Seleção sub-21 vence particular na Roménia com golos de Afonso Sousa e Pedro Neto
Recorde aqui as incidências do jogo
O domínio português foi claro desde os primeiros minutos perante a Roménia que vai acolher o próximo Campeonato Europeu em conjunto com a Geórgia - entre 21 de junho e 08 de julho -, com muita mobilidade na frente de ataque composta por Francisco Conceição, Henrique Araújo e Pedro Neto.
Era uma questão de tempo até as redes abanarem e Francisco Conceição até as fez mexer, mas do lado errado com um remate à malha lateral. Aos 24 minutos, Pedro Neto trabalhou bem dentro da área e serviu Afonso Sousa que teve demasiado tempo e espaço para escolher onde colocar a bola. Com um remate em arco ao poste mais longínquo, o médio do Lech Poznan inaugurou o marcador.
A confiança fez sobressair o talento e qualidade dos jovens portugueses: logo a seguir, Francisco Conceição fugiu pela direita e, de trivela, lançou Henrique Araújo na área, o avançado deixou um adversário para trás, mas na hora de rematar falhou o alvo.
De qualquer das formas, o segundo golo apareceu minutos depois por intermédio de um jogador que, convenhamos, já está a mais nos sub-21 e fez questão de o provar. Pedro Neto, três vezes internacional A, recebeu descaído pela esquerda, fletiu para o meio e, fora de área, rematou com o pé direito - o seu pior -, ao poste mais longínquo, imitando o que já tinha feito anteriormente Afonso Sousa.
A falta de eficácia impediu um resultado mais volumoso e até no apito final, visto que a Roménia aguentou o 0-2 até ao apito final. Ainda assim, convém ressalvar as alterações promovidas por Rui Jorge ao intervalo.
Saíram oito, entraram oito e mais nenhuma mudança foi feita no decorrer do encontro. Tomás Esteves, Nuno Tavares, Tiago Dantas, Fábio Vieira, André Almeida, David Costa, Vitinha e Fábio Silva foram a jogo e só o capitão Alexandra Penetra, Tomás Araújo - no eixo - e o guarda-redes Samuel Soares se mantiveram em campo.
Os dois avançados e Fábio Vieira estiveram particularmente em evidência, criando várias oportunidades, mas o resultado não se alterou até ao apito final, apesar de Tomás Esteves ainda ter visto um golo anulado por fora de jogo. Ficam bons sinais antes do Europeu arrancar em junho... com uma ligeira preocupação para a falta de eficácia.
Na terça-feira, Portugal vai receber a Noruega na Póvoa de Varzim, às 19:00.