Bundesliga: RB Leipzig assalta 3.º lugar (3-1), Dortmund tropeça (1-1), Paciência marca (3-0)
RB Leipzig 3-1 Hoffenheim
Foi um último jogo em casa muito especial para Forsberg, que está prestes a transferir-se para os New York Red Bulls após nove anos em Leipzig. O sueco entrou em campo como suplente aos 66 minutos e marcou o importante golo do 2-1 quatro minutos depois. Segundo a imprensa, o sueco vai deixar o clube após o jogo de fim de época com o Werder Bremen, na terça-feira.
"Veremos quando e como, mas ele estará em campo", anunciou o treinador Marco Rose na véspera do jogo. No entanto, Forsberg ficou sentado no banco de suplentes, bem agasalhado, e viu o Leipzig aumentar a pressão. Apesar da superioridade do Hoffenheim, o conjunto de Rose teve apenas algumas oportunidades no início do jogo, até que Xavi Simons (17) testou o guarda-redes Oliver Baumann pela primeira vez.
Sem o goleador Wout Weghorst, lesionado, e sem Maximilian Beier, que estava de fora devido a uma infeção, o TSG teve de apostar nos contra-ataques. Andrej Kramaric (24) rematou para o lado de fora da baliza após uma dessas jogadas. No entanto, o Leipzig continuava a ser a equipa dominante. Yussuf Poulsen (30) poderia ter aberto o placard no frente a frente com o forte Baumann, mas Klostermann foi mais certeiro pouco depois.
Porque o RB Leipzig não converteu imediatamente a sua superioridade num segundo golo - depois de uma grande defesa individual de Baumann a remate de Xavi Simons (36), o Hoffenheim voltou a entrar no jogo com um pouco de sorte. Após um cruzamento de Robert Skov, o atacante Blaswich deixou passar a bola e Kabak aproveitou para restabelecer a igualdade.
Logo após o intervalo, o Leipzig continuou a mostrar mais garra, com Xavi a destacar-se como sempre com os seus dribles. Rose passou a pressionar em busca do golo da vitória, em parte devido à substituição de Forsberg. E, de facto, o jogador de 32 anos marcou com uma precisão gelada, após uma bela assistência de Lois Openda. Por fim, Simakan, aos 74, matou o jogo.
Ausgburgo 1-1 Borussia Dortmund
O Borussia Dortmund não conseguiu vencer uma partida que, no entanto, dominou. Na classificação da Bundesliga 2023/24, o clube do Ruhr pode ficar ainda mais atrás dos quatro primeiros colocados.
Desde o início, o Augsburgo mostrou empenho e vontade de tentar a sorte na tarde de sábado. Assim, foram eles que abriram o marcador após um erro da defesa do Borussia. Emredin Demirovic encontrou um caminho para o fundo da baliza de Gregor Kobel, aos 23 minutos.
Ainda no primeiro tempo, os visitantes acordaram e fizeram recuar o adversário. Não foi por acaso que Donyell Malen empatou aos 35 minutos. Só que foi o último golo do jogo. As duas equipas andaram para trás e para a frente até ao final do encontro sem conseguirem chegar à liderança. Finn Dahmen, o guarda-redes do Augsburgo, fez seis defesas. E se olharmos para as estatísticas gerais, foram efetuados 44 remates na WWK Arena.
Mas, no final, para Terzic e a sua equipa de Dortmund, pouco importava, pois precisavam de conquistar os três pontos depois de não vencerem no campeonato desde 25 de novembro.
Bochum 3-0 Union Berlim
Depois da eliminação europeia, o Union Berlim, de Diogo Leite, sucumbiu na 15.ª jornada da Bundesliga e segue em zona de perigo na tabela classificativa.
A equipa da casa chegou à vantagem em cima do apito para o intervalo, aos 45+5, por intermédio de Asano, e dilatou o resultado ainda antes da hora de jogo, por intermédio do avançado português Gonçalo Paciência.
O Union procurou reagir, mas acabou penalizado por uma falta de Diogo Leite no interior da área, que culminou numa grande penalidade que viria a ser convertida por Stoger, aos 78.
Darmstadt 0-1 Wolfsburgo
O Wolfsburg superou a decepção de um cartão vermelho precoce, quando Lacroix recebeu ordem de expulsão depois de travar a fuga para o golo de Luca Pfeiffer, aos 27 minutos, e venceu o Darmstadt no Merck-Stadion am Bollenfalltor.
O internacional croata Lovro Majer anotou o único golo da partida, que permitiu ao Wolfsburgo colocar um ponto final numa série de duas derrotas.
Mainz 0-1 Heidenheim
A campanha inaugural de Heidenheim na primeira divisão alemã continua a ir de vento em popa, depois de os homens de Frank Schmidt terem garantido uma vitória por sobre o combalido Mainz. O resultado amplia o péssimo início de temporada do Die Nullfünfer para apenas uma vitória em 15 partidas iniciais.
Marvin Pieringer marcou o golo que valeu o triunfo aos visitantes, aos 12 minutos, ao aproveitar uma assistência de Gimber.