Bundesliga: Grimaldo entre as duplas mais goleadoras da Alemanha
1) Harry Kane e Leroy Sané - Bayern - 32 golos
Era de esperar que o melhor marcador da Bundesliga estivesse nesta lista. O plantel do Bayern é demasiado forte para não ter, para além de Harry Kane, um jogador capaz de marcar golos.
Kane está a ter um excelente primeiro ano na Bundesliga. Com 24 golos em 21 jogos, o inglês é um flagelo para qualquer defesa. Se Kane mantiver este ritmo, chegará aos 39 golos. Isso o colocaria a um passo de igualar o recorde de Robert Lewandowski (41 golos).
Leroy Sané foi alvo de muitas críticas durante os seus anos no campeão alemão. Foi várias vezes acusado de imprudência ou de falta de empenho, mas esta época tudo está a correr bem. Com os oito golos esta época, já igualou os seus anos mais prolíficos da sua carreira na Bundesliga (2015/16 com o Schalke 04, 2022/23 com o FC Bayern de Munique). A dupla com Harry Kane não só funciona bem ao lado um do outro, mas também um para o outro.
2) Serhou Guirassy e Deniz Undav - Estugarda - 31 golos
A equipa surpresa da época está também surpreendentemente bem classificada nesta categoria. Com Serhou Guirassy e Deniz Undav na frente, o Estugarda está a viver um regresso aos melhores momentos da história do clube.
Foi uma surpresa para a maioria dos especialistas em futebol o facto de Serhou Guirassy ter começado tão bem na Bundesliga. Apesar da sua ausência devido a lesão e à CAN, o guineense é o segundo melhor marcador. Com 17 golos em 15 jogos, o Estugarda também tem outro jogador que marca mais do que um golo por jogo. Resta saber se o clube conseguirá manter o craque neste verão.
São poucos os jogadores que podemos classificar como late bloomers como Deniz Undav. Ainda em 2018, o avançado jogou na Regionalliga Nord pelo TSV Havelse e pela segunda equipa do Eintracht Braunschweig, antes de chegar ao Estugarda via Meppen, Saint-Gilloise e Brighton. O germano-turco teve um início lento nesta temporada e, na maioria das vezes, só pôde sair do banco de suplentes. Mas Undav impressionou nas últimas semanas e tornou-se um avançado forte, com e sem Guirassy, e é visto como um sério candidato à seleção de Julian Nagelsmann.
3) Loïs Openda e Benjamin Sesko - RB Leipzig - 21 golos
Em comparação com as duas primeiras duplas, Loïs Openda e Benjamin Sesko não marcaram tantos golos. Ainda assim, os dois jogadores recém-contratados contribuíram com a sua parte para a temporada do Leipzig até agora.
Depois de uma passagem pelo Brugge, Loïs Openda foi para o Vitesse, onde marcou 28 golos em dois anos e foi transferido para o Lens. Com 15 golos, o belga é responsável por quase um terço de todos os golos do Leipzig na Bundesliga esta época.
Benjamin Sesko transferiu-se para o RB aos 16 anos, embora para o Salzburgo. Depois de um período de empréstimo bem sucedido no FC Liefering, o esloveno tornou-se parte integrante da equipa de Salzburgo e acabou por se transferir para o Leipzig. Na linha de frente, onde Sesko disputava minutos com Yussuf Poulsen e Lois Openda, o atacante de 20 anos mostrou várias vezes o seu talento. Três dos seus seis golos esta época foram marcados nos últimos três jogos.
4) Niclas Füllkrug e Donyell Malen - Borussia Dortmund - 19 golos
A dupla Niclas Füllkrug e Donyell Malen não poderia ser mais diferente. Por um lado, Füllkrug, que lutou contra lesões durante toda a sua carreira e só atingiu o seu potencial nos últimos anos. Por outro lado, Malen foi reconhecido como um grande talento desde cedo, mas a sua aventura no Arsenal terminou após apenas dois anos na academia. O avançado mereceu a transferência para o Dortmund graças às boas prestações no PSV.
Muitos adeptos não compreenderam a transferência de Niclas Füllkrug para o BVB. O internacional alemão tornou-se uma estrela no Werder Bremen e era o favorito indiscutível. Alguns adeptos do Dortmund ficaram irritados por não terem feito o mesmo que os seus grandes rivais de Munique e terem trazido um avançado de 30 anos, sem experiência internacional, em vez de uma estrela. Mas Füllkrug está a provar aos críticos, semana após semana, o quão bom é. Em 2024, Fülle marcou cinco dos seus dez golos no campeonato nos últimos quatro jogos.
Donyell Malen está agora na sua terceira época de preto e amarelo e parece estar a melhorar a cada semana que passa. Com nove golos, já igualou o número de golos da época anterior e, tal como Füllkrug, está a fazer fogo no novo ano: contra o Colónia e o Friburgo, o neerlandês marcou dois golos.
5) Victor Boniface e Alejandro Grimaldo - Bayer Leverkusen - 18 golos
Mais uma dupla de reforços: enquanto Victor Boniface só apareceu no grande palco do futebol mundial na pré-temporada, Alejandro Grimaldo já atua em Portugal há anos. Ambos os jogadores escolheram o Die Werkself no verão e tornaram-se peças fundamentais da equipa.
Quando Boniface se transferiu para o Union Saint-Gilloise em 2022, pouca gente tinha ouvido falar dele. Um ano mais tarde, foi para o Bayer Leverkusen como o melhor avançado de uma equipa que quase se sagrou campeã belga e chegou aos quartos de final da Liga Europa. No sistema ofensivo de Xabi Alonso, o nigeriano é o atacante certo para aproveitar as assistências de todos os jogadores criativos ao seu redor. Com dez golos no campeonato, está a viver a melhor época da sua carreira até ao momento. Nem mesmo na Bélgica e na Noruega ele marcou tantos golos.
Uma das razões pelas quais Boniface está a marcar tantos golos é Alejandro Grimaldo. Embora o talento do lateral-esquerdo espanhol se tenha revelado mais nos trabalhos de preparação das jogadas, transformou-se subitamente num goleador no Leverkusen. Com oito golos esta época, Grimaldo pulverizou o antigo recorde dos tempos do Benfica (2021/22, 2022/23) em apenas 21 jogos.