Southgate revela carinho especial pela Escócia apesar da rivalidade desportiva
A Escócia não vence os Três Leões desde 1999, mas vai para o confronto de terça-feira perante o público do Hampden Park, em Glasgow, cheia de confiança, à medida que se aproxima da qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano.
Os homens de Steve Clarke venceram os cinco jogos de apuramento para o Euro-2024, incluindo em casa contra a Espanha e fora contra a Noruega de Erling Haaland. Clarke acredita que o teste de enfrentar a Inglaterra é uma "referência" do progresso da sua equipa.
E Southgate está ansioso por saborear o ambiente hostil de Hampden, apesar de já ter tido uma admiração pela Escócia.
"É horrível o que vou dizer aqui antes de amanhã (terça-feira), mas eu torcia pela Escócia em 1978 porque não tínhamos nos apurado", disse o técnico inglês: "Depois, voltámos a jogar em 1982 e, de repente, para mim, a Inglaterra passou a ser o centro das atenções."
"Conheci muitos dos ex-jogadores ao longo dos anos, trabalhei com alguns deles, joguei com alguns deles. É um jogo fabuloso. Sei que se trata de uma rivalidade e que as pessoas terão receio de que isso ultrapasse os limites, mas é uma rivalidade desportiva brilhante e um jogo fantástico para participar."
A Inglaterra lidera o confronto direto com 48 vitórias contra 41, mas tem sido ainda mais dominante nos últimos tempos.
A vitória da Escócia por 1-0 em Wembley há 24 anos, no play-off do Euro-2000, que a Inglaterra ainda venceu por 2-1 no agregado, foi a única vez que os Três Leões perderam desde 1986.
As seleções enfrentaram-se pela última vez no Euro-2020, quando um confronto na fase de grupos terminou em num nulo.
A Inglaterra chegou à final dessa competição, perdendo nos penáltis para a Itália, enquanto a Escócia não conseguiu chegar à fase eliminatória no seu primeiro grande torneio em 23 anos.