Bundesliga: Leverkusen domina Eintracht e vai para a paragem na liderança (3-0)
Bayer Leverkusen 3-0 Eintracht Frankfurt
O campeão de inverno Bayer Leverkusen continuou a sua série mágica contra o surpreendente Eintracht Frankfurt e continua no topo da tabela durante o período festivo. A equipa de Xabi Alonso venceu por 3-0 neste domingo e manteve a invencibilidade no 24.º jogo da temporada.
Diante de 30.210 espectadores na lotada BayArena, Victor Boniface abriu o marcador (14') e ainda teve influência nos golos de Jeremie Frimpong (51') e Florian Wirtz (57'), que também acertou na trave (81'). O Eintracht, que na semana anterior tinha infligido a primeira derrota no campeonato aos campeões nacionais com uma sensacional vitória por 5-1, ocupa o oitavo lugar da tabela com 21 pontos.
Sem protestos dos adeptos, o ritmo aumentou na segunda parte
Alonso tinha exigido "velocidade máxima" e "duas vitórias" da sua equipa antes da curta pausa de inverno. Para o efeito, o espanhol voltou a contar com a sua equipa bem ensaiada no campeonato, depois da mega-rotação durante a semana na final da fase de grupos da Liga Europa contra o Molde FK.
O treinador visitante, Dino Toppmöller, só fez uma alteração na equipa titular em relação ao jogo com o Bayern - e foi obrigado a fazê-la. Niels Nkounkou substituiu o melhor marcador Omar Marmoush, que estava suspenso.
Nenhum dos adeptos aderiu ao boicote contra a DFL; em vez disso, a equipa do Bayer encenou uma coreografia completa com sonhos de títulos. A frase "Apenas um desejo, ano após ano, um dia ele vai tornar-se realidade" podia ser lida em toda a curva norte - no centro, um Grinch em tamanho grande sorria com o troféu de campeão.
Os golos eram inevitáveis neste duelo: nunca houve um empate sem golos em 76 jogos da Bundesliga e o Bayer havia marcado em todas as partidas da temporada. O Frankfurt começou agressivo e pressionou alto, mas foi o Leverkusen que marcou o primeiro gol - com a ajuda do Eintracht.
Os visitantes começaram por dar demasiado espaço a Wirtz, Boniface entrou na área sem ser incomodado e a bola passou por entre as luvas de Kevin Trapp.
Apesar de o Eintracht ter feito um bom jogo defensivo, não houve qualquer criatividade no ataque. Com exceção de um livre de Alejandro Grimaldo que acertou na trave (34'), o Bayer também não teve qualquer perigo de golo na primeira parte.
A situação mudou após o intervalo. Sob o olhar atento do diretor desportivo da seleção alemã, Rudi Völler, a equipa de Alonso aumentou o ritmo. O remate de Boniface foi desviado para o lado por Trapp e Frimpong só teve o trabalho de empurrar para fazer o 2-0. Wirtz fez o 3-0 após um lance individual desde a linha de meio-campo - desta vez, Trapp não teve chance.
Friburgo 2-0 Colónia
Os protestos continuam na Bundesliga, onde o jogo entre o Friburgo e o Colónia também foi palco de uma chuva de moedas de chocolate contra a decisão da Bundesliga em vender os direitos televisivos a um órgão internacional, o que obrigou à intervenção do pessoal do estádio para limpar a relva.
Quanto à partida, a equipa da casa venceu por 2-0, num jogo com um desfecho pouco previsível.
De facto, os homens de Streich, treinador do Friburgo, tiveram de esperar até ao último quarto de hora para encontrar os golos que desbloquearam o resultado, mas foi sobretudo a expulsão de Chabot a abrir caminho para o triunfo.
Aos 72 minutos, Gregoritsch desbloqueou a contenda, enquanto, segundos antes do apito triplo, foi a vez de Sallai sentenciar a partida.