Bundesliga: Estugarda vence Dortmund e iguala Bayern (0-1), Leverkusen mais perto do título (0-1)
Dortmund 0-1 Estugarda
O avançado Serhou Guirassy, do Estugarda, igualou o recorde do clube com mais golos marcados numa só época na Bundesliga. O seu 24.º golo no campeonato foi suficiente para condenar o Borussia Dortmund a uma derrota no Signal Iduna Park e fazer com que a equipa de Sebastian Hoeness se aproxime do Bayern de Munique.
Após uma meia hora de jogo de muita cautela de parte a parte, Karim Adeyemi criou a primeira oportunidade real de golo. O jogador de 22 anos fez uma jogada de velocidade e tirou Josha Vagnoman do caminho, mas não conseguiu finalizar para vencer a imponente figura de Alexander Nübel.
No início do segundo tempo, o Estugarda criou espaço para Jamie Leweling vislumbrar a baliza, mas o jogador de 23 anos acabou por falhar o alvo. Leweling acabou por se redimir do desperdício ao participar num contra-ataque incisivo, dando a Guirassy a oportunidade de abrir o marcador aos 64 minutos.
Depois de ver o seu companheiro de ataque marcar pelo quinto jogo consecutivo, Deniz Undav tentou acrescentar o seu próprio nome à lista de marcadores, desviando de cabeça o cruzamento convidativo de Leonidas Stergiou para obrigar Kobel a fazer uma defesa apertada.
Pese as tentativas para voltar ao jogo, o Dortmund não conseguiu impedir que a sua série de cinco jogos de vitórias chegasse ao fim. Os comandados de Edin Terzić estão fora dos quatro primeiros lugares devido à diferença de golos, enquanto o Estugarda está a sete pontos do terceiro lugar, depois de ter prolongado a sua série invicta no campeonato para 10 jogos, com a qualificação para a Liga dos Campeões pela primeira vez em mais de uma década cada vez mais próxima.
Union Berlim 0-1 Bayer Leverkusen
O Bayer Leverkusen ficou a três pontos do título inédito da Bundesliga ao vencer o Union Berlin, na capital alemã, quebrando assim o recorde de maior número de vitórias em uma única temporada (36).
Depois de ter chegado à final da Taça a meio da semana, Xabi Alonso mudou um pouco o seu grupo para que o Leverkusen pudesse dar mais um passo rumo ao título. O lateral Alejandro Grimaldo foi o primeiro a chegar perto da baliza do Union, com um remate de livre direto à entrada da área que Frederik Rønnow defendeu. Pouco depois, o guarda-redes do Union voltou a entrar em ação, reagindo de forma brilhante ao cabeceamento de Borja Iglesias por cima da barra, negando ao espanhol o seu primeiro golo pelo líder da Bundesliga.
Grimaldo ainda rematou à baliza, enquanto Robert Andrich também foi travado por Rønnow, antes de a primeira parte se transformar num caos nos últimos momentos. Primeiro, Robin Gosens recebeu o segundo cartão amarelo por uma rasteira a Nathan Tella, e o Leverkusen ganhou um penálti na sequência da falta. Christopher Trimmel foi considerado culpado de ter bloqueado um remate à baliza com o braço e, embora o lateral tenha escapado ao castigo pessoal, Florian Wirtz fez o Union pagar a fatura: 0-1.
Com a vantagem numérica e no marcador, o Leverkusen passou a fechar a defesa no seu próprio terço defensivo e soube preservar a vantagem pela margem mínima até ao apito final. As faixas de campeão podem ser encomendadas.
Heidenheim 3-2 Bayern Munique
O Heidenheim venceu o atual campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique, no primeiro confronto entre os dois clubes na Voith-Arena.
Num dos jogos mais importantes da história do Heidenheim, o domínio dos visitantes acabou por se fazer sentir sete minutos antes do intervalo, com Thomas Müller, a fazer a sua 700.ª aparição na competição, envolvido na construção do golo de Kane - 32.º golo do inglês na Bundesliga. O Bayern dobrou a vantagem poucos minutos depois, através de um cabeceamento de Gnabry.
Frank Schmidt fez mudanças na equipa do Heidenheim no intervalo para tentar jogar o segundo tempo de forma mais agressiva e o experiente técnico acabou recompensado. Aos 50 minutos, Kevin Sessa marcou o seu primeiro golo na Bundesliga e reduziu a diferença. O empate foi obtido apenas 86 segundos depois, através de Tim Kleindienst.
Kane esteve perto de marcar o segundo golo em várias ocasiões, mas a tarde era do Heidenheim. Kleindienst selou uma reviravolta memorável na segunda parte e mais uma desgraça para os homens do Bayern de Thomas Tuchel.
Friburgo 1-4 RB Leipzig
O RB Leipzig deu um passo importante na luta por uma vaga na Europa, depois de golear em Friburgo. A equipa de Marc Rose abriu caminho para o triunfo logo aos dois minutos, altura em que Haidara aproveitou um passe de Openda para fazer balançar as redes da baliza à guarda de Atubolu.
Openda foi mesmo a principal figura do desafio. O avançado belga dilatou a vantagem dos visitantes, aos 18 minutos, e bisou pouco antes do apito para o intervalo, com Holer a desperdiçar uma grande penalidade para reduzir a diferença pelo meio.
Na etapa complementar, Sesko complicou ainda mais a vida ao Friburgo, aos 54 minutos, assistido por Openda, e Grifo anotou o tento de honra dos visitados, aos 59, insuficiente para mudar o desfecho da partida.