Bundesliga: Sancho assiste Reus no regresso ao Dortmund (0-3), Bayer no Palácio da liderança (0-1)
Darmstadt 0-3 Borussia Dortmund
O Dortmund começou com o pé no acelerador, e o recém-contratado Ian Maatsen quase fez uma assistência aos 20 minutos na estreia, mas Julian Brandt só conseguiu acertar no aniversariante Marcel Schuhen. No entanto, o médio teria outra oportunidade de abrir o marcador momentos depois, e desta feita, aproveitou.
Bynoe-Gittens trabalhou bem antes de oferecer o golo ao companheiro, que rematou de primeira para o canto mais longe, apontando o sexto golo no campeonato e o 13.º esta época, o que só reforça a sua influência na equipa.
O Darmstadt mostrou alguns lampejos de qualidade na primeira parte e poderia ter empatado quando o avançado Tim Skarke apareceu sozinho ao segundo poste após um belo cruzamento de Luca Pfeiffer, mas os anfitriões acabaram por recolher aos balneários em desvantagem. No início da segunda parte, Pfeiffer teve uma oportunidade para marcar, mas o remate de longa distância foi bem defendido por Gregor Kobel.
Os visitantes contaram com o regresso de Jadon Sancho, mas era o Darmstadt que estava a pressionar em busca do golo do empate, e quase o conseguiu aos 60 minutos, quando Kobel fez uma defesa de classe mundial a um remate de Pfeiffer à queima-roupa. O Dortmund acordou e Marcel Sabitzer viu Schuhen a travar o seu remate momentos depois.
Lançado na direita por Donyell Malen, Sancho voltou aos bons velhos tempos com um cruzamento que Marco Reus não desperdiçou para garantir os três pontos. Youssoufa Moukoko fez o resultado final com um belo golo nos descontos, ao trocar as voltas ao defesa antes de disparar contra a trave, com a bola a parar no fundo das redes.
Esta é apenas a segunda vitória do Dortmund nos últimos oito jogos para o campeonato e reacende a chama da esperança para os lugares da Liga dos Campeões, enquanto o Darmstadt continua à procura da primeira vitória na Bundesliga desde outubro e continua no último lugar.
Augsburgo 0-1 Bayer Leverkusen
O Leverkusen teve algumas dificuldades para vencer depois da pausa de inverno, mas acabou por ser feliz nos descontos.
Alejandro Grimaldo e Patrik Schick testaram Finn Dahmen, que ainda procura a sua primeira partida sem sofrer golos na Bundesliga na sua 30.ª participação na competição, logo nos primeiros instantes da partida.
Os recentes resultados positivos frente a equipas como o Eintracht Frankfurt e o Borussia Dortmund sugeriam que o Augsburgo não iria desistir tranquilamente perante os líderes do campeonato.
Ermedin Demirović rematou de fora da área com perigo, antes de Grimaldo atirar à barra de fora da área. Dahmen voltou a defender o cabeceamento de Robert Andrich antes do intervalo, segurando o nulo na primeira parte.
A falta de pontaria da equipa visitante manteve o equilíbrio no recomeço da partida e a melhor oportunidade do jogo não tardou a surgir para os anfitriões.
O sempre perigoso Demirović correu e passou por Lukas Hradecky, mas rematou para fora com a baliza à sua mercê, enquanto Phillip Tietz viu um golo ser-lhe anulado por fora de jogo. Com Wirtz em campo, o final da partida acabou por ser emocionante.
O Augsburgo não conseguiu evitar a derrota nos últimos minutos, quando Grimaldo entregou a Palacios e o médio rematou de primeira para o fundo das redes, mantendo o Leverkusen na liderança da Bundesliga.
RB Leipzig 0-1 Eintracht Frankfurt
O Leipzig, que dispensou no inverno os seus ídolos de longa data, Timo Werner (Tottenham Hotspur) e Emil Forsberg (New York Red Bulls), desesperou no primeiro jogo do novo ano, especialmente contra o guarda-redes alemão Kevin Trapp.
O Frankfurt, organizado de forma compacta e com uma linha defensiva de cinco jogadores, não demorou a chegar ao golo. Depois de um desvio, o lateral-esquerdo Niels Nkounkou enganou a defesa do Leipzig com um cruzamento que Knauff só teve de empurrar pela linha de fundo. O cenário perfeito para o Eintracht, que tinha entrado na expetativa.
Lois Openda (17' e 35') e Sesko (29') ainda ameaçaram o empate antes do intervalo, mas Trapp estava em tarde inspirada e conseguiu evitar a resposta da equipa da casa.
No segundo tempo, o RB Leipzig continua a dominar, msa voltou a desperdiçar ocasiões, com Trapp a defender os últimos remates de verdadeiro perigo, que pertenceram a Openda (65 minutos) e Henrichs (70).
Com este resultado, o Eintracht aproximou-se da zona de Liga dos Campeões e está a seis pontos do Leipzig, que ocupa o quarto lugar da Bundesliga.
Colónia 1-1 Heidenheim
Mesmo no primeiro jogo sob o comando de Steffen Baumgart, o Colónia não conseguiu dar o esperado golpe libertador. Apesar de um desempenho esforçado, não conseguiu passar do empate contra o Heidenheim na estreia de Timo Schultz como treinador. Davie Selke (29 minutos) deu a vantagem aos anfitriões, Marnon Busch (55) empatou no início da segunda parte. O Colónia continua assim, por enquanto, no último lugar da tabela.
Friburgo 0-0 Union Berlim
O Friburgo tem de se repreender por não ter convertido em golos as oportunidades de golo promissoras na primeira parte. Primeiro Grifo, aos 16 minutos, e depois Sallai, aos 31 minutos, desperdiçaram as melhores oportunidades de golo de cabeça.
Apesar do elevado nível de posse de bola, foram criadas muito poucas ações de perigo. Do outro lado do campo, o Union teve pouco para oferecer em termos ofensivos. Na defesa, no entanto, a situação foi aceitável. Na segunda parte, parecia que nenhuma das equipas queria correr riscos. No final, o jogo não merecia mais do que um empate sem golos.
Mainz 05 1-1 Wolfsburgo
Um empate que não ajudou ninguém: os candidatos à despromoção Mainz 05 e Wolfsburgo igualaram-se a um golo. Vaclav Cerny (12 minutos) tinha colocado os visitantes, que dominaram a primeira parte, na frente. O Mainz reagiu após o intervalo e empatou graças a um golo do capitão Silvan Widmer (61).