Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão da Bundesliga: Bayern e Leverkusen com invencibilidade à prova

AFP
Xabi Alonso, atual treinador do Bayer Leverkusen e antigo jogador do Bayern
Xabi Alonso, atual treinador do Bayer Leverkusen e antigo jogador do BayernAFP
O Bayern Munique defronta o Heidenheim este sábado, com a tarefa inadiável de tentar travar o ímpeto da equipa que já disputa com o Bayer Leverkusen o título da Bundesliga desta época.

Bayern e o habilidoso Bayer Leverkusen, treinado por Xabi Alonso, antigo médio do Real Madrid e do Liverpool, chegam a este fim de semana como as únicas equipas invictas do campeonato.

O Leverkusen, que recebe o Union Berlim no domingo, lidera a tabela, com 28 pontos em 30 possíveis, dois a mais que o Bayern, segundo colocado, e com cinco pontos a mais que o Estugarda, terceiro classificado.

O Bayer Leverkusen só perdeu pontos contra o Bayern, com um emocionante empate 2-2 em Munique, em setembro.

O Bayern chega ao jogo depois de se ter qualificado para os oitavos de final da Liga dos Campeões, graças a uma vitória por 2-1 sobre o Galatasaray na quarta-feira, graças a dois golos de Harry Kane. Mas a vitória teve um preço, com a perda do avançado Jamal Musiala devido a uma lesão no tendão de Aquiles.

As dúvidas de que a dupla de líderes é superior foram dissipadas no último fim de semana, com derrotas desanimadoras para o Estugarda, o Borussia Dortmund e o RB Leipzig.

O Estugarda foi derrotado por 0-2 pelo Heidenheim, a segunda derrota consecutiva desde que perdeu o craque Serhou Guirassy por lesão.

O Dortmund voltou a ser goleado pelo Bayern, perdendo em casa por 0-4, e quebrando a sua invencibilidade.

O RB Leipzig, detentor da Taça da Alemanha, não teve uma atuação muito habitual e perdeu por 0-2 para o Mainz, último classificado, permitindo à equipa da casa a sua primeira vitória da época.

O médio do Leverkusen, Granit Xhaka, que se juntou à equipa alemã, oriundo do Arsenal, no verão, disse ao Sportbild na quarta-feira que a sua "jovem equipa tinha a fome de alcançar algo grande" esta temporada.

No entanto, o capitão da equipa suíça recordou que "nunca nenhuma equipa conquistou o título após 10 jornadas".

Uma experiência que Xhaka conhece muito bem, depois de a sua equipa do Arsenal ter sido ultrapassada pelo Manchester City, depois de ter liderado durante grande parte da época passada da Premier League.

"Nós decidimos onde estamos no final da época. Temos de ganhar todos os nossos jogos - e depois as outras equipas podem fazer o que quiserem", disse Xhaka.

A equipa de Xhaka enfrenta o Union Berlim em casa, no domingo. O Union Berlim, que está numa fase negativa, não tem boas perspetivas: o Leverkusen venceu o jogo por 5 -0 na temporada passada.

A saudade de um descanso

Enquanto o Bayer Leverkusen, cinco vezes vice-campeão, sonha com o título inédito da Bundesliga, o Bayern, atual campeão, quer apenas descansar.

A equipa de Thomas Tuchel conseguiu manter o ritmo do Leverkusen, apesar da crescente lista de lesões, que inclui Musiala, que deve ficar afastado por várias semanas devido a uma lesão no tendão de Aquiles.

Após a vitória sobre o Galatasaray, Tuchel disse esperar que a sua equipa vença o Heidenheim e chegue ilesa à pausa internacional.

A pausa "é sensacional" do ponto de vista técnico, disse Tuchel.

"É possível tirar alguns dias de férias sem ficar com a consciência pesada", disse o treinador do Bayern, claramente sentindo-se mais seguro do que seu antecessor Julian Nagelsmann, que foi demitido enquanto passava férias na neve durante uma pausa internacional em março.

Classificação da Bundesliga
Classificação da BundesligaFlashscore

Fique de olho: Julian Brandt (Borussia Dortmund)

O médio Julian Brandt tem sido o grande responsável pela criatividade do Borussia Dortmund esta temporada, finalmente demonstrando o seu potencial, depois de ter dado alguns lampejos ao longo da carreira.

Antes da goleada de 0-4 sofrida pelo Dortmund com o Bayern, no sábado, Brandt havia marcado ou dado assistências em oito partidas consecutivas na Bundesliga.

Brandt apelou aos seus colegas de equipa para serem mais fortes, depois da derrota com o Bayern, e manteve-se fiel às suas palavras quando o Dortmund venceu o Newcastle por 2-0 na Liga dos Campeões, na terça-feira, marcando o golo que selou a partida.

O jogador de 27 anos elogiou o passe "sensacional" do colega de equipa Karim Adeyemi antes do golo e elogiou os seus companheiros de equipa por "não terem caído num buraco" após a goleada sofrida perante o Bayern.

Estatísticas principais

15 em 10: Harry Kane marcou 15 golos em 10 jogos do Bayern esta temporada.

14 em 8: Serhou Guirassy, do Estugarda, que pode voltar de lesão no jogo de sábado contra o Borussia Dortmund, está logo atrás do capitão da seleção inglesa, com 14 em oito jogos.

38: O Bayern tem 38 golos após 10 jogos, um recorde na Bundesliga. 23 deles foram marcados por Kane ou Leroy Sane.

Jogos da 11.ª jornada da Bundesliga

Sexta-feira

Borussia Mönchengladbach x Wolfsburgo (19:30)

Sábado

Darmstadt x Mainz (14:30)Augsburg x Hoffenheim (14:30)Bayern Munique x Heidenheim (14:30)Estugarda x Borussia Dortmund (14:30)Bochum x Colónia (17:30)

Domingo

Bayer Leverkusen x Union Berlin (14:30)Werder Bremen x Eintracht Frankfurt (16:30)RB Leipzig x Friburgo (18:30)