Bundesliga: Leverkusen faz história (2-1), Bayern falha (4-2), Union salva-se (2-1) e Colónia desce (4-1)
Bayer Leverkusen 2-1 Augsburgo
Mais uma página de história em Leverkusen. Depois de vencer a Bundesliga pela primeira vez, o Bayer tornou-se na primeira equipa invicta na era do campeonato unificado na Alemanha.
A equipa de Xabi Alonso ainda tenta terminar a temporada invicta em todas as competições e para isso não pode perder a final da Liga Europa e da Taça da Alemanha, mas o primeiro objetivo está concluído, com uma vitória tranquila sobre o Augsburgo, num jogo em que o Leverkusen até descansou alguns jogadores como Wirtz e Xhaka.
Eleito rookie do ano na Bundesliga, Victor Boniface abriu o ativo ao aproveitar um erro da defesa do Augsburgo logo aos 12 minutos e antecipou mais um dia de festa em Leverkusen.
Antes da meia hora de jogo, Robert Andrich, convocado por Nagelsmann para o Euro-2024, fez o 2-0 em grande estilo, ao desviar de calcanhar na pequena área.
Na segunda parte, o jovem Mert Komur estreou-se a marcar pela equipa principal do Augsburgo com um remate à entrada da área, de pé direito, mas o golo não foi suficiente para acabar com a invencibilidade dos farmacêuticos.
Hoffenheim 4-2 Bayern Munich
Bem menos emotiva do que a despedida de outros nomes nesta última jornada da Bundesliga, Thomas Tuchel deixou o Bayern de Munique no terceiro lugar do campeonato, depois de permitir a reviravolta do Hoffenheim.
Com o Estugarda a fazer o seu trabalho, os bávaros até começaram bem ao marcar dois golos no espaço de apenas dois minutos - Tel fez o 0-1 aos 4' e Alphonso Davies marcou aos 6' -, mas a reação do Hoffenheim, que reduziu logo aos 8' por Beier, levou o Bayern para um inacreditável terceiro lugar da Bundesliga.
Uma segunda parte de loucos de Kramaric (68', 85' e 87') deu mais um golpe duro no Bayern Munique, que depois de vários anos a sagrar-se campeão da Alemanha acaba a época no lugar mais baixo do pódio.
Estugarda 4-0 Borussia Monchegladbach
O Estugarda acabou da melhor maneira uma época memorável na Bundesliga. Depois de confirmar o regresso à Liga dos Campeões, a goleada frente ao Borussia Monchegladbach e a derrota do Bayern Munique atirou o clube para o 2.º lugar do campeonato.
O inevitável Guirassy, figura da época em Estugarda, deixou a sua equipa com uma liderança confortável com um bis no espaço de oito minutos (23' e 31').
Na segunda parte, Jeong Woo-Yeong (75') e Silas (83') confirmaram a vitória do Estugarda, que recebeu boas notícias desde Hoffenheim para subir ao segundo lugar da competição na última jornada da temporada.
Union Berlin 2-1 Friburgo
O Union Berlim teve um dia dramático e emotivo na capital alemã, mas foi feliz com uma vitória pela margem mínima frente ao Friburgo, na despedida de Christian Streich.
Juranovic falhou uma grande penalidade perto do intervalo (38') e foi preciso sofrer para fugir ao lugar de play-off de despromoção, onde o Union se encontrava ao intervalo.
Pouco depois da saída de Diogo Leite (62') por problemas físicos, um golaço de Hollerbach, lançado à mesma hora, confirmou a permanência para o conjunto de Berlim numa época que começou na Liga dos Campeões.
No entanto, o jogo não podia terminar sem uma grande dose de drama, numa metáfora para o que foi a época do Union Berlim. Doan fez o empate aos 85 minutos e deixou os nervos à flor da pele, até que houve um penálti nos descontos favorável ao Union.
Volland, tal como Juranovic, falhou, mas Haberer foi o herói ao aproveitar a recarga para marcar o primeiro golo da temporada e salvar a equipa da capital (90'+2).
