Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antes do arranque da Bundesliga, as contratações mais importantes em cada uma das equipas

Claas Becker
Waldemar Anton é um dos reforços do Borussia Dortmund
Waldemar Anton é um dos reforços do Borussia DortmundČTK / imago sportfotodienst / Marco Steinbrenner/DeFodi Images
Durante a pausa de verão, as equipas têm não só tempo livre, mas também tempo para melhorar os seus plantéis. Embora nem sempre seja possível evitar a perda da sua estrela, os reforços direcionados podem melhorar toda uma época. O Flashscore analisou a janela de transferências e apresenta-lhe um novo reforço essencial para todos os clubes.

Bayer Leverkusen

Jeanuel Belocian - 15 milhões de euros - Stade Rennes

O Bayer Leverkusen chega à temporada como campeão alemão. Como melhorar um elenco que ganhou (quase) tudo no ano passado? Como melhorar um plantel que ganhou (quase) tudo no ano passado? Alejandro Grimaldo foi um dos melhores jogadores do ano passado, mas teve de jogar quase todos os jogos porque não havia alternativas. Por isso, Piero Hincapié foi muitas vezes opção para o flanco. Com as saídas de Timothy Fosu-Mensah e Josip Stanisic, o clube também perdeu mais alternativas no flanco defensivo.

Belocian pode agora dar resposta a essa necessidade e fê-lo de forma excelente na Supertaça. Como jogador versátil, o jovem de 19 anos também pode atuar numa linha de três na defesa, caso Jonathan Tah e/ou Odilon Kossounou saiam. No entanto, Aleix Garcia e Martin Terrier também devem desempenhar um papel importante nos planos de Xabi Alonso.

Estugarda

Deniz Undav - 26,7 milhões de euros - Brighton & Hove Albion

Era um dos grandes temas do verão: Deniz Undav vai ficar em Estugarda ou o seu clube de origem, o Brighton, vai manter-se firme e não vai deixar sair o avançado? Após semanas de negociações para a transferência, a decisão foi finalmente tomada: Undav está de regresso à Bundesliga.

Para o jogador de 28 anos, essa era a solução ideal e o Estugarda também ficará feliz por não perder mais um avançado de topo, depois de ter ficado sem Serhou Guirassy (Borussia Dortmund). Na Supertaça, continuou a marcar logo após entrar em campo como substituto.

Bayern de Munique

João Palhinha - 51 milhões de euros - Fulham

João Palhinha deveria ter-se mudado para o Bayern no verão passado. Na altura, a transferência do português não se concretizou à última hora - na altura, o jogador de 29 anos já estava em Munique há algum tempo. Agora, a segunda tentativa deu certo e os bávaros contrataram o "seis de ferro" que Thomas Tuchel exigia, trazendo assim um novo tipo de jogador para o miolo.

Numa posição que dividirá com Aleksandar Pavlovic, Konrad Laimer e possivelmente Joshua Kimmich, Palhinha traz um novo elemento ao jogo do Bayern com a sua fisicalidade e força nos desarmes.

RB Leipzig

António Nusa - 21 milhões de euros - Club Brugge

A venda de Dani Olmo ao Barcelona é uma perda difícil para o RB Leipzig, ainda que o produto da transferência possa facilitar o pagamento do empréstimo prolongado de Xavi Simons. No entanto, havia uma lacuna no plantel da Saxónia. Antonio Nusa está agora pronto para a preencher.

O norueguês de 19 anos fez uma boa primeira metade da época no Brugge e junta-se agora aos Red Bulls como um raio de esperança. Na Taça, deixou a sua marca com um golo logo após ter entrado em campo como suplente.

Borussia Dortmund

Waldemar Anton - 22,5 milhões de euros - Estugarda

É muito difícil escolher uma transferência de topo para o Dortmund esta época. Marco Reus (LA Galaxy) e Mats Hummels (livre) deixaram o clube no verão, deixando grandes lacunas. Mas enquanto o substituto do primeiro parece vir de dentro das próprias fileiras do clube, os vice-campeões europeus trouxeram um substituto na forma de Waldemar Anton.

