Bundesliga: RB Leipzig tropeça com Werder Bremen (1-1), Dortmund empata (1-1)
Dortmund 1-1 Mainz
Depois de registar apenas uma vitória no campeonato desde meados de outubro, os homens de Edin Terzić viram-se a cinco pontos de distância dos quatro primeiros, a caminho da última jornada antes do Natal. O jogo em casa contra o Mainz, 17.º classificado, parecia favorável no papel, e foram os anfitriões que saíram a voar com várias oportunidades no primeiro quarto de hora. Jamie Bynoe-Gittens disparou um forte remate contra a barra de dentro da área, enquanto Donyell Malen viu um remate rasteiro ser travado por Daniel Batz na baliza dos visitantes.
A pressão do Dortmund acabou por dar frutos aos 28 minutos, quando Julian Brandt cobrou um livre de forma brilhante, que passou ao lado da baliza de Batz. Os anfitriões estiveram perto de aumentar a vantagem três minutos mais tarde, por intermédio de Marcel Sabitzer, mas o internacional austríaco foi travado pela trave. O Dortmund ainda não havia chegado ao intervalo, mas Sepp van den Berg subiu mais alto na área e cabeceou para o fundo das redes após um lançamento de Philipp Mwene.
Determinados a retomar o controlo da partida, os anfitriões voltaram a atacar e Malen foi novamente travado por Batz. Tendo sofrido apenas duas derrotas em casa desde agosto de 2022 (22 vitórias e sete empates), Die Borussen aumentou a pressão à medida que o tempo passava para a última meia hora, mas a retaguarda do Mainz manteve-se firme, limitando o Dortmund a apenas meia oportunidade no terço final.
Terzić fez várias mudanças positivas na esperança de injetar uma faísca no jogo ofensivo dos anfitriões, no entanto, um vencedor tardio acabou por se revelar evasivo, uma vez que os visitantes lutaram por uma partilha duramente merecida dos estragos. O resultado deixa o Dortmund sem uma vitória em seis jogos em todas as competições (quatro empates e dois empates) e Terzić sob forte pressão, enquanto o Mainz evita a derrota apenas pela segunda vez nos últimos seis confrontos diretos.
Werder Bremen 1-1 RB Leipzig
O RB Leipzig começou o jogo com urgência e esteve a centímetros de inaugurar o marcador logo no primeiro minuto, quando Castello Lukeba rematou contra o poste, depois de Anthony Jung ter tentado afastar a bola. Xavi Simons tentou entrar na área e intercetou Jung antes de rematar para o fundo das redes.
Os Werderaner estavam com dificuldades para lidar com a movimentação dos Red Bulls, mas de repente aumentaram a velocidade quando Lukeba fez uma excelente defesa em cima da linha para impedir o cabeceamento de Rafael Borré, antes de o colombiano tentar outra vez, mas para fora. O jogo mudou completamente de rumo e Jens Stage rematou por cima da barra depois de ter tido muito espaço dentro da área do Leipzig. Os visitantes pensaram ter inaugurado o marcador aos 41 minutos, graças a Yussuf Poulsen, mas o VAR determinou que o dinamarquês estava em posição de fora de jogo, depois de cabecear o ressalto do remate original de Amadou Haidara, que bateu no poste.
Loïs Openda pôs fim a um período de três jogos sem marcar para abrir o marcador dois minutos após o recomeço. O jogador recebeu um passe de Forsberg e mostrou uma persistência brilhante para marcar à terceira tentativa, depois de ter sido travado duas vezes por Michael Zetterer. Foi a 48.ª e última assistência de Forsberg na Bundesliga antes da sua transferência para o New York Red Bulls em janeiro. Os anfitriões estavam à procura de uma resposta, e ela quase chegou por Marvin Ducksch, depois de ter sido autorizado a girar dentro da área, apenas para disparar por cima do travessão na tentativa seguinte. Openda deveria ter dobrado a vantagem do Red Bulls depois de uma defesa desleixada do Bremen, mas Zetterer apareceu para salvar. A defesa acabou por ser crucial, já que Justin Njinmah empatou com um golo individual soberbo, dando um toque antes de enviar um remate em arco para lá do alcance de Janis Blaswich.
O empate foi um reflexo justo da partida, e seria difícil para a equipa de Ole Werner não levar a melhor sobre os comandados de Marco Rose na Bundesliga. O clube venceu apenas um dos seus últimos sete jogos na Bundesliga, mas o otimismo é grande após o resultado. O Leipzig, por sua vez, está a seis pontos do Bayer Leverkusen e tem um jogo a mais que o líder.
Hoffenheim 3-3 Darmstadt
O Die Kraichgauer recebeu o seu adversário, que ocupa o último lugar, à procura de terminar 2023 em alta, e os anfitriões não demoraram muito a estabelecer a liderança, quando Klaus Gjasula cometeu uma falta desastrada sobre Bebou na área. Andrej Kramarić foi para a marca de penálti, e o veterano avançado rematou com confiança para o canto inferior direito, passando pelos braços estendidos de Marcel Schuhen. A vantagem não durou muito, no entanto, quando Bartol Franjić jogou através de Luca Pfeiffer, que disparou para lá de Oliver Baumann, com seu esforço apenas ficando dentro do poste direito.
O empate deu ao Darmstadt algum ímpeto de curta duração, mas eles logo se viram atrás novamente, com Grischa Prömel deslizando uma bola perfeitamente ponderada para Bebou, que havia vencido a armadilha do impedimento. Com apenas o guarda-redes à sua frente, o internacional togolês contornou Schuhen e bateu calmamente a bola para a baliza vazia. O Darmstadt tentou voltar a equilibrar a partida antes do intervalo, mas apenas um dos oito remates que fez na primeira parte foi certeiro.
O Darmstadt continuou a pressionar em busca do segundo golo no início da segunda parte, e os esforços foram logo recompensados. Pfeiffer recebeu uma bola em profundidade fora da área, girou e passou por um defesa antes de passar para Skarke dentro da área. Starke foi rápido no remate, que sofreu um ligeiro desvio, o que ajudou a manter a trajetória para lá de Baumann para fazer o 2-2.
Tal como no primeiro tempo, o golo deu vida aos anfitriões, que voltaram a assumir a liderança. Florian Grillitsch passou para Bebou no lado direito da área, e o atacante usou um rápido jogo de pés para abrir espaço para cortar e rematar para o fundo do poste direito de Schuhen. Mas quando parecia que os anfitriões tinham os três pontos no bolso, Pfeiffer recebeu a bola fora da área e tocou novamente para Skarke, que disparou para o fundo da baliza de Baumann para empatar a partida a poucos minutos do fim.
Com o ponto conquistado, o Hoffenheim subiu para o sexto lugar por pelo menos 24 horas, mas Pellegrino Matarazzo ficará frustrado ao ver sua equipe abrir mão da liderança em três ocasiões diferentes em casa. Com o empate, o Darmstadt não sai da lanterna, mas fica empatado em 10 pontos com outros três clubes que estão na parte de baixo da Bundesliga, já que interrompeu uma série de três derrotas consecutivas antes da pausa de inverno.