o médio João Gomes, campeão da Libertadores e da Taça do Brasil pelo Flamengo em 2022.
O central Murilo e o avançado Savinho completam o leque de estreantes na Seleção para os particulares contra Inglaterra e Espanha, em 23 e 26 de março. O último ficou em evidência pelo ótimo desempenho no Girona, sensação de LaLiga nesta temporada, e é o mais jovem do seleto grupo.
Rafael
O guarda-redes ganhou a confiança de Dorival no São Paulo. Juntos, eles conquistaram a Taça do Brasil do ano passado. Nesta temporada, Rafael voltou a ser destaque pelo Tricolor como peça fundamental no título da Supertaça do Brasil sobre o Palmeiras. Com a taça, ele se tornou o maior vencedor de títulos nacionais da história do país.
Antes de defender o Tricolor, o guarda-redes de 34 anos defendeu Cruzeiro e Atlético Mineiro. Por lá, ele já havia conquistado sete troféus nacionais: três do Brasileirão (2013, 2014 e 2021), três da Taça do Brasil (2017, 2018 e 2021) e um da Supertaça do Brasil (2022), mas nunca como titular.
Beraldo
Com Dorival Júnior, Beraldo afirmou-se no São Paulo e tornou-se um dos principais destaques do Tricolor na temporada passada. Campeão da Taça do Brasil, ele despertou o interesse do PSG, que o contratou por 20 milhões de euros, a maior transferência de um zagueiro na história do futebol brasileiro.
No PSG, Beraldo já soma 11 jogos, com título da Supertaça da França em apenas três dias de clube. O defesa de 20 anos está a ser titular com frequência sob o comando do técnico Luis Enrique.
Murilo
A presença na lista de Dorival coroa duas ótimas temporadas de Murilo na defesa do Palmeiras. Ao renovar com o clube no início deste ano, o jogador de 26 anos deixou claro que a convocatória para a Seleção era seu "maior sonho" e uma meta para 2024.
Além da solidez defensiva, Murilo chama a atenção pelo poderio ofensivo: foram 16 golos nos dois primeiros anos pelo Verdão. Formado pelo Cruzeiro, o central fez parte do elenco bicampeão da Taça do Brasil em 2017 e 2018. Ele ainda passou duas temporadas no Lokomotiv Moscovo, da Rússia, antes de chegar ao Palmeiras.
Pablo Maia
Outro que trabalhou com Dorival Júnior no ano passado e foi campeão da Taça do Brasil, Pablo Maia é, talvez, o mais questionado na lista do novo técnico da Seleção. Apesar disso, o médio de 22 anos é um atleta sólido no elenco tricolor, com 129 jogos, sete golos, três assistências e três títulos.
Maia já esteve ligado a uma possível transferência para o futebol inglês, mas seguiu no São Paulo. No ano passado, quando Dorival ainda estava no Tricolor, o treinador rasgou elogios ao atleta e disse que esperava vê-lo com a camisola do Brasil. Sonho realizado.
João Gomes
Há duas semanas, João Gomes chamou a atenção por fazer os dois golos da vitória do Wolverhampton sobre o Tottenham em Londres. Mas o sucesso do médio vai muito além disso. O jovem explodiu ao ser titular absoluto do Flamengo em 2022, com os títulos da Libertadores e da Taça do Brasil — justamente sob o comando de Dorival.
João Gomes, de 23 anos, se encaixa nas características de um médio moderno: além de marcar muito bem, destaca-se pela qualidade com a bola no pé. O nível no Fla rendeu uma transferência de 18,7 milhões de euros para os Wolves, onde também se firmou como titular.
Savinho
De todas as surpresas, esta era a que gerava mais expectativa. Savinho, de 19 anos, é um dos destaques na impressionante campanha do Girona em LaLiga, com 7 golos e 7 assistências em 26 jornadas. Com dribles, velocidade e participações decisivas, o ponta chamou tanta atenção que deve se transferir para o Manchester City na próxima temporada.
Formado pelo Atlético Mineiro, Savinho foi vendido ao Grupo City em junho de 2022. No papel, o atacante pertence ao Troyes, mas nunca jogou pelo conjunto francês. Passou uma temporada no PSV, dos Países Baixos, antes de chegar ao Girona. O jovem foi titular da Seleção Sub-20 no último Mundial da categoria, em 2023, com um golo e três assistências em cinco jogos.