O jogador de 28 anos chega ao Dortmund com a bagagem de uma boa temporada no Estugarda. No sábado, no jogo da Taça contra o Phönix Lübeck, mostrou que também tem faro para o golo, com apenas três minutos de jogo.

Eintracht Frankfurt

Can Uzun - 11 milhões de euros - Nuremberga

Quando um jovem de 18 anos joga a sua primeira época com os seniores e termina a Bundesliga 2 com o quinto maior número de golos, desperta interesse. Can Uzun teve de escolher entre a Alemanha e a Turquia no início da época, mas os clubes também estavam a fazer fila. No final, foi o Eintracht Frankfurt que levou a melhor.

Uzun ainda não marcou nenhum golo na sua preparação, mas se voltar a marcar na Bundesliga, na Taça e na Liga Europa, o clube poderá ter feito um excelente negócio.

TSG Hoffenheim

Adam Hlozek - 18 milhões de euros - Bayer Leverkusen

Quando Adam Hlozek chegou ao Bayer Leverkusen, há dois anos, tinha acabado de marcar 23 e 21 golos em duas épocas consecutivas na República Checa. Na Bundesliga, não conseguiu dar continuidade a esse registo - em parte porque a concorrência era muito forte. Na última temporada, mal ultrapassou a marca de 1.000 minutos em todas as competições.

No TSG Hoffenheim, deve ter mais chances, também porque Ihlas Bebou acaba de sofrer uma grave lesão no joelho. O 3-4-1-2 do Hoffenheim, recentemente privilegiado, também deverá servir melhor o checo do que o 3-4-3 mais amplo de Xabi Alonso.

Heidenheim

Paul Wanner - empréstimo - Bayern de Munique

Paul Wanner não teve tempo para jogar no Bayern e foi emprestado ao SV Elversberg no ano anterior. Depois de ter impressionado, o jovem de 18 anos pode agora tentar a sua sorte na Bundesliga. Eren Dinkci, que impressionou imediatamente no ano passado como um jovem jogador emprestado pelo Werder Bremen, mostra que pode ter encontrado o clube certo no 1. FC Heidenheim.

Para as eliminatórias europeias, Wanner também é uma excelente alternativa ao trio Jan-Niklas Beste (Benfica), Tim Kleindienst (Borussia M'Gladbach) e Dinkci (Friburgo), que deixaram o clube. O internacional alemão sub-20 também já fez o gosto ao pé na Taça.

Werder Bremen

Keke Topp - 2 milhões de euros - FC Schalke 04

Keke Topp, formado no Werder Bremen, regressa depois de três anos no Schalke. O jogador de 20 anos já disse que só sairia do Schalke para o Werder Bremen. Enquanto Topp poderá jogar numa liga superior no seu país, o conjunto de Bremen recupera um avançado clássico.

Com a saída de Niclas Füllkrug (Borussia Dortmund, atual West Ham United), o Werder Bremen perdeu um desses jogadores. A saída de Nick Woltemade (Estugarda) também será substituída em termos de pessoal. Marcou três golos na Taça.

Friburgo

Patrick Osterhage - 4,8 milhões de euros - VfL Bochum

Patrick Osterhage tornou-se um profissional experiente na Bundesliga nos últimos anos. De uma figura marginal no elenco do Bochum, o jogador de 24 anos tornou-setitular quase incontestável. Para o médio a transferência para o Friburgo é o próximo passo no seu desenvolvimento. Julian Schuster parece ter gostado da sua nova contratação e utilizou-o durante 90 minutos em Osnabrück.

FC Augsburgo

Samuel Essende - 4 milhões de euros - FC Vizela

Com a venda de Ermedin Demirovic (Estugarda), o Augsburgo perdeu 15 golos na Bundesliga em relação à época anterior. Este número de golos foi recuperado com Samuel Essende. O internacional da República Democrática do Congo, nascido em França, só se mudou para Portugal no ano passado, para o Vizela.

No entanto, como uma luz numa equipa em dificuldades, não conseguiu evitar a despromoção à Liga 2. Na sua estreia, deu uma indicação direta das suas capacidades após marcar um golo.

