Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bundesliga: RB Leipzig assalta 3.º lugar (3-1), Dortmund tropeça (1-1), Paciência marca (3-0)

Rodrigo Coimbra c/Eliott Lafleur e Claas Becker
Atualizado
Forsberg celebra o golo que guiou o RB Leipzig ao triunfo
Forsberg celebra o golo que guiou o RB Leipzig ao triunfoAFP
No jogo mais importante da 15.ª jornada, o RB Leipzig derrotou o TSG Hoffenheim e subiu provisoriamente ao terceiro lugar da tabela da Bundesliga. Já o Borussia Dortmund escorregou na visita a Ausburgo e o português Gonçalo Paciência marcou na vitória do Bochum sobre o Union Berlim.

RB Leipzig 3-1 Hoffenheim

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Foi um último jogo em casa muito especial para Forsberg, que está prestes a transferir-se para os New York Red Bulls após nove anos em Leipzig. O sueco entrou em campo como suplente aos 66 minutos e marcou o importante golo do 2-1 quatro minutos depois. Segundo a imprensa, o sueco vai deixar o clube após o jogo de fim de época com o Werder Bremen, na terça-feira.

"Veremos quando e como, mas ele estará em campo", anunciou o treinador Marco Rose na véspera do jogo. No entanto, Forsberg ficou sentado no banco de suplentes, bem agasalhado, e viu o Leipzig aumentar a pressão. Apesar da superioridade do Hoffenheim, o conjunto de Rose teve apenas algumas oportunidades no início do jogo, até que Xavi Simons (17) testou o guarda-redes Oliver Baumann pela primeira vez.

Sem o goleador Wout Weghorst, lesionado, e sem Maximilian Beier, que estava de fora devido a uma infeção, o TSG teve de apostar nos contra-ataques. Andrej Kramaric (24) rematou para o lado de fora da baliza após uma dessas jogadas. No entanto, o Leipzig continuava a ser a equipa dominante. Yussuf Poulsen (30) poderia ter aberto o placard no frente a frente com o forte Baumann, mas Klostermann foi mais certeiro pouco depois.

Porque o RB Leipzig não converteu imediatamente a sua superioridade num segundo golo - depois de uma grande defesa individual de Baumann a remate de Xavi Simons (36), o Hoffenheim voltou a entrar no jogo com um pouco de sorte. Após um cruzamento de Robert Skov, o atacante Blaswich deixou passar a bola e Kabak aproveitou para restabelecer a igualdade.

Logo após o intervalo, o Leipzig continuou a mostrar mais garra, com Xavi a destacar-se como sempre com os seus dribles. Rose passou a pressionar em busca do golo da vitória, em parte devido à substituição de Forsberg. E, de facto, o jogador de 32 anos marcou com uma precisão gelada, após uma bela assistência de Lois Openda. Por fim, Simakan, aos 74, matou o jogo.

As principais estatística da partida
As principais estatística da partidaOpta by Stats Perform

Ausgburgo 1-1 Borussia Dortmund

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Borussia Dortmund não conseguiu vencer uma partida que, no entanto, dominou. Na classificação da Bundesliga 2023/24, o clube do Ruhr pode ficar ainda mais atrás dos quatro primeiros colocados.

Desde o início, o Augsburgo mostrou empenho e vontade de tentar a sorte na tarde de sábado. Assim, foram eles que abriram o marcador após um erro da defesa do Borussia. Emredin Demirovic encontrou um caminho para o fundo da baliza de Gregor Kobel, aos 23 minutos.

Ainda no primeiro tempo, os visitantes acordaram e fizeram recuar o adversário. Não foi por acaso que Donyell Malen empatou aos 35 minutos. Só que foi o último golo do jogo. As duas equipas andaram para trás e para a frente até ao final do encontro sem conseguirem chegar à liderança. Finn Dahmen, o guarda-redes do Augsburgo, fez seis defesas. E se olharmos para as estatísticas gerais, foram efetuados 44 remates na WWK Arena.

Mas, no final, para Terzic e a sua equipa de Dortmund, pouco importava, pois precisavam de conquistar os três pontos depois de não vencerem no campeonato desde 25 de novembro.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Bochum 3-0 Union Berlim

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Depois da eliminação europeia, o Union Berlim, de Diogo Leite, sucumbiu na 15.ª jornada da Bundesliga e segue em zona de perigo na tabela classificativa.

A equipa da casa chegou à vantagem em cima do apito para o intervalo, aos 45+5, por intermédio de Asano, e dilatou o resultado ainda antes da hora de jogo, por intermédio do avançado português Gonçalo Paciência.

O Union procurou reagir, mas acabou penalizado por uma falta de Diogo Leite no interior da área, que culminou numa grande penalidade que viria a ser convertida por Stoger, aos 78.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats by Perform

Darmstadt 0-1 Wolfsburgo

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O Wolfsburg superou a decepção de um cartão vermelho precoce, quando Lacroix recebeu ordem de expulsão depois de travar a fuga para o golo de Luca Pfeiffer, aos 27 minutos, e venceu o Darmstadt no Merck-Stadion am Bollenfalltor.

O internacional croata Lovro Majer anotou o único golo da partida, que permitiu ao Wolfsburgo colocar um ponto final numa série de duas derrotas.

Mainz 0-1 Heidenheim

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A campanha inaugural de Heidenheim na primeira divisão alemã continua a ir de vento em popa, depois de os homens de Frank Schmidt terem garantido uma vitória por sobre o combalido Mainz. O resultado amplia o péssimo início de temporada do Die Nullfünfer para apenas uma vitória em 15 partidas iniciais.

Marvin Pieringer marcou o golo que valeu o triunfo aos visitantes, aos 12 minutos, ao aproveitar uma assistência de Gimber