Bundesliga: RB Leipzig goleia Ausburgo (4-0), Wolfsburgo de Tiago Tomás empata com Estugarda (2-2)
RB Leipzig 4-0 Augsburgo
Os empates sem golos consecutivos na Bundesliga deixaram os adeptos da casa ansiosos por um avanço no início da partida e, felizmente para eles, os homens de Marco Rose fizeram o primeiro golo aos 10 minutos. Will Orbán deu início a uma jogada inteligente com um passe para Loïs Openda, cujo remate encontrou Benjamin Šeško. O esloveno quebrou o seu jejum de golos no campeonato em grande estilo, batendo um defesa antes de rematar de longa distância para o fundo da baliza.
Parecia que as comportas se tinham aberto para Šeško, que duplicou a sua contagem no espaço de cinco minutos, ao subir mais alto para guiar o cruzamento de David Raum através da baliza e para lá do desespero de Nediljko Labrović.
O Augsburgo estava nas cordas, mas os visitantes tiveram a oportunidade de voltar à disputa quando Luthsharel Geertruida derrubou Dimitris Giannoulis dentro da área. Jeffrey Gouweleeuw bateu o penálti, mas Péter Gulácsi defendeu o seu primeiro castigo máximo na Bundesliga em dois anos e manteve a vantagem de dois golos.
O Leipzig deveria ter chegado ao intervalo com uma vantagem ainda maior, com Antonio Nusa e Openda a desperdiçarem oportunidades antes do apito. O belga, no entanto, não cometeu o mesmo erro um minuto depois do recomeço da partida, mas aproveitou o passe de Xavi Simons e bateu o guarda-redes para o 3-0. Simons entrou em ação antes da hora de jogo, rematando para além de Labrović, depois de Šeško ter redirecionado o cruzamento de Raum para o seu caminho.
Com um embate da Liga dos Campeões contra a Juventus no horizonte, Rose teve a oportunidade de descansar os jogadores graças à liderança dominante da sua equipa. No entanto, o Leipzig deixou os seus principais jogadores em campo para tentar apagar as feridas do Augsburgo. A equipa da casa, no entanto, não perdeu seis jogos consecutivos fora de casa na Bundesliga. O Leipzig, por sua vez, subiu para a vice-liderança, já que a sua invencibilidade no Campeonato Alemão chegou ao quinto jogo.
Wolfsburgo 2-2 Estugarda
Depois de ter chegado ao fundo da baliza em 20 jogos consecutivos, o Estugarda precisou apenas de quatro minutos para chamar o guarda-redes do Wolfsburgo, Kamil Grabara, à ação, quando Ermedin Demirović viu o seu remate ser defendido com perícia.
No entanto, contra a corrente do jogo, o Wolfsburgo quebrou o impasse aos 20 minutos, com uma das duas alterações de Ralph Hasenhüttl para o jogo de hoje a dar frutos. Na sua primeira aparição na Bundesliga esta temporada, Jonas Wind, que estava sem marcação, retribuiu a confiança do técnico com um remate sensacional para o fundo das redes, aos 20 minutos.
No entanto, o Estugarda voltou a empatar o jogo de penálti, depois de Sebastiaan Bornauw derrubar Jamie Leweling sem necessidade. Grabara adivinhou a direção da cobrança de Enzo Millot, mas não conseguiu evitar que o médio em boa forma marcasse na recarga. Os suábios deveriam ter deixado o relvado para o intervalo com a vantagem, mas Maximilian Mittelstädt mostrou a sua falta de familiaridade com o golo - sete em 199 jogos na Bundesliga - e errou a tentativa.
Derrotado em apenas dois dos seus 20 jogos anteriores na Bundesliga - apenas o atual campeão Bayer 04 Leverkusen sofreu menos derrotas -, o Estugarda esteve perto de virar o jogo logo após o reinício. O cabeceamento certeiro de Jeff Chabot passou a escassos centímetros da barra e, pouco depois, o goleador Millot deu lugar a Undav, que descansou parcialmente.
A polémica instalou-se na Volkswagen Arena aos 63 minutos, quando o árbitro Sven Jablonski mostrou o segundo cartão amarelo a Atakan Karazor, capitão do Estugarda, por falta sobre Maximilian Arnold. O Wolfsburgo aproveitou a vantagem numérica e Amoura rematou de forma magistral para o 2-1, aos 68 minutos. O cartão vermelho inicial de Amoura por uma agressão imprudente a Leweling foi anulado após uma longa consulta ao VAR e ao monitor de campo.
Inacreditavelmente, o jogo acabaria por ser dramático no final, com Undav a empatar aos 90+7 minutos para ganhar um ponto e levar algum ímpeto para o seu confronto da Liga dos Campeões com o Sparta Praga, na terça-feira.
Outros resultados da 5.ª jornada: