Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bundesliga: Dortmund cai com o Augsburgo (2-1), RB Leipzig dá a a volta ao Friburgo (3-1)

Fabio Duarte e Adam Clancy
A festa dos jogadores do Augsburgo
A festa dos jogadores do AugsburgoSEBASTIAN WIDMANN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Borussia Dortmund continua à procura da primeira vitória fora de casa na Bundesliga, depois de ter cedido a liderança ao Augsburgo, que venceu por 2-1 na WWK Arena. Já o RB Leipzig conseguiu prolongar a sua impressionante série invicta contra o Friburgo para 12 jogos, com uma vitória por 3-1 na Red Bull Arena, que o levou ao topo da tabela da Bundesliga.

Augsburgo 2-1 Borussia Dortmund

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A precisar de uma resposta após a desmoralizante derrota por 5-2 na Liga dos Campeões, em que desperdiçou uma vantagem de dois golos sobre o Real Madrid, o Dortmund começou da melhor maneira possível. Algumas interações entre Donyell Malen e Serhou Guirassy culminaram com o internacional neerlandês a receber uma bola na área, permitindo-lhe bater uma finalização de primeira para além de Nediljko Labrović para dar ao Borussia Dortmund a sua primeira liderança fora de casa na Bundesliga esta época.

Tendo perdido cada um dos seus três jogos anteriores na Bundesliga após jogos europeus a meio da semana, um golo inicial era exatamente o que era necessário para acalmar os nervos.

Aos 25 minutos de jogo, os visitantes pareciam ter o controlo total da partida, dominando a posse de bola e mantendo o Augsburgo à distância. No entanto, em contra-ataque, Alexis Claude-Maurice foi lançado por um jogador de fora da área e acertou o canto inferior direito do da baliza, evitando o braço de Gregor Kobel para fazer o 1-1, aos 25 minutos. 

O golo pouco alterou o rumo do jogo, com o Borussia Dortmund a continuar a pressionar a defesa dos anfitriões, embora sem grande sucesso até ao apito para o intervalo.

Na segunda parte, Emre Can desempenhou um papel indesejado no terceiro golo do jogo, pouco depois do recomeço, desviando um cruzamento do Augsburgo para Claude-Maurice, que rematou de primeira para o poste mais distante, fazendo o 2-1 aos 50'.

No segundo tempo, a equipa de Nuri Şahin não teve muitas ideias, com poucas oportunidades, até que Jamie Gittens rematou ao poste a 10 minutos do fim.

O Dortmund não conseguiu criar oportunidades claras de golo com regularidade, acabando por ser derrotado quando o estreante Almugera Kabar foi expulso pelo segundo cartão amarelo, já nos descontos.

Com a quarta vitória em 28 jogos (7 derrotas e 17 empates), o Augsburgo de Jess Thorup subiu para a 11.ª posição na tabela de classificação da Bundesliga, conquistando apenas a terceira vitória no campeonato.

O Dortmund, que continua sem vencer fora de casa, permanece em sétimo lugar, mas deve perder ainda mais terreno em relação aos lugares europeus imediatamente acima.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

RB Leipzig 3-1 Friburgo

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O confronto entre o segundo e o terceiro classificados antes do jogo de hoje promete sempre emoção, e as duas equipas desperdiçaram boas oportunidades nos primeiros 11 minutos. Primeiro, Loïs Openda rematou por cima depois de ter sido lançado por Benjamin Henrichs, e depois Junior Adamu driblou vários jogadores e rematou ao lado do poste.

O Friburgo não ficou desanimado com o falhanço e, poucos minutos depois, marcou o primeiro golo de uma equipa adversária na Red Bull Arena. Sem surpresas, foi o melhor marcador Ritsu Dōan que viu o seu cabeceamento ao poste mais distante chegar ao fundo da baliza, depois de ter sido escolhido por Vincenzo Grifo com um belo cruzamento - o seu sétimo golo em seis jogos do campeonato.

Surpreendentemente, este foi o único golo antes do intervalo, tendo em conta o número de oportunidades de ambos os lados, uma vez que o cabeceamento de Lukas Küble foi defendido por Péter Gulácsi, antes de o capitão do Friburgo, Christian Günter, ter atirado a bola para o poste oposto. Benjamin Šeško costuma marcar cedo para o Leipzig - cinco dos seus seis golos esta época foram marcados antes do intervalo - mas viu duas cabeçadas poderosas serem brilhantemente afastadas por Noah Atubolu.

Os anfitriões empataram imediatamente a abrir a segunda parte, com Willi Orbán a marcar em jogos consecutivos da liga pela primeira vez na sua carreira, ao bater uma bola perigosa de Henrichs. O Leipzig completou a reviravolta antes da hora marcada, quando Lutsharel Geertruida recebeu um passe de Openda e bateu Atubolu.

O belga - que marcou em ambos os jogos do campeonato na temporada passada - marcou o seu próprio golo, contornando Atubolu e rematando para a baliza vazia, após assistência do português André Silva.

O RB Leipzig continua invicto no campeonato, depois de uma vitória impressionante que o faz ultrapassar o Bayern de Munique na liderança, enquanto o Friburgo ainda não conseguiu vencer na Red Bull Arena, apesar de ter assumido a liderança hoje.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 8.ª jornada:

St. Pauli 0-0 Wolfsburgo

Estugarda 2-1 Holstein Kiel