60 anos da Bundesliga: Wolfgang Overath vê a fundação como um golpe de sorte
O tricampeão do mundo sublinhou que a Bundesliga "fez com que os jogadores evoluíssem e os moldasse, para que pudessem desenvolver as suas personalidades muito melhor do que antes".
Até então, pouco se sabia sobre as cinco ligas superiores como as divisões mais altas. Em contrapartida, a Bundesliga tornou o futebol interessante para toda a Alemanha.
"A seleção nacional também beneficiou com isso. Na minha opinião, vivemos os melhores momentos de sempre da nossa seleção nos Campeonatos do Mundo de 1966, 1970 e 1974 - com o vice-campeonato em Inglaterra, o terceiro lugar no México e a conquista do título no Campeonato do Mundo em casa", afirmou a estrela de longa data do meio-campo do Colónia, que jogou pelos Geißböcken a 24 de agosto de 1963, quando tinha 19 anos, numa vitória por 2-0 sobre o 1. FC Saarbrücken, e marcou um golo.
Beckenbauer como a cara da Bundesliga
Para Overath, o jogador mais notável da história da Bundesliga foi o "Kaiser" Franz Beckenbauer (Bayern de Munique e Hamburger SV).
"Até hoje, Franz Beckenbauer é para mim o rosto e a personalidade mais marcante da Bundesliga - não só como pessoa, mas também como, de longe, o melhor jogador que já tivemos na Alemanha", afirmou.
Overath sabe que deve muito ao futebol da Bundesliga. "Em retrospetiva, foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. O futebol abriu-me todas as portas! E deu-me a oportunidade de fazer do meu maior passatempo a minha profissão desde o início da Bundesliga", explicou Overath, que mais tarde foi também presidente do Colónia.