Bundesliga: Augsburgo surpreende Eintracht (2-1) Boniface salva Bayer na receção ao Dortmund (1-1)
Augsburgo 2-1 Eintracht Frankfurt
São já sete jogos sem perder para o Augsburgo, que este domingo ganhou na receção ao Eintracht. Por outro lado, o conjunto de Frankfurt não vence há três jornadas, o que faz com que as duas equipas fiquem separadas por apenas um ponto - 17 para o Augsburgo, 18 para o Eintracht.
Demirovic foi a grande figura do encontro ao fazer duas assistências para ajudar a construir a vantagem do Augsburgo. O jogador bósnio assistiu para o golo de Jensen (35 minutos) e para o de Iago (58 minutos), no entanto acabou por também ficar marcado pela negativa depois de falhar um penálti no último quarto de hora da partida.
O auto-golo de Dahmen (78 minutos) ainda relançou a partida, mas o Eintracht já não foi capaz de ir à procura do empate.
Bayer Leverkusen 1-1 Borussia Dortmund
Ainda não foi desta que a invencibilidade do Bayer Leverkusen chegou ao fim! O Dortmund esteve mais perto do que nunca de o conseguir, só que um golo de Boniface, perto dos minutos finais, evitou a primeira derrota do conjunto de Xabi Alonso.
Esta até podia ter sido uma semana de sonho para o Borussia Dortmund, que conseguiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões num grupo onde estão também Paris SG, Newcastle e AC Milan.
De resto, foi precisamente com um começo de sonho que o Dortmund chegou a Leverkusen. Golo de Ryerson, logo aos 5 minutos de jogo, a finalizar uma jogada coletiva de qualidade Champions, com um remate já no interior da área do Leverkusen.
O que se previa um jogo equilibrado, passou a ser uma partida disputada quase sempre no meio-campo do Borussia Dortmund, que recuou com a vantagem no marcador e passou a procurar o ataque por vias mais rápidas, através dos homens da frente.
Xhaka e Grimaldo (desta vez ficou em branco) foram os primeiros a tentar, mas o Bayer foi mesmo em desvantagem para o intervalo, apesar do golo de Florian Wirtz já nos descontos, que acabou anulado por fora de jogo.
Se foi desta forma na primeira parte, a segunda não mudou uma vírgula. Houve mais paragens, fruto de alguns duelos habituais num jogo de luta pelo título, mas poucas oportunidades. A primeira, e única, resultou no empate do Bayer.
Patrick Schick, ainda a recuperar da melhor fase pós-lesão, foi aposta de Xabi Alonso para chegar ao golo e teve papel fundamental na forma como constrói o lance do 1-1, finalizado por Boniface, em cima da linha de golo. Mantém-se a invencibilidade e mantêm-se os cinco pontos de diferença.
Mainz 0-1 Friburgo
O Mainz pode acaba a jornada 13 no último lugar da Bundesliga, embora a probabilidade de o Union Berlim vencer o Bayern de Munique sejam reduzidas.
Isto porque um golo de Gregoritsch, aos 70 minutos, bastou para que o Friburgo conseguisse regressar às vitórias para a Bundesliga, num jogo em que a equipa da casa até foi superior na primeira parte.
Ajorque, aos 17 minutos, falhou uma boa oportunidade para abrir o marcador a favor do Mainz, que só venceu uma vez esta época, em casa, frente ao RB Leipzig.
Depois de algumas ocasiões na primeira parte, Gregoritsch aproveitou uma sobra para fazer o único golo da partida.