Heidenheim 4-1 Colónia
Depois de operar um grande milagre para vencer na receção ao Union Berlim por 3-2 depois de estar a perder por 0-2, o Colónia entrou ainda com esperanças matemáticas de conseguir a manutenção, mas está mesmo de volta à Bundesliga 2, cinco épocas depois da subida de divisão.
O Heidenheim, que contra todas as expectativas fez uma temporada tranquila, sentenciou o destino do Colónia com um golo de Dinkci (16 minutos) que ainda desviou num jogador da equipa visitante antes de entrar.
O avançado alemão fez o 2-0 aos 22 minutos e Sessa, aos 36', confirmou o triunfo do Heidenheim que confirmou o regresso do Colónia ao segundo escalão.
Werder Bremen 4-1 Bochum
Se o Union Berlim conseguiu salvar-se nos descontos, o Bochum, de Gonçalo Paciência, ainda vai ter de disputar o play-off de manutenção para conseguir garantir a permanência na Bundesliga.
O avançado português entrou aos 77 minutos para tentar salvar o Bochum, que precisava de um deslize do Union ou pelo menos de um ponto para subir ao 15.º lugar, mas não evitou a derrota em casa do Werder Bremen.
Friedl marcou aos 6 minutos de jogo, Jung (78'), Stage (80') e Schmidt (88') sentenciaram o triunfo do Werder Bremen, que terminou no nono lugar. Para o Bochum, que reduziu por Antwi-Adjei (85') há duelo decisivo frente ao Dusseldorf, 3.º classificado da Bundesliga 2.
Wolfsburgo 1-3 Mainz
O Mainz conseguiu um verdadeiro milagre e vai continuar na Bundesliga na próxima época. Depois de um começo de temporada terrível, a equipa de Bo Henriksen surpreendeu nesta reta final e venceu em casa do Wolfsburgo para garantir a manutenção.
Paredes ainda adiantou a equipa da casa (18'), mas Gruda (24'), van den Berg (71') e Burkardt (85') confirmaram a vitória da equipa visitante.
Dortmund 4-0 Darmstadt
Em Dortmund, com tudo decidido e a final da Liga dos Campeões em mente, o único objetivo da partida era mesmo assistir à despedida de Marco Reus da Bundesliga e da sua casa. E que dia memorável!
O internacional alemão, que vai deixar o clube onde estava desde 2012, teve direito a uma enorme coreografia junto dos seus adeptos, mas não deixou a homenagem apenas a cargo das bancadas.
O médio ofensivo assistiu Maatsen (30'), mas a cereja no topo do bolo foi este livre direto (veja o vídeo abaixo) que deixou o guarda-redes do já despromovido Darmstadt preso ao relvado para fazer o 2-0 e ser celebrado em ombros pelos jogadores e pelos adeptos do clube do coração.
A segunda parte teve um golo de Julian Brandt (72'), que não foi convocado para o Euro-2024, mas Reus foi mesmo o protagonista principal, ao sair aos 82 minutos debaixo de aplausos e com direito a guarda de honra dos colegas de equipa. Antes do apito final, Malen ainda sentenciou o marcador (88').
Eintracht Frankfurt 2-2 RB Leipzig
Em Frankfurt, o RB Leipzig já sabia que não podia passar do quarto lugar, mas tinha o objetivo de bater o seu próprio recorde de pontos na Bundesliga com uma vitória sobre o Eintracht.
O jogo até começou bem para a equipa de Marco Rose, que teve uma grande penalidade convertida por Xavi Simons (42 minutos), que tinha atirado ao lado na primeira tentativa mas teve oportunidade para repetir uma vez que o árbitro ainda não tinha apitado.
Na segunda parte, um potente remate de Benjamin Sesko (46') alargou a vantagem do conjunto de Leipzig, mas o Eintracht não desistiu de ir atrás do marcador para segurar o 6.º lugar, que dá acesso à Liga Europa. Hugo Ekitike fez o 1-2 de cabeça aos 60 minutos e Marmoush, após penálti cometido por Henrichs, resgatou o empate e segurou a posição.