Bundesliga: Bayer desperdiça chances com Gladbach (0-0), Bayern sofre para vencer Augsburgo (2-3)
Bayer Leverkusen 0-0 Bor. Monchengladbach
Após quatro vitórias consecutivas e um início perfeito após a pausa de inverno, o Bayer Leverkusen mostrou nervos de aço e acabou num empate sem golos com o Borussia Mönchengladbach. A equipa de Xabi Alonso foi poderosa e dominadora desde o início, mas não conseguiu converter em golos as melhores oportunidades criadas por Jeremie Frimpong e Alejandro Grimaldo.
O guarda-redes suplente Matej Kovar fez, surpreendentemente, a sua estreia na Bundesliga pelo Bayer. O checo, que até então só tinha jogado na Taça da Alemanha e na Liga Europa, substituiu o capitão Lukas Hradecky pela primeira vez no campeonato. Alonso falou em "competição saudável" e em treinar para o jogo dos quartos de final da Taçac ontra o Estugarda, no dia 6 de fevereiro.
Em comparação com a vitória no último minuto sobre o RB Leipzig (3-2), Nadiem Amiri substituiu o lesionado Exequiel Palacios, enquanto Robert Andrich substituiu o suspenso Jonathan Tah na defesa e também assumiu a braçadeira de capitão pela primeira vez. Para os visitantes, o técnico Gerardo Seoane pôde contar com Florian Neuhaus pela primeira vez desde o início de dezembro.
A superioridade do Leverkusen foi esmagadora no início do jogo. Em menos de 15 minutos de jogo, os favoritos já tinham mais de 85% de posse de bola e 228 passes certos, contra apenas 35 dos visitantes. Amiri, aos cinco minutos, Jonas Hofmann (18) e Florian Wirtz (19) por pouco não abriram o marcador.
Kovar, que chegou do Manchester United, teve de fazer a sua primeira defesa aos 22 minutos, após um remate de Luca Netz. No contra-ataque, Wirtz voltou a falhar o golo depois de uma combinação maravilhosa, travado por uma brilhante defesa do guarda-redes visitante, Moritz Nicolas.
O Borussia estabilizou o jogo e passou a atacar com mais frequência para aliviar a pressão. O remate de longa distância de Manu Kone (32) causou os primeiros problemas a Kovar, mas de resto o guardião de 23 anos teve uma noite tranquila.
Pela terceira vez na temporada, o Bayer foi para o intervalo com um empate a zero - e também perdeu as melhores oportunidades após o intervalo. Jeremie Frimpong não acertou duas vezes na bola, aos 57 e 59)
Augsburgo 2-3 Bayern Munique
O Bayern de Munique manteve a pressão sobre o líder da Bundesliga, o Bayer Leverkusen, ao derrotar o Augsburg na WWK Arena, mas precisou de sofrer nos instantes finais para garantir o triunfo.
O Augsburgo entrou melhor na partida e Demirovic assistiu Elvis para o 1-0, anulado por fora de jogo. A resposta dos bávaros não podia ter sido mais claro, com Pavlovic a estrear-se a marcar pelo Bayern na sequência de um pontapé de canto.
O golo fez a diferença a favor dos campeões e, depois de Harry Kane ter rematado à baliza, o Bayern aumentou a vantagem. Exatamente cinco anos depois de se ter estreado na Bundesliga, Alphonso Davies assinalou a ocasião com o seu primeiro golo da época, batendo Finn Dahmen à distância, de pé direito, em cima do intervalo.
O Augsburgo voltou a entrar em campo bem na segunda parte, desta vez com algo mais tangível, quando Demirovic aproveitou o cruzamento de Kevin Mbabu e cabeceou ao poste mais distante, fora do alcance de Manuel Neuer, para reduzir a desvantagem.
Menos de 10 minutos depois, Kane colocou a bola no fundo da baliza graças a um simples toque na bola e, embora o golo tenha sido inicialmente anulado, uma revisão do VAR determinou que a bola tinha sido desviada para o seu caminho, restabelecendo a vantagem de dois golos da equipa bávara.
