Antevisão Bundesliga: RB Leipzig desafia o invicto Bayer Leverkusen
Foi a primeira derrota em casa da temporada para a equipa do treinador Marco Rose, que indicou antes do jogo contra o Leverkusen que o resultado está a incomodar a equipa e espera que a sua equipa mostre uma reação.
A Red Bull Arena do RB Leipzig, duas vezes vencedor da Taça da Alemanha, é normalmente um terreno muito complicado. O Manchester City, o Real Madrid e o Borussia Dortmund foram todos derrotados na Saxónia e o Bayern de Munique não vence um jogo neste estádio desde 2021.
Os bávaros estão atualmente a quatro pontos do líder Leverkusen, mas disputou menos um jogo. Liderado por Harry Kane, o Der Rekordmeister espera impedir o Leverkusen de conquistar o primeiro título da liga.
O Leverkusen está atualmente sem três jogadores por causa da Taça Africana das Nações (CAN) e, no sábado passado, quase perdeu dois pontos contra o Augsburgo. No quarto minuto dos descontos, Ezequiel Palacios, a passe da revelação Alex Grimaldo, marcou o único golo da partida. O internacional neerlandês Jeremie Frimpong jogou os 90 minutos e espera-se que esteja presente desde o início também no sábado.
Pouco antes da CAN, o melhor marcador do clube, Victor Boniface, lesionou-se gravemente e o Leverkusen terá de lidar sem o nigeriano até abril. Mas, mesmo sem alguns jogadores essenciais, Rose considera a equipe de Alonso uma grande ameaça. O alemão só tem elogios para o seu colega, chamando-lhe "um grande homem, mas acima de tudo um vencedor, que transfere o gene da vitória para os seus jogadores".
O Leipzig foi a primeira equipa a defrontar o novo Leverkusen de Alonso no fim de semana de abertura da Bundesliga. Perdeu o jogo fora de casa por 2-3, enquanto apenas uma semana antes havia vencido o Bayern por 3-0 e conquistado a Supertaça.
O avançado do Leipzig, Lois Openda, concordou com o seu treinador e disse que Alonso era um grande médio como jogador, com os seus passes e assistências. "Como treinador também é bom, o que está a fazer agora com o Leverkusen é de topo."
O Bayern, que visita o Werder Bremen no domingo, é quem está mais próximo do Leverkusen e vai ter um desafio historicamente favorável contra o Werder, que ganhou pela última vez contra o Bayern (5-2) em 2008, liderado por um jovem Mesut Özil (um golo, duas assistências).
Por outro lado, o Dortmund visita o Colónia e tenta não deixar aumentar a diferença de quatro pontos para o Leipzig. O Colónia é o penúltimo classificado e venceu apenas dois jogos do campeonato esta época. Ultimamente, o Dortmund tem dificuldades no campeonato alemão, tendo vencido apenas dois dos últimos oito jogos. A equipa do treinador Edin Terzic espera que o regresso de Jadon Sancho aumente as suas hipóteses de conquistar três pontos. Sancho marcou dois golos e preparou dois nos seus últimos quatro jogos.