Bundesliga: Os seis treinadores em estreia na época 2024/25
Vincent Kompany (Bayern de Munique)
Ele era o número quatro ou o número 44 da lista de desejos do Bayern de Munique? O belga não se importa. Kompany tem apenas 38 anos e, portanto, é mais novo do que o guarda-redes Manuel Neuer. Não há problema
Depois de dois anos no Burnley, com o qual foi primeiro promovido à Premier League e depois despromovido, o antigo central do HSV tem grandes objectivos: "Porque é que não havemos de querer ganhar tudo?" Depois de uma época sem títulos, o campeonato seria um começo.
Nuri Sahin (Borussia Dortmund)
O novo treinador do eterno rival Bayern tem apenas 35 anos. É uma promoção a uma velocidade recorde: em janeiro, o antigo profissional do BVB Sahin foi contratado como adjunto de Edin Terzic - agora é o chefe, embora até agora só tenha treinado o Antalyaspor.
Será que isso pode dar certo? "Aos 35 anos, Nuri é um treinador muito jovem, mas eu também era", disse recentemente um certo Jürgen Klopp.
Julian Schuster (Friburgo)
Por favor, nada de comparações com Christian Streich - é isso que o novo treinador quer, é isso que a equipa quer. Schuster trabalhou com o ídolo do Friburgo durante 16 anos, primeiro como jogador e depois como adjunto. Será que Schuster (39 anos) é uma versão mais jovem de Streich? Quem sabe.
"As pegadas dele devem nos mostrar o caminho, e queremos nos orientar por esse caminho - mas também seguir um novo caminho", diz o novo homem forte de Breisgau.
Bo Svensson (Union Berlin)
O dinamarquês foi o único dos seis novos treinadores que já esteve no comando da Bundesliga - de 2021 a 2023, no Mainz. Agora tem a tarefa de acalmar os Köpenickers após uma temporada turbulenta que viu Urs Fischer e Nenad Bjelica serem demitidos.
"Trata-se de manter as coisas boas que o Union tem feito ao longo dos anos", disse o treinador de 44 anos na sua apresentação.
Peter Zeidler (Bochum)
Aos 61 anos, finalmente treinador principal na Bundesliga: o Bochum contratou o suábio que estava St. Gallen como sucessor do interino Heiko Butscher. De 2008 a 2011, Zeidler já tinha sido adjunto de Ralf Rangnick no Hoffenheim, mudando-se agora para o Ruhrpott.
"Peter é um amante do futebol com muita energia e emoção", diz o diretor-geral do Bochum, Ilja Kaenzig.
Alexander Blessin (St. Pauli)
Depois da euforia da promoção, veio o choque: Sebastian Hürzeler foi contratado pelo Brighton, pelo que foi necessário encontrar um novo treinador. O St. Pauli encontrou a solução no Union Saint-Gilloise, clube parceiro dos seagulls.
"A condição física e o jogo com bola são cruciais para eu sobreviver na Premier League", disse o ex-técnico da formação do RB Leipzig ao assumir o cargo.