Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bundesliga: Leverkusen sabe que a vitória em Leipzig é um passo importante rumo ao sonho

Xabi Alonso durante a partida do último fim de semana em Augsburgo.
Xabi Alonso durante a partida do último fim de semana em Augsburgo.Lukas Barth/AFP
É um dos choques do fim de semana, já que o líder Leverkusen se desloca à Red Bull Arena este sábado, no âmbito da 18ª jornada. O Leipzig já não parece ser um candidato ao título, mas a aposta é alta para o Bayer 04, que pode deixar sua marca vencendo outro cador da Bundesliga.

Não, certamente não é um jogo pelo título, pois obviamente ainda há muitos pontos a disputar até o final da temporada, mas vencer o RB Leipzig em casa seria um passo importante. O Bayer Leverkusen de Xabi Alonso pode agora ficar mais perto d*ao título da Bundesliga - um marco que, vale lembrar, nunca foi alcançado pela Werkself.

A classificação do Bayer Leverkusen
A classificação do Bayer LeverkusenFlashscore

Ainda invicto após 17 jogos, durante toda a primeira metade da temporada, o Leverkusen está tão bem quanto em 2009/10, quando a equipa - então treinada por Jupp Heynckes - acumulou um registo de 9 vitórias e 8 empates na segunda metade da temporada. O Hamburgo (1982/83), o Bayern de Munique (1988/89, 2013/14, 2014/15) e o Hoffenheim (2016/17) também conseguiram o mesmo feito.

Sim, não perder um único jogo do campeonato após 17 jornadas é um feito e tanto. Mas certamente não garante que será coroado campeão após 34 jogos. O HSV e o Bayern conseguiram-no, mas não a Werkself ou o TSG. Além disso, é preciso acrescentar que tanto Hoffenheim quanto Bayern 2014/15 perderam justamente na 18.ª jornada. O Hamburgo na 19.ª, o Bayern 1988/89 na 24.ª, o Leverkusen na 25.ª e o Bayern 2013/14 na 29.ª!

Se Xabi Alonso e os seus homens querem escrever um pouco mais de história na Bundesliga, então sabem o que têm de fazer. No entanto, é certo que o espanhol não tem qualquer vontade de se projetar para não perder de vista o mais importante: fazer boas exibições fim de semana após fim de semana.

E é provavelmente com esse espírito que o Leverkusen vai encarar a viagem a Leipzig. Apesar do prestígio do encontro (o quarto classificado recebe o líder), a ideia será jogar como habitualmente. Como vimos contra o Augsburgo na semana passada, os líderes da liga não estavam longe de sofrer um revés. Exequiel Palacios salvou a equipa nos últimos instantes, mas o conjunto Xabi Alonso foi pressionada durante todo o jogo. Por isso, os Saxões também podem causar problemas neste sábado.

Os próximos jogos do Bayer Leverkusen
Os próximos jogos do Bayer LeverkusenFlashscore

A equipa de Marco Rose não foi dominada no jogo da primeira voltae até merecia ter saído da BayArena com um ponto. Em termos de conteúdo, o conjunto saxão tem os recursos para causar problemas ao adversário. Basicamente, vários princípios idênticos regem o plano de jogo dos dois treinadores, e é assim que o Bayer Leverkusen parece vulnerável.

Intensidade com e sem bola, pressão efetiva, rigor e realismo - o RB Leipzig tem uma tarefa complicada pela frente. Mas os Roten Bullen já mostraram nesta temporada que são capazes de atuar em alto nível, sendo que o mais difícil é fazer isso durante 90 minutos. O Bayer Leverkusen é o líder após 17 jornadas.

Por enquanto, é difícil dizer se os comandados de Xabi Alonso vão conseguir vencer neste fim de semana, mas, por outro lado, ainda é muito cedo para colocar a carroça na frente dos bois.