Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bundesliga: Bayer Leverkusen soma e segue (2-1), RB Leipzig vence (2-0), Dortmund empata (1-1)

Amos Murphy, Ryan Fisher, Max Davis
Atualizado
A festa dos jogadores do Bayer Leverkusen
A festa dos jogadores do Bayer LeverkusenAFP
Com um golo e uma assistência de Amine Adli, o Bayer Leverkusen aumentou para oito pontos a sua vantagem no topo da tabela da Bundesliga, ao vencer o Heidenheim por 2-1 na Voith-Arena, aumentando a sua série invicta para 32 jogos e igualando o recorde do Bayern de Munique. Já o Borussia Dortmund empatou com o Wolfsburgo (1-1) e ficou ainda mais longe do pódio, enquanto o RB Leipzig venceu por 2-0 na receção ao Borussia Monchengladbach.

RB Leipzig 2-0 Borussia Monchengladbach

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Apesar da má fase no campeonato nacional, os pontos perdidos pelo Borussia Dortmund no início do dia significavam que o RB Leipzig tinha a oportunidade de reduzir a distância para os lugares de acesso à Liga dos Campeões, e não demorou muito. Logo aos dois segundos de jogo, Dani Olmo passou brilhantemente por Yussuf Poulsen e Ko Itakura bloqueou o remate, mas o golo inaugural não tardou. Olmo levou a equipa para a frente, permitindo que Poulsen fizesse o passe para Xavi Simons, e o vencedor do Golo do Mês da Bundesliga de janeiro fez a sua entrada em fevereiro com um belo remate aos 14 minutos.

O Gladbach conseguiu conter o fluxo de ataques e começar a impor-se no jogo. O resto do primeiro tempo teve poucas oportunidades, mas não faltaram grandes desafios, com Itakura e Loïs Openda, em particular, envolvidos em vários confrontos.

No início da segunda parte, a intenção dos visitantes era clara, e Jordan Pefok rematou de cabeça para o fundo da baliza, à procura do empate. Mas o jogo ofensivo deixava-os abertos na defesa e, pouco antes da hora de jogo, o Openda foi surpreendido por um contra-ataque rápido. O belga Xaver Schlager, após um lançamento longo, conseguiu ultrapassar Nicolas por fora da baliza e fazer um remate em arco, colocando a sua equipa a dois golos de distância e aproximando os comandados de Gerardo Seoane da quarta derrota consecutiva neste recinto.

Nathan Ngoumou quase encontrou o canto mais distante com um esforço, enquanto Jordan novamente não conseguiu direcionar o seu cabeceamento no alvo, mas acabou por ser um final confortável para o RB Leipzig, que poderia ter ido mais à frente por Benjamin Šeško.

O RB Leipzig prolonga a sua invencibilidade de sempre no confronto direto na Red Bull Arena, enquanto uma vitória do Union Berlim no início do dia significou que o resultado faz com que o Gladbach desça para o 14.º lugar, e não se pode dar ao luxo de continuar o que é o seu pior início de sempre numa Rückrunde da Bundesliga.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Heidenheim 1-2 Bayer Leverkusen

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Bayer Leverkusen lidera a Bundesliga, mas o Heidenheim é uma equipa que não respeita a sua reputação, como já demonstrou várias vezes esta época. A resistência dos anfitriões foi tão grande que foi preciso esperar até ao último lance da primeira parte para que os visitantes abrissem o marcador, com Jeremie Frimpong a faturar após um passe preciso de Adli. O 19.º golo do lateral foi o suficiente para dar à equipa de Xabi Alonso uma vantagem algo imerecida ao intervalo.

Frimpong continuou a ser a melhor opção ofensiva do Bayer Leverkusen. Logo no início do segundo tempo, o jogador de 23 anos acertou um remate de longa distância, à entrada da área, que passou por cima do travessão.

