Antevisão Bundesliga: Dortmund enfrenta o Wolfsburgo em "teste de resistência"
O Dortmund, que perdeu o título para o Bayern de Munique no último dia da época passada, começou esta época de forma fraca para os seus padrões e foi derrotado por 2-0 pelo PSG na Liga dos Campeões a meio da semana. O clube ainda está invicto no campeonato, mas não conseguiu mais do que duas vitórias e dois empates, todos eles contra equipas da metade inferior da tabela.
No sábado, os comandados de Edin Terzic enfrentam o Wolfsburgo, que parece renovado sob o comando do ex-técnico do Bayern, Kovac, agora no seu segundo ano na Auto City. O conjunto de Kovac, que é conhecido por ser disciplinador, venceu três das quatro partidas disputadas na temporada e está um ponto à frente do Dortmund na tabela.
No entanto, a equipa da casa tem a seu favor o facto de ter um registo recente dominante, não só no confronto direto com o Wolfsburgo, mas também contra equipas treinadas por Kovac. O Wolfsburgo ganhou apenas um dos últimos 16 jogos contra o Dortmund, desde a final da Taça da Alemanha de 2015, que os lobos venceram por 3-1.
Nesse jogo, Kevin de Bruyne, no seu último jogo pelo Wolfsburgo, arrasou o Dortmund, que também se estava a despedir do treinador Jurgen Klopp. O Wolfsburgo não vence no Signal Iduna Park, em Dortmund, desde 2012 e Kovac perdeu os quatro jogos disputados no local enquanto treinador do Wolfsburgo, Bayern e Eintracht Frankfurt.
Na quinta-feira, Kovac disse simplesmente que "a dada altura, estas séries vão chegar ao fim". Kovac apelou à sua equipa para "ser corajosa" no "teste de resistência", dizendo que "quando se age com medo em Dortmund, torna-se muito difícil".
O Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen e o RB Leipzig ocupam os três primeiros lugares da tabela, com apenas uma derrota entre eles. O Bayern de Munique, agora comandado por Harry Kane, pode ter encontrado o seu adversário no empate de 2-2 da passada sexta-feira com o impressionante Leverkusen de Xabi Alonso, que lidera a tabela devido à diferença de golos.
Já o RB Leipzig, comandado pelo ex-jogador do Dortmund, Marco Rose, está em destaque com 19 golos marcados e apenas cinco sofridos em seis partidas disputadas nesta temporada.
A observar: Victor Boniface (Bayer Leverkusen)
Victor Boniface é um dos muitos jogadores que levaram o Bayer Leverkusen ao topo da tabela.
O jogador de 22 anos, que se estreou com a camisola da Nigéria em setembro, tem quatro golos e duas assistências em apenas quatro jogos no Campeonato Alemão.
O Leverkusen assumiu um risco ao contratar Boniface, que teve duas lesões graves no joelho no início da carreira. Com a equipa de Xabi Alonso invicta no topo da tabela da Bundesliga - e Boniface em boa forma -, parece que o risco está a valer a pena.
Principais números
Uma em 17: O Bochum venceu apenas uma das últimas 17 partidas contra o Bayern de Munique, desde 2004.
Oito em quatro: O avançado Serhou Guirassy, do Estugarda, marcou oito golos em quatro jogos do Campeonato Alemão nesta temporada - apenas três a menos do que os 11 que marcou na temporada passada.
18 meses: O Union Berlin, participante da Liga dos Campeões, perdeu as duas últimas partidas consecutivas no Campeonato Alemão - a sequência mais longa em um ano e meio.
Jogos (14:30, exceto quando indicado)
Sexta-feira
Estugarda - Darmstadt (19:30)
Sábado
Augsburgo - Mainz, Bayern de Munique - Bochum, Borussia Mönchengladbach - RB Leipzig, Borussia Dortmund - Wolfsburgo, Union Berlin - Hoffenheim, Werder Bremen - Colónia (17:30)
Domingo
Bayer Leverkusen - Heidenheim, Eintracht Frankfurt - Friburgo (16:30)