Bundesliga: Kompany obrigado a recuperar o título para o Bayern
Os bávaros, campeões alemães e o clube mais rico do país, foram superados na última temporada pelo Bayer Leverkusen, que conquistou a Bundesliga e a Taça da Alemanha sem nenhuma derrota. Kompany, ex-jogador da seleção belga, que substituiu Thomas Tuchel no comando técnico, tem trabalhado para restaurar a ordem nas fileiras do Bayern e incutir confiança nos jogadores.
"No ano passado, a equipa tinha a mesma qualidade, mas a comunicação entre o treinador e os jogadores não era perfeita", disse o antigo capitão do Bayern e da Alemanha, Lothar Matthaus, numa mesa redonda com a imprensa internacional no início desta semana: "O Bayern significa 'somos uma família' e é assim que temos de viver dia após dia. Kompany é o treinador que pode trazer essa atmosfera de volta à equipa".
O Bayern gastou cerca de 100 milhões de euros para trazer o extremo Michael Olise do Crystal Palace e o médio defensivo João Palhinha do Fulham.
O Bayern também contratou o defesa Hiroki Ito do Estugarda para reforçar uma linha defensiva que sofreu demasiados golos durante a época passada.
"Tenho um sentimento positivo em relação a esta equipa que parece estar novamente inspirada e pronta para atacar", disse o diretor desportivo do Bayern, Max Eberl.
O Leverkusen, que manteve a maioria do seu elenco intacto e o técnico Xabi Alonso, não vai se deixar abater. A atitude de nunca desistir, que serviu tão bem na temporada passada, ficou evidente mais uma vez no sábado, quando o time marcou o gol de empate no final da Supertaça da Alemanha contra o Estugarda e conquistou o título nos penáltis.
"Em Leverkusen, a pressão é menor do que em Munique nesta temporada", disse Matthaus: "O Leverkusen não precisa de ganhar. O Bayern, depois das duas últimas épocas, não só tem de ganhar, como também tem de ter um bom desempenho. Isso é que é pressão".
O Leverkusen abre oficialmente a temporada da Bundesliga com o jogo de sexta-feira no Borussia Monchengladbach.
Para o surpreendente vice-campeão da temporada passada, o Estugarda , que perdeu Ito para o Bayern e o avançado Serhou Guirassy e o central Waldemar Anton para o Borussia Dortmund, a campanha será provavelmente mais difícil do que a anterior.
As chegadas de Anton, Pascal Gross e Maximilian Beier, que atuam na seleção alemã, podem devolver ao Dortmund a condição de candidato ao título, mas o clube terá de torcer para que Guirassy preencha a lacuna deixada por Niclas Fullkrug após a sua saída para o West Ham United.