Wolfsburgo

Kamil Grabara - 13,5 milhões de euros - FC Copenhaga

O Wolfsburgo está a viver uma mudança de guarda-redes: após nove épocas no clube, Koen Casteels (Al-Qadsiah) deixou o clube no final da época. O seu substituto entre os postes é Kamil Grabara. O polaco de 25 anos, que chegou ao Liverpool FC como jogador jovem, encontrou uma nova casa no FC Copenhaga em 2021, após vários períodos de empréstimo.

Desde então, jogou 126 vezes pelos dinamarqueses, mantendo um total de 52 jogos sem sofrer qualquer golo. Garantiu a sua primeira clean sheet contra o TuS Koblenz.

Mainz 05

Kaishu Sano - 2,5 milhões de euros - Kashima Antlers

O Mainz também teve de lidar com uma grande perda: Leandro Barreiro (Benfica) deixou o clube a custo zero. Kaishu Sano deverá preencher esta lacuna.

O jogador de 23 anos foi titular no Japão durante duas épocas e está agora pronto para dar o próximo passo no Mainz. Jogou 120 minutos na Taça. Uma investigação sobre uma possível agressão sexual no Japão atrasou a chegada do jogador quatro vezes internacional pela seleção nipónica.

Borussia Mönchengladbach

Tim Kleindienst - 7 milhões de euros - 1. FC Heidenheim

Quando Tim Kleindienst jogou pelo Friburgo na Bundesliga pela primeira vez na temporada 2017/18, não se conseguiu muito: marcou apenas dois golos em 22 jogos. No entanto, no ano anterior, foi-lhe dada outra oportunidade no 1. FC Heidenheim e aproveitou-a ao máximo. Com os seus 12 golos e cinco assistências, ajudou o clube recém-promovido a entrar diretamente no futebol europeu.

No Borussia Mönchengladbach, o seu físico traz um elemento diferente ao jogo, o que faz dele o sucessor de Jordan.

Union Berlim

Laszlo Benes - 3 milhões de euros - Hamburgo

Com 13 golos e 11 assistências, Laszlo Benes desempenhou um papel importante na longa e boa temporada do Hamburgo. Não é de surpreender que o esloveno tenha despertado o desejo de ser contratado depois de ter falhado mais uma vez a promoção. Com a sua criatividade, Benes pode dar um novo fôlego ao ataque inofensivo do Union Berlin.

Na Taça, foi um dos jogadores mais criativos, atrás de Jordan. O lateral-esquerdo Tom Rothe também teria sido candidato ao título de melhor transferência.

Bochum

Dani de Wit - custo zero - AZ Alkmaar

Dani de Wit passou os últimos cinco anos a jogar no AZ Alkmaar, na Eredivisie, mas o ano passado foi a melhor época do médio-ofensivo: em 45 jogos, fez 12 golos e cinco assistências. No Bochum, deverá compensar a saída de Kevin Stöger. No entanto, a sua estreia foi um pouco adiada: uma suspensão de dois jogos da Eredivisie significa que não poderá jogar até à 2.ª jornada.

St. Pauli

Robert Wagner - empréstimo - SC Friburgo

Robert Wagner jogava no Friburgo desde 2017 e fez a sua estreia na Bundesliga em agosto de 2022. Depois de um excelente período de empréstimo no Greuther Fürth, juntou-se agora ao recém-promovido FC St. Pauli. É uma situação vantajosa para todos os envolvidos: o Fribugo empresta um jogador talentoso para a Bundesliga, Wagner pode dar o próximo passo e os Kiezkickers recebem reforço que pode efetivamente acrescentar.

Holstein Kiel

Tymoteusz Puchacz - valor desconhecido - Union Berlin

Apesar de o Holstein Kiel ter sido promovido no verão, perdeu Tom Rothe no final do seu empréstimo - e com ele as suas 10 assistências da época de promoção. No entanto, Tymoteusz Puchacz, emprestado pelo Union Berlin ao Kaiserslautern, também conseguiu esse feito na temporada anterior e quer provar o seu talento uma divisão acima. A linha defensiva de cinco jogadores com que Marcel Rapp joga também não é novidade para o polaco.