Antevisão Bundesliga: Leverkusen conta com brilhante Grimaldo para aumentar a série de vitórias
A equipa de Xabi Alonso venceu os seus dois jogos no campeonato este ano e somou 12 vitórias nos últimos 14 jogos da Bundesliga, assumindo o controlo da corrida pelo título com 48 pontos, e abrindo uma diferença de quatro pontos sobre o segundo classificado, o Bayern Munique.
O Leverkusen tem encontrado soluções ofensivas até agora, apesar da ausência do seu artilheiro Victor Boniface, que foi afastado por alguns meses após uma cirurgia devido à lesão no músculo adutor no início de janeiro, durante as férias de inverno.
Uma das chaves para o sucesso do Leverkusen este ano tem sido o espanhol Grimaldo, cuja habilidade e versatilidade o levaram a orquestrar o meio-campo e também a marcar golos.
Grimaldo marcou sete golos e fez outras oito assistências, incluindo o último golo da vitória por 3-2 sobre o RB Leipzig, na semana passada, quando cobrou um canto para Piero Hincapie marcar.
O avançado Patrik Schick, que deve ser titular mais uma vez, fará sua 100.ª partida na Bundesliga e poderá marcar o seu 50.º golo no campeonato, já que balançou as redes em todas as quatro partidas contra o Gladbach até agora.
Mas o Leverkusen, muitas vezes acusado de ser uma equipa sem mentalidade vencedora e apelidado de "Neverkusen" pela sua incapacidade de conquistar títulos, está agora invicto há 27 jogos consecutivos em todas as competições desta época.
O Bayern, que busca o 12.º título consecutivo, reduziu a vantagem do Leverkusen com uma vitória por 1-0 sobre o Union Berlim no jogo adiado de quarta-feira.
Durante a maior parte do jogo, o Bayern Munique pareceu um pouco mais afiado do que na surpreendente derrota de domingo por 0-1 em casa contra o Werder Bremen, mas ainda assim esteve longe do seu melhor, desperdiçando oportunidades antes de marcar no início da segunda parte, pelo português Raphael Guerreiro.
"Sinto que o nosso desempenho (contra o Union) foi completamente diferente do de domingo contra o Werder", disse o treinador do Bayern, Thomas Tuchel, após a vitória de quarta-feira. "O Werder teve contra-ataques desde o início".
O Bayern, no entanto, não terá uma tarefa fácil contra o rival bávaro Augsburgo este sábado, já que os anfitriões venceram as duas últimas partidas em casa contra os campeões.
O terceiro classificado Estugarda, que com 34 pontos está a 10 do Bayern Munique, recebe o RB Leipzig, quarto classificado, com 33.
Os dois, juntamente com o quinto classificado Borussia Dortmund, também com 33 pontos, estão a lutar por um lugar entre os quatro primeiros, que lhes dará acesso à Liga dos Campeões na próxima época.