Um erro de Neuer acabou por resultar num penálti favorável ao Augsburgo, só que o guardião alemão redimiu-se ao defender a bola batida por Sven Michel.
Por incrível que pareça, uma falta cometida pouco depois por Thomas Müller deu aos anfitriões mais um penálti, desta vez convertido por Demirovic nos descontos.
Com a vitória, o Bayern reduziu a vantagem do Leverkusen para apenas um ponto no topo da tabela e tem pela frente uma visita decisiva à BayArena. Já o Augsburgo, com este resultado, cai para a 12.ª posição na tabela da Bundesliga, exatamente dez pontos acima da zona de descida e a dez pontos de uma vaga nas competições europeias.
Estugarda 5-2 RB Leipzig
Estugarda e Leipzig tinham começado o ano com duas derrotas, mas foi a equipa da casa, ainda sem Guirassy, a responder à crise. Com o avançado na CAN, o herói da partida foi Undav, que apontou um hat-trick e ajudou o Estugarda a segurar os lugares de Liga dos Campeões, aumentando a crise do RB Leipzig, que pode perder o quarto lugar.
Tanto o Leipzig como o Estugarda tentaram inicialmente manter-se fiéis a si próprios, apesar dos maus resultados. Como de costume, as duas equipas atacaram as defesas adversárias de forma agressiva e desde cedo - com pouco sucesso.
No entanto, foi uma situação de bola parada que acabou por conduzir ao sucesso. Na sequência de um canto, um cabeceamento de Dan-Axel Zagadou aterrou no braço estendido de Mohamed Simakan. O árbitro Sven Jablonski decidiu assinalar uma grande penalidade após a intervenção do VAR, que Millot converteu com segurança.
Em vantagem, o Estugarda ditou o ritmo da partida e não deu espaço ao Leipzig, que ainda reduziu depois do golo de Undav (30'), aos 32 minutos, por Sesko, mas não teve hipóteses na segunda parte.
O Estugarda manteve a pressão e foi imediatamente recompensado quando Leweling fez o 3-1. Openda voltou a reduzir para a equipa visitante, mas o Estugarda, com Undav em grande, sentenciou a partida (56' e 75').
Werder Bremen 3-1 Friburgo
O Werder Bremen continua o bom momento e aproximou-se do Friburgo na luta por um lugar nas competições europeias da próxima época.
A equipa da casa abriu o marcador logo aos 9 minutos, de penálti, mas também sofreu da mesma forma, por Grifo (28').
No segundo tempo, o Werder Bremen, confiante depois da vitória em Munique, aproveitou uma paragem na partida para voltar à liderança do marcador. Njinmah (53') e Malatini (90'+3) confirmaram o triunfo.
Hoffenheim 1-1 Heidenheim
O Heindenheim continua a pontuar e, pouco a pouco, parece cada vez mais traanquilo na tabela da Bundesliga.
Na deslocação ao terreno do Hoffenheim, que teve Jurásek no banco de suplentes, Dinkci (29') marcou primeiro, mas Kramaric, de penálti, fez o resultado final em cima do intervalo.
Com este resultado, o Heidenheim somou o terceiro empate consecutivo e está tranquilo no 10º lugar, com 23 pontos, menos dois do que o Hoffenheim, que ainda não venceu em 2024.
Wolfsburgo 1-1 Colónia
A partida entre Wolfsburgo e Colónia ficou marcado por um momento caricato que fez com que o jogo fosse interrompido para assistência ao árbitro assistente.
Numa primeira parte bem mais agitada do que a primeira, Alidou (38') abriu o ativo para o Colónia, mas Kevin Paredes (40') restabeleceu a igualdade logo a seguir.
Com este resultado, as duas equipas continuam o péssimo momento. O Wolfsburgo não vence há quatro jornadas, enquanto o Colónia, em posição de play-off de descida, não vence desde 1 de dezembro.