Bundesliga: Bayern Munique vence (0-1), Bayer Leverkusen empata (1-1), Dortmund cai reduzido a dez (3-1)
Bochum 1-1 Bayer Leverkusen
O Leverkusen foi a primeira a entrar em campo contra o Bochum, mas foi a equipa da casa que começou melhor. No entanto, a meio da primeira parte, o Leverkusen deu uma dura lição de futebol. Um momento de desconcentração na retaguarda do Bochum fez com que a bola fosse desviada por Florian Wirtz e Patrick Schick aproveitou a bola e rematou para o 1-0, aos 18 minutos.
A partir daí, os visitantes passaram a dominar a partida e tiveram muito azar de não dobrar a vantagem logo depois, quando Jeremie Frimpong obrigou Patrick Drewes a fazer uma bela defesa. O Bochum não estava fora do jogo e mostrou o seu perigo quando Moritz Broschinski aproveitou uma rotação da posse de bola e rematou à entrada da área. Lukáš Hrádecký, no entanto, estava à altura.
O Bochum tinha todas as condições para voltar a entrar no jogo, e fez um bom trabalho depois do intervalo. O Bochum parecia muito mais ameaçador no último terço, embora a criação de oportunidades claras continuasse a ser problemática. A 20 minutos do fim, Frimpong entrou pela direita e rematou forte para o fundo das redes, mas a bandeira de fora de jogo cortou-lhe a alegria.
O Leverkusen teve uma atuação algo incaracterística, com mais ênfase no prolongamento do jogo quando, na época passada, teria provavelmente tentado atacar. O jogo acabou por ser castigado de forma brutal nos últimos instantes da partida, quando Kōji Miyoshi aproveitou uma bola perdida na área e rematou para o 1-1, para frustrar os alemães e garantir apenas o segundo ponto na Bundesliga.
O atual campeão, Xabi Alonso, está agora a nove pontos do Bayern na liderança e não se pode dar ao luxo de perder muitos mais pontos se quiser defender a Meisterschale.
Mainz 3-1 Borussia Dortmund
As chances claras de golo não foram uma constante no início da partida, mas um momento de loucura de Emre Can abriu o jogo, quando o jogador do Borussia Dortmund atirou-se de forma imprudente em Lee Jae-sung fora da área. O lance resultou num cartão vermelho direto e numa falta que o coreano só conseguiu cabecear perto de Alexander Meyer. Como Lee havia marcado em cada um dos dois últimos confrontos do Mainz em casa contra o Dortmund, era um aviso que o Borussia deveria ter ouvido - mas não o fez, e Lee acertou em cheio alguns minutos depois, quando um cruzamento da esquerda caiu no pé de Anthony Caci, para Lee fazer o 1-0 aos 36 minutos.
Infelizmente para Lee, o “no ponto” tornou-se “na marca do penálti” apenas quatro minutos depois de marcar, quando perdeu a bola e derrubou Guirassy dentro da área, quando o Dortmund partiu para o ataque. O habitual marcador de penáltis, Can, já estava a tomar banho, mas Guirassy substituiu-o bem e rematou para o canto inferior esquerdo, apesar de Robin Zentner ter adivinhado corretamente, fazendo o 1-1 aos 40 minutos. Mas a igualdade não durou muito, pois no final do primeiro tempo, Danny da Costa correu e cruzou na cara do golo para Jonathan Burkardt enterrar a bola no canto superior direito, aos 45+3'.
Com o Mainz apenas dois pontos acima da zona de despromoção da Bundesliga e sem vencer há três jogos no campeonato, poucos esperavam que a equipa jogasse de forma tão positiva quanto no primeiro tempo. O Mainz levou esse ímpeto para a segunda parte, acabando por conseguir a importante vantagem de dois golos quando Phillipp Mwene encontrou Paul Nebel dentro da área, resultando no golo do médio através de um desvio, aos 54'.
O Dortmund precisava agora de um milagre para conseguir alguma coisa, e um trio de heróis do banco incluía Donyell Malen, que procurava o seu quinto golo da campanha - mas nem ele nem nenhum dos outros substitutos deram grande inspiração. O Mainz parecia ser o mais provável a marcar o quinto golo da tarde, com Nadiem Amiri a ter uma visão da baliza e a não conseguir testar Meyer.
Com o Mainz a sentir que o trabalho duro já estava feito, as chances começaram a esgotar-se, garantindo que não houvesse nenhum drama final para evitar que os 05ers abrissem uma diferença de cinco pontos em relação aos três últimos classificados. Para o Dortmund, o resultado é a pior estreia do clube na Bundesliga como visitante desde a temporada 1989/90.
St. Pauli 0-1 Bayern Munique
O Millerntor estava a saltar para anunciar a visita do campeão de todos os tempos da Bundesliga ao bairro de St. Pauli, em Hamburgo, pela primeira vez desde a sua campanha fracassada em 2011. Desta vez, os anfitriões foram encorajados por Dapo Afolayan, que tentou marcar mais um golo no primeiro tempo na vitória do último fim de semana contra o Hoffenheim.
A defesa do Bayern também se mostrou sólida, mas o conjunto de craques do Bayern quase sempre é o responsável pelo resultado. Aos 20 minutos, Jamal Musiala recuperou a bola sozinho e, a 30 metros de distância, fez um golaço.
A resposta dos comandados de Alexander Blessin foi imediata, com um remate de Karol Mets que mostrou a razão pela qual o clube chegou ao fim de semana como o que menos marcou. O Bayern, por sua vez, estava longe de ser o seu habitual talento e foi para o intervalo com apenas um golaço de Musiala para agradecer pela pequena vantagem. Harry Kane teve a sua primeira grande chance cinco minutos depois do intervalo, ao desviar o cruzamento de Dayot Upamecano para fora.
Os anfitriões continuaram a criar oportunidades ao longo da partida e o Bayern limitou-se a ter apenas meia oportunidade. Nikola Vasilj foi forte ao defender os remates de Leon Goretzka e Leroy Sané, o segundo dos quais com um excelente mergulho. O Bayern teve as suas oportunidades para garantir o 2-0 nos últimos minutos, mas acabou por não ter importância o facto de nem Musiala nem Kane terem conseguido converter as suas oportunidades claras.
A campanha na Liga dos Campeões pode não ter começado da melhor forma, mas o Bayern só conseguiu superar os 26 pontos conquistados na Bundesliga nesta fase em três temporadas da sua história.
O St. Pauli tinha tudo para se manter na primeira divisão esta época, mas pode orgulhar-se do seu esforço, apesar de ainda não ter marcado qualquer golo nos cinco jogos que disputou em casa.