Bundesliga: Estugarda deu um passo em frente no que toca ao estatuto
Na segunda-feira à noite, Jamie Leweling foi euforicamente celebrado em Munique após a estreia de sonho pela seleção nacional. No seu regresso à Allianz Arena, para o jogo de sábado contra o Bayern, o jogador do Estugarda vai ouvir assobios.
Leweling provavelmente não se importa, pois isso também mostra que o Estugarda há muito tempo se tornou um concorrente sério para o campeão alemão, que tem sido intocável durante anos. " Eles agora são um grande nome na Bundesliga", disse Thomas Müller, ídolo do Bayern, antes da partida contra o conjunto da Suábia
Desde que o Estugarda foi vice-campeão na temporada passada, o Bayern tem muito respeito pelo rival da Suábia. "O Estugarda ainda está na moda. Penso que todos os jogadores do VfB têm confiança e, por isso, será um jogo difícil em casa", sublinhou o capitão Manuel Neuer. A equipa do treinador Sebastian Hoeneß é levada "muito a sério, pois sabemos que é muito forte".
No entanto, o Estugarda teve um início de temporada apenas medíocre. Mesmo assim, "apesar de estarmos apenas em oitavo lugar, acho que o FC Bayern tem respeito por nós", disse Leweling, confiante.
Seleção como prova do sucesso
A ascensão é um exemplo do percurso de sucesso do Estugarda, do qual Julian Nagelsmann também beneficiou durante muito tempo. Para além de Leweling, Deniz Undav, Maximilian Mittelstädt, Alexander Nübel, Chris Führich e Angelo Stiller fazem parte da convocatória do selecionador nacional quando se prepara a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
No entanto, falar de uma mudança de guarda no futebol alemão seria um exagero. Apesar das retiradas de Müller e Neuer, o Bayern ainda conta com um bloco estável na Alemanha, incluindo o capitão Joshua Kimmich, Aleksandar Pavlovic, Jamal Musiala, Serge Gnabry e o lesionado Leroy Sane.
No entanto, nada disso terá importância no sábado. Há muito em jogo para as duas equipas no campeonato. O Estugarda, que conquistou nove pontos em seis jogos até agora, enfrenta a ameaça da mediocridade por enquanto, enquanto o Bayern está a lidar com a primeira crise sob o comando do novo técnico Vincent Kompany, depois de passar três jogos sem vencer, apesar de liderar a tabela. No entanto, Konrad Laimer "não está preocupado. Sabemos para onde queremos ir, estamos num caminho muito bom".
O treinador do Estugarda, Hoeneß, não pode dizer o mesmo. " Temos muito poucos pontos para estarmos satisfeitos e teria sido possível ganhar esses pontos", disse ele, mesmo que "a direção da viagem" estivesse certa. O sentimento de conquista em Munique seria ainda mais importante.
No entanto, isso também se aplica ao Bayern antes de um outono quente. Na próxima semana, o Bayern tem um confronto explosivo na Liga dos Campeões com o Barcelona e o antigo treinador Hansi Flick. O Estugarda tem de defrontar a Juventus na prova milionária. Será que Leweling ainda terá motivos para estar feliz depois disso?