Bayern de Munique - Bayer Leverkusen: os melhores jogos da história
O primeiro
No dia 11 de agosto de 1979, o Bayer Leverkusen, que tinha sido promovido, teve de enfrentar o Bayern de Munique no início da 17.ª época da Bundesliga. O Leverkusen liderava por 2-0 aos doze minutos, graças aos golos de Bernd Dürnberger e Karl-Heinz Rummenigge, e o resultado final foi de 3-1. Perante 33-000 espectadores no Estádio Olímpico, o protagonista foi Paul Breitner, que participou em todos os golos do clube de Munique.
Espectro da Noruega
Ökland. Arne Ökland. Em 7 de março de 1981, o norueguês, sozinho, eliminou o Bayern por 3-0 com um hat trick. Até então, apenas Franz Brungs (1968), do Nuremberga, e Willi Reimann (1973), do Hannover, haviam conseguido tal feito.
Ökland reclamou um quarto golo que lhe foi atribuído pelo próprio árbitro - a bola só tinha batido na rede atrás da baliza. Depois, quis chamar a mulher para programar o gravador de vídeo e registar a sua gala. Mas a emoção fez das suas: Ökland não se lembrava do seu próprio número de telefone.
Vitória recorde
5-0 em 4 de setembro de 1982, a maior vitória do Bayern contra o Bayer. Rummenigge voltou a marcar, Dieter Hoeneß fez mesmo dois golos. "O Bayern como nos treinos", escreveu a Kicker, os visitantes sob o comando do antigo e bem sucedido treinador de Munique, Dettmar Cramer, eram "absolutamente de segunda classe".
Primeira na Bundesliga
A 1 de novembro de 1986, o Leverkusen venceu pela primeira vez o Bayern Munique, por 3-0. Ninguém suspeitava na altura que o Bayer iria estragar a época perfeita do clube de Munique e que esta seria a única derrota dos futuros campeões. 34 jogos sem perder - um feito só alcançado pelo próprio Bayer na mágica época de 2023/24. No outono de 1986, o herói foi Falko Götz, que marcou dois golos.
Golo dos sonhos
Lothar Matthäus colocou o Bayern no caminho da vitória com um remate de pouco menos de 20 metros para fazer 2-1 ao Leverkusen em 21 de novembro de 1992. O canto direto de Mehmet Scholl foi considerado o "Golo do Ano". "Podes tentar uma coisa destas mil vezes, mas só podes conseguir uma vez", disse Matthäus mais tarde.
Goleada de 97
Em 9 de março de 1997, também foram precisos três golos de um avançado do Bayer para vencer o Bayern - Markus Feldhoff deu ao Leverkusen a sua maior vitória até à data, por 5-2. Mas, também desta vez, algo correu mal no gravador de casa. "Alguém passou a cassete de vídeo que tinha o jogo todo", disse Feldhoff mais tarde ao 11Freunde. " Quem é que está por trás disso? Suspeito que os meus filhos - são ambos adeptos do Bayern", acrescentou.
Fernduell
A 20 de maio de 2000, o Leverkusen deslocou-se aos subúrbios de Munique para a missa da coroação. Com três pontos de vantagem sobre o Bayern, que defrontava o Bremen à mesma hora, e tendo em conta o seu adversário Unterhaching, o primeiro campeonato parecia uma formalidade na 34.ª jornada.
Mas Michael Ballack, por azar, marcou na sua própria baliza e Markus Oberleitner fez o resto. O Bayern sagrou-se campeão com uma vitória por 3-1 sobre o Werder e nasceu a imagem de "Vizekusen" do Bayer.
Final da taça
Houve também uma verdadeira final entre o Bayern e o Bayer no primeiro verão do coronavírus, a 4 de julho de 2020, para a Taça da Alemanha, em Berlim. O Bayern venceu por 4-2 perante as bancadas vazias, a caminho do sexto troféu.
Nagelsmann "out"
19 de março de 2023, o Bayern perdeu 1-2 em Leverkusen e a liderança da tabela para o Dortmund. "Em todo o caso, não foi isso que o Bayern de Munique fez", criticou o diretor desportivo Hasan Salihamidzic. Quatro dias depois, o técnico Julian Nagelsmann foi demitido.
A obra-prima
Quando o Bayern se deslocou a Leverkusen na 21.ª jornada da época 2023/24, o objetivo era claro. Uma vitória e o Bayern Munique estaria de volta ao topo da tabela. Mas tudo acabou por ser diferente. A equipa de Xabi Alonso mostrou ao Bayern todos os seus limites com uma vitória por 3-0 - e, dois meses depois, sagrou-se campeã alemã pela primeira vez.