Bundesliga: Xavi Simons guia RB Leipzig (3-1), Grimaldo marca na goleada do Leverkusen (4-0)
RB Leipzig 3-1 Friburgo
O craque neerlandês Xavi Simons abriu o ativo a favor do Leipzig com apenas seis minutos no relógio com um soberbo remate no canto inferior, para o seu quarto golo na temporada. O conjunto de Laipzig teve um domínio semelhante ao do jogo, com Benjamin Šeško cabeceando largo de um escanteio de Simons, enquanto Noah Atubolu fez uma bela defesa para afastar o ataque feroz de Openda.
O Friburgo estava a lutar para causar qualquer tipo de impacto até que Kiliann Sildillia disparou uma bola solta na recarga de um remate inicial de Maximilian Eggestein, mas os anfitriões foram poupados pela bandeira dovárbitro assistente. Serviu de sinal de alerta para a equipa de Marco Rose, e os visitantes empataram segundos antes graças ao sublime esforço individual de Merlin Röhl. Ele marcou o seu primeiro golo na Bundesliga em circunstâncias impressionantes com uma corrida labiríntica e finalização clínica, deixando o Leipzig arruinar suas oportunidades perdidas anteriormente.
Lucas Höler pensou que tinha virado a partida de cabeça a seis minutos da etapa complementar, depois de escorregar após cruzamento de Noah Weißhaupt, mas este estava em posição de fora-de-jogo quando começou a correr pelo flanco esquerdo. Um canto bem trabalhado de Vincenzo Grifo resultou no teste italiano de Janis Blaswich junto ao poste e, de repente, os adeptos da casa estavam a ficar bastante tímidos.
Openda parecia ser o homem mais provável para colocar os anfitriões novamente na frente, mas não conseguiu fazer uma conexão decente com o cruzamento de Baumgartner depois que o austríaco fez uma curva brilhante e correu pelo lado direito.
Ele logo teria o seu momento no centro das atenções, já que os homens de Rose foram premiados com um penálti depois que o árbitro Patrick Ittrich foi chamado ao monitor do campo e considerou que Grifo havia derrubado Baumgartner na área. O belga foi a frieza personificada ao despachar o pontapé de saída para restabelecer a vantagem do Leipzig, aos 79 minutos. Baumgartner entrou em ação apenas dois minutos depois, após ser travado por Simons, e ver seu remate desviar de Manuel Gulde antes de bater Atubolu perto do poste.
Depois de sobreviver ao susto do empate de Röhl, o conjunto de Rose pode refletir em uma bela noite de trabalho que os coloca entre os quatro primeiros. Entretanto, esta derrota para o Breisgau-Brasilianer deixa os comandados de Christian Streich em oitavo e a cinco pontos do Hoffenheim no lugar de qualificação para a Liga Conferência.
Bayer Leverkusen 4-0 Union Berlim
O Die Werkself tinha tido "sorte" em vencer o Qarabağ a meio da semana, segundo Alonso, mas a sua qualidade extraordinária significava que essa sorte não era necessária aqui. Victor Boniface desperdiçou duas boas oportunidades no primeiro quarto de hora, mas os anfitriões passaram para a frente a meio da primeira parte, por intermédio de Alejandro Grimaldo. Convocado para a seleção espanhola esta semana, o lateral marcou o seu oitavo golo nos últimos 13 jogos do clube com um remate espetacular, que ultrapassou Frederik Rønnow à distância e deixou o guarda-redes do Union sem qualquer hipótese.
A tática de Urs Fischer para conter o Leverkuse não estava a dar frutos, e o Union teve a sorte de não estar ainda mais atrás no marcador ao intervalo. Jeremie Frimpong e Boniface não tiveram chance com Rønnow, mas o melhor lance do guarda-redes visitante foi com Florian Wirtz, que esticou o pé esquerdo para negar o golo do internacional alemão, que tinha driblado a defesa do Die Eisernen.
No início do segundo tempo, os visitantes pareciam mais difíceis de travar, mas isso tornaria o segundo golo do Leverkusen ainda mais frustrante para Fischer. O canto cobrado por Jonas Hofmann foi muito bem batido e Odilon Kossounou, que marcou pela primeira vez na Bundesliga, apareceu no segundo poste para cabecear para o fundo das redes.
Os homens de Alonso estavam agora no controlo da situação, mas o terceiro acabaria por chegar, com os anfitriões a aproveitarem algumas falhas da defesa do Union. Uma falha total na resposta a um lançamento para a área permitiu que Jonathan Tah se desmarcasse na linha de fundo e finalizasse de forma sublime. O substituto Nathan Tella completou um contra-ataque devastador com uma finalização tremenda na trave.
O clube venceu todos os oito jogos disputados em casa nesta temporada e continua invicto em sete confrontos diretos. O Union, por sua vez, é o lanterna vermelha da Bundesliga, com nove derrotas consecutivas, e não vê a hora de encerrar a péssima fase.
Werder Bremen 2-2 Eintracht Frankfurt
Invicto nos cinco confrontos da Bundesliga nesta temporada, o Eintracht Frankfurt começou de forma positiva, com apenas uma interceção defensiva de última hora a impedir o oitavo golo de Omar Marmoush em todas as competições. Por outro lado, o Bremen teve dificuldades em chamar o guarda-redes visitante Kevin Trapp à ação durante os primeiros 30 minutos de jogo. Com o jogo empatado nos acréscimos do primeiro tempo, o Bremen teve uma ótima oportunidade de abrir o marcador depois que Ansgar Knauff derrubou Jens Stage após um contra-ataque fulminante. Marvin Ducksch, que já estava confiante após a sua primeira convocação para a seleção alemã, foi para a marca do penálti e chutou de forma magistral, fora do alcance de Trapp.
Com nove dos dez pontos conquistados no Weserstadion nesta temporada, o Bremen precisou de apenas cinco minutos do segundo tempo para dobrar a vantagem, quando Rafael Borré, emprestado pelo Frankfurt, cabeceou para o golo de Leonardo Bittencourt. Precisando agora de uma resposta imediata para ter alguma hipótese de salvar um ponto, os visitantes deveriam ter empatado cinco minutos depois. No entanto, com a oportunidade de se redimir após o penálti sofrido no primeiro tempo, Knauff, sem marcação, conseguiu rematar para fora.
Aos 65 minutos, Omar Marmoush lançou Ellyes Skhiri, que chutou forte e rasteiro, mas Zetterer não conseguiu desviar da trave direita. Dez minutos mais tarde, Hrvoje Smolčić cabeceou para uma baliza aberta, criando um intrigante quarto de hora final.
Uma segunda parte sem fôlego no Weserstadion deixa o Bremen a amaldiçoar a sua sorte, uma vez que os dois pontos perdidos negam ao Die Werderaner um lugar na metade superior da classificação da Bundesliga. O Eintracht, por sua vez, continua a apenas um ponto do Hoffenheim, que ocupa a última posição nas eliminatórias europeias.