A corrida ao prémio de melhor marcador de 2023: quem vai terminar em primeiro?
A pouco mais de uma semana do final do ano de 2023, a corrida para o prémio de melhor marcador do ano civil não poderia estar mais acesa, com o número de candidatos a estar reduzido a quatro nomes. O inglês e o francês dominam com pouca margem sobre alguns dos seus principais perseguidores (Cristiano Ronaldo e Erling Haaland). Contas feitas, Kane e Mbappé terminaram o ano com 52 golos, seguidos por Haaland e Cristiano, ambos com 50, mas ainda vom jogos por disputar.
O caso do português é um pouco especial porque compete na Liga Profissional Saudita, onde o nível é muito mais baixo do que na Europa, apesar da adição de jogadores como Sadio Mané, Karim Benzema e Jordan Henderson. O pentacampeão da Bola de Ouro tem três jogos pela frente até o final do ano, todos eles em competições nacionais (contra Al Ettifaq, Al Ittihad e Al Taawon).
Esta quarta-feira, Kane marcou um golo na vitória do Bayern em Wolfsburgo (1-2), ao passo que Kylian Mbappé, em dia do 25.º aniversário, bisou no triunfo do Paris SG sobre o Metz (3-1), ficando ambos empatados no número de golos no ano civil.
Uma batalha vertiginosa
O Manchester City, por sua vez, ainda tem mais três jogos pela frente (a final do Mundial de Clubes contra o Fluminense e duas partidas da Premier League contra Everton e Sheffield United). Este é um contexto muito promissor para Haaland, embora se deva notar que o norueguês sofre de uma lesão de stress no pé e é dúvida. Se conseguir ultrapassar esta contrariedade, terá a oportunidade de subir ao topo da classificação.