Depois de ter sofrido o segundo golo do Leverkusen até então, o Heidenheim começou a avançar e chegou mesmo a testar o guarda-redes Lukas Hradecky. Benedikt Gimber foi o responsável por rematar de fora da área, mas o finlandês não teve dificuldades para defender a tentativa. No lado oposto do campo, Florian Wirtz também esteve perto de marcar, mas a trave foi a única coisa que o impediu de marcar o segundo golo.

Mas o Leverkusen, como muitas equipas já descobriram esta época, é uma fera implacável e, a 10 minutos do fim, Adli marcou o segundo golo, decisivo para a equipa visitante. No final do jogo, os comandados de Xabi Alonso ainda tiveram um pouco mais de nervosismo, quando Tim Kleindienst marcou de cabeça, o que acabou por ser apenas um golo de consolação para o Heidenheim.

Com isso, o Bayer Leverkusen, que é chamado de "eterna dama de honra" do futebol alemão, chegou aos oito pontos de distância na liderança do campeonato. O Heidenheim, por sua vez, pode orgulhar-se do seu desempenho, já que continua a meio da tabela, numa impressionante temporada de estreia na primeira divisão alemã.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Wolfsburgo 1-1 Borussia Dortmund

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A invencibilidade do Borussia Dortmund no início de 2024 pode ter continuado, mas os "Black and Yellows" perderam ainda mais terreno para os três primeiros classificados, ao empatarem 1-1 com o Wolfsburgo na Volkswagen Arena.

Os visitantes, em boa forma, tiveram um susto logo no início da partida, quando Gregor Kobel fez uma defesa impressionante a remate de longa distância de Kevin Behrens, e Lovro Majer mandou a recarga para fora. Mas não demorou muito para que os Schwarzgelben voltassem a concentrar-se, abrindo o marcador logo aos oito minutos. Marcel Sabitzer abriu a defesa do Wolfsburgo para Marco Reus e, apesar do esforço de Koen Casteels, o guarda-redes belga só conseguiu desviar o remate de Niclas Füllkrug, que marcou o seu sexto golo em cinco jogos no campeonato.

O primeiro tempo foi interrompido por protestos dos adeptos contra a Federação Alemã de Futebol. Quando o jogo recomeçou, o Wolfsburgo voltou a lamentar as oportunidades desperdiçadas, com Kevin Paredes a não conseguir acertar no alvo com um cabeceamento que parecia mais fácil de marcar do que de falhar. O Dortmund estava a viver um momento de perigo e, já nos 12 minutos de descontos, Behrens voltou a estar perto do golo, mas desta vez foi travado pelo poste, mantendo-se a magra vantagem dos visitantes ao intervalo.

O intervalo pouco fez para conter a maré de ímpeto do Wolfsburgo e, pouco depois da marca da hora, a pressão dos anfitriões prevaleceu para chegar ao golo do empate. A defesa indecisa do Dortmund, na sequência de um canto, permitiu a Yannick Gerhardt um cabeceamento quase incontestado para colocar os homens de Niko Kovač em igualdade.

Edin Terzić esperou até ao minuto 79 para recorrer ao seu banco para mudar as coisas, mas trocar Reus por Salih Özcan sugeriu que o treinador do Dortmund estava satisfeito em segurar o que tinha, enquanto a sua equipa lutava para criar aberturas para um vencedor. O outro homem que entrou, Jamie Bynoe-Gittens, provocou Sabitzer aos 90 minutos, mas o austríaco mandou o seu remate por cima da barra, numa altura em que o jogo se encaminhava para o empate.

O Wolfsburgo está agora sem vencer há sete jogos, o que o deixa tão perto da zona de descida como dos lugares europeus, depois de ter sofrido o 17.º jogo sem vitória em 18 encontros com o Dortmund.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 22.ª jornada:

Hoffenheim 0-1 Union Berlim

Mainz 1-0 Augsburgo

Darmstadt 1-2 Estugarda