Bundesliga: Dortmund cai com o Augsburgo (2-1), RB Leipzig dá a a volta ao Friburgo (3-1)
Augsburgo 2-1 Borussia Dortmund
A precisar de uma resposta após a desmoralizante derrota por 5-2 na Liga dos Campeões, em que desperdiçou uma vantagem de dois golos sobre o Real Madrid, o Dortmund começou da melhor maneira possível. Algumas interações entre Donyell Malen e Serhou Guirassy culminaram com o internacional neerlandês a receber uma bola na área, permitindo-lhe bater uma finalização de primeira para além de Nediljko Labrović para dar ao Borussia Dortmund a sua primeira liderança fora de casa na Bundesliga esta época.
Tendo perdido cada um dos seus três jogos anteriores na Bundesliga após jogos europeus a meio da semana, um golo inicial era exatamente o que era necessário para acalmar os nervos.
Aos 25 minutos de jogo, os visitantes pareciam ter o controlo total da partida, dominando a posse de bola e mantendo o Augsburgo à distância. No entanto, em contra-ataque, Alexis Claude-Maurice foi lançado por um jogador de fora da área e acertou o canto inferior direito do da baliza, evitando o braço de Gregor Kobel para fazer o 1-1, aos 25 minutos.
O golo pouco alterou o rumo do jogo, com o Borussia Dortmund a continuar a pressionar a defesa dos anfitriões, embora sem grande sucesso até ao apito para o intervalo.
Na segunda parte, Emre Can desempenhou um papel indesejado no terceiro golo do jogo, pouco depois do recomeço, desviando um cruzamento do Augsburgo para Claude-Maurice, que rematou de primeira para o poste mais distante, fazendo o 2-1 aos 50'.
No segundo tempo, a equipa de Nuri Şahin não teve muitas ideias, com poucas oportunidades, até que Jamie Gittens rematou ao poste a 10 minutos do fim.
O Dortmund não conseguiu criar oportunidades claras de golo com regularidade, acabando por ser derrotado quando o estreante Almugera Kabar foi expulso pelo segundo cartão amarelo, já nos descontos.
Com a quarta vitória em 28 jogos (7 derrotas e 17 empates), o Augsburgo de Jess Thorup subiu para a 11.ª posição na tabela de classificação da Bundesliga, conquistando apenas a terceira vitória no campeonato.
O Dortmund, que continua sem vencer fora de casa, permanece em sétimo lugar, mas deve perder ainda mais terreno em relação aos lugares europeus imediatamente acima.
RB Leipzig 3-1 Friburgo
O confronto entre o segundo e o terceiro classificados antes do jogo de hoje promete sempre emoção, e as duas equipas desperdiçaram boas oportunidades nos primeiros 11 minutos. Primeiro, Loïs Openda rematou por cima depois de ter sido lançado por Benjamin Henrichs, e depois Junior Adamu driblou vários jogadores e rematou ao lado do poste.
O Friburgo não ficou desanimado com o falhanço e, poucos minutos depois, marcou o primeiro golo de uma equipa adversária na Red Bull Arena. Sem surpresas, foi o melhor marcador Ritsu Dōan que viu o seu cabeceamento ao poste mais distante chegar ao fundo da baliza, depois de ter sido escolhido por Vincenzo Grifo com um belo cruzamento - o seu sétimo golo em seis jogos do campeonato.
Surpreendentemente, este foi o único golo antes do intervalo, tendo em conta o número de oportunidades de ambos os lados, uma vez que o cabeceamento de Lukas Küble foi defendido por Péter Gulácsi, antes de o capitão do Friburgo, Christian Günter, ter atirado a bola para o poste oposto. Benjamin Šeško costuma marcar cedo para o Leipzig - cinco dos seus seis golos esta época foram marcados antes do intervalo - mas viu duas cabeçadas poderosas serem brilhantemente afastadas por Noah Atubolu.
Os anfitriões empataram imediatamente a abrir a segunda parte, com Willi Orbán a marcar em jogos consecutivos da liga pela primeira vez na sua carreira, ao bater uma bola perigosa de Henrichs. O Leipzig completou a reviravolta antes da hora marcada, quando Lutsharel Geertruida recebeu um passe de Openda e bateu Atubolu.
O belga - que marcou em ambos os jogos do campeonato na temporada passada - marcou o seu próprio golo, contornando Atubolu e rematando para a baliza vazia, após assistência do português André Silva.
O RB Leipzig continua invicto no campeonato, depois de uma vitória impressionante que o faz ultrapassar o Bayern de Munique na liderança, enquanto o Friburgo ainda não conseguiu vencer na Red Bull Arena, apesar de ter assumido a liderança hoje.