Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bundesliga: Alejandro Grimaldo é o jogador do ano para o Flashscore

Claas Becker
Alejandro Grimaldo brilhou no Leverkusen
Alejandro Grimaldo brilhou no LeverkusenProfimedia
A temporada 2023/2024 da Bundesliga chegou ao fim e agora podemos relembrar os jogadores que se destacaram nesta temporada. Um jogador esteve a um nível particularmente alto: Alejandro Grimaldo.

O novo reforço de verão do Leverkusen, Grimaldo, foi eleito o melhor do ano na Bundesliga para o Flashscore. O prémio não é sem razão para o espanhol. Com 10 golos e 13 assistências, o lateral-esquerdo fez uma das melhores épocas da carreira. Apesar de já ser conhecido como um dos melhores laterais ofensivos antes da sua transferência para a Werkself, foi apenas sob o comando de Xabi Alonso que Grimaldo encontrou o toque goleador.

No Flashscore, o desempenho do jogador de 28 anos foi recompensado com regularidade. Grimaldo entrou no onze da semana da Bundesliga nada menos do que 12 vezes. Com um rating médio de 7,9, ele também tem sido consistentemente o melhor jogador da Bundesliga.

Grimaldo terminou um total de 17 jogos com um rating de 8 ou superior. O melhor jogo foi o jogo fora de casa do Leverkusen contra o RB Leipzig, na 18.ª jornada. Grimaldo marcou dois golos na vitória do Leverkusen por 3-2 e foi eleito o melhor jogador da partida com um rating de 9.

Grimaldo foi quem fez mais assistências
Grimaldo foi quem fez mais assistênciasOpta by Stats Perform, AFP

No verão, Alejandro Grimaldo chegou ao Bayer Leverkusen a custo zero depois de terminado o contrato com o Benfica. O espanhol deveria compensar as saídas de Mitchel Bakker e Daley Sinkgraven na lateral esquerda. Mas compensar não é bem a palavra certa, porque Grimaldo é um tipo de jogador diferente.

Um tipo de jogador de que Xabi Alonso precisava, porque o espanhol queria manter a sua linha defensiva e ter um jogador que pudesse dar um impulso ofensivo mais forte. Quando a transferência foi anunciada, o diretor-geral Simon Rolfes descreveu-o como um "lateral ágil, muito forte" e também "capaz de marcar golos".

Grimaldo não precisou de muito tempo para se ambientar. Marcou o primeiro golo na segunda jornada e somou umas incríveis onze contribuições entre as jornadas 4 e 12. Era impossível imaginar o Leverkusen sem ele. Só falhou cinco minutos nas primeiras 28 jornadas.

Só saiu do banco duas vezes no final da época e até ficou de fora da convocatória uma vez. Os 2787 minutos em 3060 possíveis só foram superados pelo motor do meio-campo Granit Xhaka e pelo guarda-redes Lukas Hradecky.

Finalmente a seleção nacional

Alejandro Grimaldo foi reconhecido desde cedo como um jogador de grande talento, razão pela qual ingressou na equipa de juniores do FC Barcelona aos 12 anos. O lateral-esquerdo fez 21 jogos pela seleção nacional. No entanto, não conseguiu dar o grande salto na sua evolução e não foi considerado para a seleção principal. Esta situação não se alterou nem mesmo nos seus melhores anos no Benfica.

No entanto, após a sua transferência, Grimaldo aumentou o seu já bom portefólio e continuou a dar cartas no Leverkusen. O jogador de 28 anos provou o seu valor numa liga melhor e acabou por ser convocado para a seleção do seu país. Fez a sua estreia pela Espanha contra o Chipre, a 16 de novembro de 2023.

O que vem por aí?

Neste momento, parece não haver limites para Grimaldo. O espanhol*r parece ter muito a aprender com Xabi Alonso e encaixa perfeitamente no sistema. Sem surpresa, há rumores de interesse de outros clubes, incluindo o Bayern e os clubes ingleses Liverpool e Arsenal.

No entanto, uma transferência parece atualmente irrealista. Grimaldo acaba de se sagrar campeão e tem à sua volta uma equipa incrivelmente forte, com a qual Wirtz e Alonso parecem poder ficar. Se o espanhol decidir ficar, é provável que continue a tornar os portões da BayArena inseguros na próxima época.

Os números de Grimaldo
Os números de GrimaldoFlashscore